terça-feira, 26 de abril de 2011

Reforma poderá modificar panorama político brasileiro

Por Douglas Lima twitter.com/douglasjlima

A discussão sobre a necessidade de reformulação do sistema político é antiga no Brasil e sempre foi barrada devido à pressão de setores políticos brasileiros interessados em manter o atual panorama. Agora no início de 2011, no mês de Fevereiro mais precisamente, foram criadas no Senado e na Câmara Comissões Especiais de Reforma Política. As duas Casas estão discutindo separadamente o assunto e, segundo o ex-presidente da Câmara e atual vice presidente da república Michel Temer, espera-se a junção das propostas - como foi noticiado pelo Portal IG.
No entanto, vários integrantes das Comissões são políticos com trajetórias políticas obscuras e alvos de dezenas de processos na justiça. O caso mais notório dentre os participantes é o do deputado Paulo Maluf, acusado de desvio de verbas públicas no Estado de São Paulo e de possuir contas em paraísos fiscais.
Por conta dessas situações setores da sociedade civil brasileira se organizaram e têm realizado debates sobre o assunto em todo território nacional. As propostas podem ser encontradas no site da Plataforma Pela Reforma do Sistema Político, articulação que envolve dezenas de entidades populares brasileiras e que conta com apoio de alguns parlamentares.
Já foram aprovadas algumas medidas pela Comissão do Senado, como:
*Referendo sobre o sistema eleitoral brasileiro;
*Fim das coligações partidárias;
*Financiamento público de campanha;
*Lista fechada para disputa do Legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores);
*Mudanças em relação ao caráter e função dos suplentes de senadores;
*Fim da reeleição e mandato de cinco anos;
*Possibilidade de lançamento de candidatura avulsa, sem necessidade de vínculo partidário, para prefeito e vereador;
*Mudança nas datas de posse de presidente da república, governadores e prefeitos.

As propostas precisam ainda passar pelo crivo da Câmara e o caminho ainda é longo, já que as duas Casas precisam dialogar e estabelecer pontos em comum. Mas o mais importante é a população brasileira acompanhar os debates e procurar formas de fazer suas vozes serem ouvidas.

Com informações do Portal IG e Terra

Um comentário:

  1. Qual das corajosas de Capelinha vai se habilitar aos cargos? Ai, so mesmo uma mulher para tirar a coisa do estado de inanicao...

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com