A tragédia na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, chama a atenção para um fenômeno que vem ocorrendo há muitos anos nas escolas brasileiras: violências de vários tipos. As notícias são reveladoras. Uma professora, no mesmo dia do massacre, ameaçou os alunos com a seguinte frase no quadro-negro: "Fiquem quietos, caso contrário, usarei minha AR-15, de 3,5m de cano, que está em minha bolsa. A arma é automática…" Na Bahia, policiais encontraram armas em mochilas de estudantes. Em Santa Catarina, direção e professores de unidade da rede estadual relatam que um adolescente de 12 anos vem causando transtornos por meio de ameaças e agressões. Ou seja, temos nas nossas escolas violências físicas, verbais, racismo, discriminações, entrada de armas, furtos, violências sexuais, que já fazem parte do cotidiano.
Mas é evidente que Realengo foi a que nos deixou dores mais profundas e também algumas lições. Uma delas revela-se ao nos determos no passado do responsável pelo ataque criminoso que tirou a vida de 12 crianças. As investigações indicam que ele foi vítima de bullying na infância, quando era estudante da mesma Tasso da Silveira, na qual, anos mais tarde, entraria para matar e morrer. Esse tipo de violência acontece frequentemente e pode provocar traumas irreversíveis em suas vítimas. É o que se denomina de microviolência e, na maioria das vezes, passa despercebida pela instituição e nem sequer é considerada como problema.
Há décadas, pesquisadores de várias partes do mundo e do Brasil vêm alertando para a importância de se prestar mais atenção ao fenômeno das violências nas escolas, especialmente a violência intramuros, ou seja, entre estudantes e entre estes e seus professores e outros membros da comunidade escolar. Está provado que o chamado clima escolar prejudica o processo de ensino e aprendizagem e torna as escolas mais vulneráveis.
A solução do problema passa pela ação conjunta de familiares, educadores, governo e sociedade civil, inclusive meios de comunicação. Todos têm sua parcela de contribuição para a formação de meninos e meninas, adolescentes e jovens dentro e fora do ambiente escolar. Os projetos de Convivência Escolar podem vir a mudar situações de violência e as estratégias de intervenção, ao incluir diagnósticos para conhecer a realidade das escolas e tratar de modificá-la. Esses projetos precisam sair do papel, de preferência dentro de um espectro mais amplo, que contemple também o entorno da escola, famílias, vizinhos, polícia. A violência é um fenômeno globalizado, mas costuma ser mais comum em sociedades desiguais, excludentes, menos comprometidas com princípios éticos. Assim, enfrentar a violência envolve enfrentar também desigualdades, discriminações, arbitrariedades, injustiças.
A repressão geralmente aparece como solução mágica, instantânea, em momentos de elevada tensão. No entanto, ela não resolve os problemas internos da instituição escolar. Medidas preventivas, com compreensão e abordagem mais profundas, poderão ter maior efeito no longo prazo. Incluir a questão da violência nas escolas nos cursos de formação de professores, implementar nas escolas programas de mediação que, entre outras ações, promovam o diálogo entre os principais atores do processo educativo e trazer os pais para um diálogo mais sistemático com as instituições de ensino são estratégias que poderiam favorecer uma nova cultura escolar, transformando o cotidiano de risco em cotidiano protetor. Em um ambiente acolhedor, será mais difícil o desenvolvimento de psicopatias e sociopatias. A repressão só faria sentido se tudo o mais falhasse, inclusive a educação como valor.
MIRIAM ABRAMOVAY é SOCIOLOGA
Só o trabalho salva ! Quando o Brasil valorizar o trabalho tal como este merece, a educaçao escolar será consequencia!Este discurso da escola como determinante primeiro é falacioso! O primeiro determinante é o trabalho!
ResponderExcluirSe não tem educação não tem mão-de-obra qualificada, produção científica, inovação tecnológica, não tem progresso nem desenvolvimento. Como é que o Brasil avança sem esses pré-requisitos?
ResponderExcluirEducação é a base de tudo!
o TRABALHO GESTOU O SER SOCIAL AO QUE SE SEGUIU A EDUCAÇAO GERAL PARA FORMAÇAO DO SER PARA VIVER EM COMUM NAS GENS E CLAS.a EDUCAÇAO ESCOLAR SO TOMOU ESTE VULTO EM FUNÇAO DA REVOLUÇAO TECNOLOGICA EXIGE CONHECIMENTOS CADA VEZ MAIS ESPECIALIZADOS PARA O SISTEMA ,MERCADO E NAO PARA O BEM COMUM.SAO CONDICIONANTES CONDICIONADOS,MAS, SEM O TRABALHO NAO HEVERIA EDUCAÇAO PQ A SOBREVIVENCIA NAO TERIA SIDO POSSIVEL.RETIRE O TRABALHO DO SOCIAL E O QUE FICA : RETIRE E EDUCAÇAO E VERÁ QUE AINDA FICA ALGO (TRABALHO NAO É EMPREGO )...
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