terça-feira, 19 de abril de 2011

É assim que tudo deveria ser...

Por Alexandre Macedo  twitter.com/AlexandreFmsso

Na tarde de hoje, ouvindo um programa de rádio chamado "Recordar é viver!", me chamou muito a atenção a ligação de um certo ouvinte. O objetivo das ligações era dizer algo do tipo: "Sou do tempo que..." ou "Tenho saudades da época em que..."

No programa, várias pessoas ligavam recordando da época em que se usava "Kichute" para ir ao baile; que jogavam futebol com bola de "capotão"; que se comprava pão enrolado nos jornais; que se colocava os cadernos em pacotes de arroz 5 kg; que se ia para a escola com calça azul-marinho, camiseta branca e tênis “Conga”, enfim, todos os ouvintes registravam uma porção de coisas que viveram no passado.

Entre tantos que ligaram e falaram no ar, o que mais me chamou a atenção foi quando um senhor disse: "Sou do tempo em que VEREADOR trabalhava por amor à cidade e não por dinheiro e eram, antes de tudo, verdadeiros cidadãos que trabalhavam por amor à cidade onde viviam.

Fiquei pensando cá com meus botões: “As eleições já estão chegando, e o que será que leva REALMENTE um cidadão a se candidatar a um cargo de vereador? Será o dinheiro? Será o status? Será realmente o desejo de fazer a diferença na cidade em que vive? Será simplesmente para “aparecer”? Será que é para “avacalhar” a política mais do que já é? O que leva uma pessoa a pretender um cargo político?

Será que antes de se decidirem para tal, se sentem preparados para exercer a função? Será que sabem o que significa ser um vereador?

O que parece, é que, a cada ano que passa, muitos pensam que ser vereador é somente ser eleito e ir nas reuniões de Câmara a cada duas vezes ao mês. Mal sabem que para exercer com competência tal função é preciso muito mais que “boa vontade”, não basta ser “bom pai de família”, não basta ser um “empresário de sucesso” e nem aquele “amigo de todos”. É preciso muito mais! 

Para exercer com competência um cargo público é preciso ter vontade política, é preciso pesquisar, é preciso articular projetos com vários profissionais de amplos setores e cidades diferentes, é preciso buscar capacitação sempre.
Bons profissionais de vida pública precisam sempre acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas afim de, através de bons projetos, conseguirem angariar recursos para nossas cidades. Chega de pensar que para ser político basta ser uma pessoa de “bem”, não! É preciso mais!

Se um médico, que lida com vidas, busca sempre aperfeiçoar seus conhecimentos acompanhando os avanços da Medicina, um político deve sempre acompanhar os avanços da política. Afinal, o político também lida com a qualidade de vida das pessoas, pois é através de seu trabalho e ações que a população terá acesso à saúde, ao lazer, à habitação, ao saneamento básico, etc.

Portanto, esperamos que dessa vez, os futuros candidatos tenham todas essas questões em mente antes de lançarem seus nomes à concorrência dos cargos de vereador e prefeito. Que sejam pessoas sábias, capazes de aceitarem críticas com maturidade e entenderem tal coisa como uma oportunidade para vislumbrar as necessidades do povo. Que sejam pessoas que tenham, antes de tudo, amor por Capelinha, amor por essa gente, desejo de construir uma cidade cada vez mais bela. Que não se apresentem pessoas simplesmente por pretensões financeiras, chega disso!

Pessoalmente, concordo com o ouvinte que citei no início do texto, vereador não deveria ser remunerado! Deveria exercer tal trabalho simplesmente por amor à cidade e cumprir o dever de cidadania. Mas já que recebe por isso (e não é pouco! Mais de R$ 2.000,00) que façam um trabalho digno do salário, que aliás, sai do bolso de cada cidadão.

Quem em 2012, as coisas possam ser diferentes! Que vença não aquele que mais tem dinheiro para investir, mas sim aquele que tem mais idéias, que é mais idôneo, que é mais competente, que é mais preparado! Que possamos extirpar da vida pública de nossa cidade todos aqueles que, na oportunidade que tiveram, não nos honraram e nos enganaram com demagogias. Analisemos o passado político de cada um, que votemos dessa vez de uma maneira diferente, e que desde já, possamos acompanhar todo o processo eleitoral combatendo a compra de votos e não mais dar o nosso apoio àqueles que, com suas práticas coronelistas, patrimonialistas, clientelísticas, assistencialistas e outros “istas”, sempre impedem o progresso de nossa cidade. 

Que novos cidadãos indignados com os rumos de nossa política se candidatem e transformem, com novas idéias e projetos, nossa cidade num berço de verdadeira democracia e bem-estar aos munícipes, e que nós, enquanto eleitores nunca nos esqueçamos do nosso DEVER de participação na política, cobrando, acompanhando, denunciando e levando ao conhecimento dos administradores todas as necessidades do nosso município. É assim que tudo deveria ser...

Um comentário:

  1. Dois mil e doze ja esta chegando .. Tomemos ja medidas para que venham a publico as razoes pelas quais individuos ou cidadaos ou cidadas se candidatam, que projetos têm , estado atual e pregressa de sua ficha fiscal ,profissional e situaçao na justiça (civel e criminal ).Ficha Limpa,Projetos e comprometimento com a causa publica é o minimo que temos a exigir !

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com