sábado, 9 de abril de 2011

Parlamento Jovem vai discutir o problema das drogas, dia 12 em Capelinha

Por Aldair Gomes, Aranãs FM

O Parlamento Jovem de Minas 2011, é a segunda edição estadualizada do Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembléia Legislativa e pela PUC Minas nos últimos sete anos. É um projeto voltado para jovens estudantes, tendo como meta a formação política e o exercício de participação no Parlamento. Para tanto, são envolvidas Câmaras Municipais que, por sua vez, mobilizam parceiros e escolas dos ensinos médio e superior, gerando uma rede de educação legislativa no Estado.

Tem como objetivo, estimular a formação de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do Legislativo, além de prepará-los para a participação política, como cidadãos. Levar os jovens a interessar-se pela agenda sócio-política de seu município, com a escolha de temas para serem trabalhados em cada edição do projeto. Propiciar espaço para vivência em pesquisas, debates, negociações, escolhas e respeito às diferentes opiniões. Estimular o envolvimento das Câmaras Municipais em atividades de Educação para a Cidadania.


O Parlamento Jovem 2010 em Capelinha foi realizado com o tema: Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. Foram 10 alunos representantes de Capelinha na Etapa Estadual onde apresentaram 10 propostas sendo que 3 foram aprovadas.


O Parlamento Jovem 2011 em Capelinha será realizado com o tema:


Drogas, como Prevenir?


E com os sub-temas:


O Jovem e o Papel da Família
O Jovem e o Papel da Escola
O Jovem e o Papel da Sociedade


Com a participação de 4 Escolas no Município, sendo elas :


Escola Estadual Professor Antonio Lago

Escola Estadual Bento Rocha de Jesus 
Escola Estadual Geralda Otoni Barbosa
Instituto Educacional Manuel Luiz Pego



O Projeto conta com vários Parceiros:


Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Militar, Policia Civil, Delegacia da Comarca, Delegacia da Mulher, Menor e Idoso, Igreja Evangélica, Igreja Católica, Faculdade UNITER, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), Banco do Nordeste,COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e Prefeitura Municipal.


O projeto contará com a participação de 40 alunos das escolas, onde esses alunos apresentaram proposta que após aprovação na etapa Municipal serão enviadas para a Etapa Estadual onde Capelinha será representada por 6 alunos e 2 monitores para conseguir a aprovação das mesmas. O que poderá se torna Lei ou Emenda de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Aranas FM

2 comentários:

  1. Eu sugiro incluir na pauta de discussoes temas relativos à participaçao politica e combate a corrupção.Para que as drogas cheguem ate os jovens precisa que muitos sejam corrompidos ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
  2. Concordo e acho que discussões sobre temas relacionados com política e corrupção tem que acontecer em um projeto como esse.
    Aos participantes será uma oportunidade incrível de perceberem a democracia na prática. Aproveitem rapaziada, nem todo mundo tem a oportunidade que vcs terão!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com