quinta-feira, 14 de abril de 2011

Câmara Legislativa amplia benefícios de indústrias automotivas

MARIA CLARA CABRAL

DE BRASÍLIA

A Câmara Legislativa estendeu os benefícios fiscais à indústrias automotivas instaladas ou que venham a se instalar em municípios abrangidos pela Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). 

O incentivo era previsto na medida provisória 512 inicialmente apenas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O texto segue para o Senado. 
A ampliação dos incentivos foi sugerida pela bancada mineira, principalmente por causa do Vale do Jequitinhonha. 

"A medida foi feita para dar incentivos para regiões que contam com o mesmo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do que as cidades do Jequitinhonha e do Norte de Minas", disse o deputado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG). 

O governo tentou retirar essa parte do texto, por alegar que a ideia inicial da proposta era beneficiar regiões mais pobres do país. Foi derrotado porque as bancadas estaduais se uniram.
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que não há compromisso de sanção sobre esse ponto.

MP DA FIAT
 
A MP, assinada em novembro de 2010 pelo então presidente Lula, foi apelidada de "MP da Fiat". A companhia já tinha o projeto de um novo parque industrial em Suape (PE) e conseguiu apresentá-lo no curto período de tempo especificado pela medida a tempo de gozar dos benefícios. 

O texto original previa que só seriam beneficiados os projetos de empreendimentos que tivessem sido apresentados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior até 29 de dezembro de 2010. 

Por reivindicação de deputados, o relator ampliou o prazo de benefício para a realização de novo empreendimento industrial que "não implique a transferência de unidade já instalada" apresentados até o dia 20 de maio de 2011. A ideia é dar tempo hábil para que outras fábricas apresentassem propostas. 

A obtenção de crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados vai até 31 de dezembro de 2020, como ressarcimento ao montante pago a título de PIS e Cofins em vendas no mercado interno.

AGROTÓXICO
 
Os deputados também tentaram incluir na MP incentivos para insumos e matérias-primas destinados à produção de um determinado agrotóxico. 

A emenda foi criticada pelos ambientalistas, e por isso caiu. Segundo eles, o insumo beneficiado serve para a produção do glifosato, um herbicida apontado como um potencial contaminante ambiental. 

"Isso é um escândalo, uma falta de seriedade. Esse agrotóxico pode provocar envenenamento e outras inúmeras de doenças", disse o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ). 

O relator da proposta é Moreira Mendes (PPS-RO), ligado ao setor do agronegócio. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que apoiou a medida, garantiu que a intenção da emenda era dar mais competitividade para a produção do produto no país, já que há forte concorrência chinesa. 

Fonte: Folha Uol

5 comentários:

  1. È no que dá eleger candidato que so ouviu falar do Jequitinhonha em epoca de eleiçoes .Os Agroxoticos JÀ SAO um grande problema para Capelinha e regiao dominada pela hoje ARCELOR MITTAL.Marquem o nome deste embuste que autoproclama para que ele nao seja mais eleito.Ele esta fazendo lobby para as industrias assassinas do veneno total.O uso do agrotoxico nao deixa nada de fora : intoxica ( conforme a propria palavra diz) o ar,a agua , os trabalhadores da industria quimica ,os trabalhadores da empresa rural e os consumidores.Nem os ricos ficam totalmente de fora ,ambora eles possam consumir alimentos saudaveis ,aqueles cultivados sem venenos .

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelas postagens e mais ainda pela enquete

    ResponderExcluir
  3. Eu aposto que nao vai sobrar nada para Capelinha,como sempre acontece.Eles dormem no ponto,nao sabem sequer fazer um projeto simples e ai os beneficios vao para outras cidades proximas .Isto ja aconteceu com a fazenda modelo de cafe da EPAMIG que foi para Teofilo Otoni.E a UTI ,que foi para Turmalina .Se o pessoal nao ficar esperto sera sempre assim...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o endereço de algum membro do mmc . Quero encaminhar algumas fotos e documentos para vcs analisarem e quem sabe publicarem.Gostaria de saber como faço para entrar em contato com algum membro.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Anônimo 17 de abril de 2011 20:47:
    O endereço para contatar os colaboradores do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com