terça-feira, 23 de abril de 2013

A importância dos grêmios estudantis

Por Alexandre Macedo*
(Texto publicado originalmente na Revista Avisa, 5ª ed., Capelinha-MG)

Um famoso pensador italiano chamado Antonio Gramsci (1891-1937) disse certa vez que “Viver é tomar partido”. Com isso, o intelectual não quis dizer que é preciso se filiar a um partido político tradicional somente, mas que o ato de viver implica em acreditar em algo e lutar pela concretização daquilo que se sonha. Aristóteles (384 a.C. a 322 a.C.) definia o ser humano como um “animal político”, ou seja, toda nossa vida é permeada por relações sociais que visam a construção e a organização do meio onde vivemos. E para que possamos viver politicamente é necessário que participemos da vida social dos espaços onde ocupamos. E para participar há vários meios e neste texto vamos nos deter a uma importante possibilidade que são os Grêmios Estudantis.


O Grêmio Estudantil é a associação representativa dos estudantes. Sua existência é garantida por lei, mas sua fundação não deve se pautar em apenas uma obrigação legal. O grêmio deve ser encarado a partir de uma perspectiva pedagógica onde tal experiência irá compor o currículo escolar dos estudantes, sendo uma atividade onde os envolvidos desenvolverão um exercício de cidadania, formação de cultura cívica e vivência política.

O Grêmio Estudantil é um dos espaços mais privilegiados para o jovem aprender a desenvolver a participação. É uma oportunidade para conhecer a importância do debate, discutir ideias e descobrir o que significa na prática a democracia. Além disso, é no grêmio estudantil que se dá a oportunidade para que o(a)s aluno(a)s aprendam sobre como interferir na construção do mundo que os rodeia, seja a escola, o trabalho, o bairro, a cidade e demais espaços em que vivem.

As ideias, os sonhos e os projetos, para que se concretizem, precisam de pessoas debatendo sobre um determinado assunto. E após isso, as melhores propostas devem ser votadas e eleitas, fazendo valer a decisão da maioria e também reforçando a concretização dos valores democráticos. O Grêmio Estudantil é também uma escola de talentos, pois propicia uma das primeiras experiências políticas na vida de crianças e adolescentes que, após alguns anos, poderão se tornar nosso(a)s vereadores(as), prefeitos(as), deputados(as),  ou outros cargos que visam o trabalho em busca do bem da população. Além de prepará-los para a vida política comunitária a vivência nos grêmios proporcionará aos estudantes a sensação de serem pertencentes do sistema escolar dando mais sentido e significado para seu estar na escola.




A Política está presente em tudo que nos rodeia, seja em casa, no bairro, no trabalho, no clube, na igreja, enfim, em todas as áreas de nossa vida. Onde existem normas, regulamentos e decisões a serem tomadas está presente a Política. Portanto, não há como fugir dela. Ou participamos da construção da sociedade em que vivemos ou optamos por ficarmos reclamando e assistindo tudo acontecer sem fazermos nada para mudar a situação. O que é melhor? Com certeza é participando e ajudando construir o meio que nos cerca. Além de tudo, participar politicamente dos assuntos que envolvem nossas vidas nos torna mais alegres, esperançosos, melhora nossa autoestima e nos traz a sensação de nos sentirmos úteis à sociedade onde vivemos. Tais coisas são essenciais à nossa felicidade.

Como formar um grêmio estudantil

O grupo interessado em formar o grêmio estudantil avisa a direção da escola, divulga propostas e convida os alunos a formar a comissão pró-grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada em assembléia geral.

A comissão pró-grêmio convoca a todos os alunos da escola para participar da assembléia geral. Nesta reunião, os alunos decidem o nome do grêmio, o período de campanha das chapas, a data das eleições e aprovam o estatuto do grêmio, além de montar a comissão eleitoral.

Os alunos se reúnem e formam chapas para concorrer a eleição. A comissão eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

A comissão eleitoral organiza a eleição. No final da apuração, a comissão pré-grêmio deve fazer uma ata da eleição para divulgar os resultados.

A comissão pró-grêmio envia uma cópia da ata da eleição e do estatuto para a direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do grêmio. A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.

Alexandre Macedo é Assistente Social, colaborador do Movimento Muda Capelinha, reside atualmente em Curitiba-PR e acredita veemente nos grêmios estudantis como mola propulsora para o despertar de uma vida política e de protagonismo pelo bem de nosso bairro, cidade, Estado e País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com