terça-feira, 31 de maio de 2011

Consea-MG realiza conferências regionais entre 350 municípios

Agência Minas

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG) está realizando conferências regionais envolvendo os conselhos municipais de Segurança Alimentar de cerca de 350 municípios mineiros. Os encontros tiveram início no final de abril, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, e são parte de um processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Os eventos, que se estendem até o dia 2 de julho, têm por objetivo reunir as demandas relativas à segurança alimentar e nutricional que irão ser apresentadas nas conferências Estadual e Nacional, com o intuito de fortalecer as políticas públicas na área em Minas e no Brasil. Os encontros regionais já foram realizados em Poços de Caldas, Januária, Cachoeira do Campo, Formiga e Montes Claros. Nesta sexta-feira (27), teve início a reunião em Manhuaçu.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, dom Mauro Morelli, ressalta a importância de que todos contribuam com a sua participação nas conferências regionais. "Reunimos para pensar um Brasil livre da miséria e da fome. Vinte e cinco conferências regionais trazendo dos municípios a vontade de ver esse direito conhecido e reconhecido. O direito a viver com dignidade e esperança, sem faltar às pessoas aquilo que é vida para nós, o alimento”, enfatiza.

Ainda serão realizados encontros em Almenara, Viçosa, Pompéu, Muriaé, Tiradentes, Teófilo Otoni, Uberlândia, Belo Horizonte, João Monlevade, Lavras, Paracatu, Passos, Alfenas, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba, Capelinha, Caratinga e Patos de Minas. Nessa etapa regional, são definidos 15 representantes de cada grupo, que participarão da Conferência Estadual. Inicialmente, os próprios municípios se organizaram e realizaram conferências municipais, pré-requisito para integrarem os grupos regionais.


Já para a Conferência Nacional, o Consea-MG possui 81 vagas para representantes, definidos a partir do encontro estadual.


Conferência Estadual 

A 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto e abordará o tema “Alimentação saudável, adequada e solidária: direito humano básico”. Os objetivos são avaliar os avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, através da promoção da política de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito estadual.

Deverão ser discutidas as diretrizes, programas, ações do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, no âmbito do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) 2012/2015, e, ainda, as prioridades para o fortalecimento das políticas de apoio à agricultura familiar. Além disso, a Conferência Estadual vai propiciar o intercâmbio e o compartilhamento de experiências entre as Comissões Regionais e eleger os delegados para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada entre os dias 7 e 10 de novembro de 2011, em Salvador (BA).

Dom Mauro Morelli destaca o papel de Minas Gerais, fundamental para o avanço nas políticas públicas voltadas ao direito básico da alimentação no Brasil. “Minas foi o primeiro estado das Américas, para não dizer do mundo, que tomou uma posição fundamental, definindo que comer e beber para viver é um direito humano básico”, finaliza.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com