terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MMC na primeira reunião da Câmara de Capelinha em 2011

Por Eduardo Lima twitter.com/eduardolimaj e Vanessa Lima twitter.com/vanessajlima, com a colaboração de Douglas Lima twitter.com/douglasjlima


No dia 14 de fevereiro foi realizada a primeira reunião da Câmara Municipal de Capelinha, no exercício administrativo de 2011. O MMC realizou uma campanha em todas as redes sociais utilizadas pelo Movimento para incentivar a ativa participação dos capelinhenses nesse ato de cidadania. Foi divulgada uma convocação via Twitter, Orkut, e-mail e no blog Movimento Muda Capelinha ressaltando a importância da presença dos cidadãos nas reuniões. A falta de comunicação entre a Câmara e a comunidade provavelmente irá diminuir, pois como foi noticiado há alguns dias a Câmara lançará o seu próprio site, meio capaz de disseminar informações de forma mais rápida e eficaz. Ontem foi apresentada a primeira edição do Jornal da Câmara, que trás com detalhes as atividades e acontecimentos da Casa. São iniciativas louváveis, pois tratam-se de ferramentas que aproximarão o legislativo municipal dos cidadãos capelinhenses.
Plenário da Câmara Municipal de Capelinha


Um bom número de pessoas compareceu ao plenário. Não estava lotado, mas dado ao histórico de pouca gente que costuma marcar presença para assistir aos vereadores o comparecimento foi muito bom. Dentre as questões tratadas destacaram-se: a novela Pedro Vieira X Hedy Lamar, o anúncio da aplicação de verbas de subvenção para instituições de assistência social do município (espera-se que haja o devido acompanhamento pelas partes interessadas) e a denúncia de vendas de serviços médicos no Hospital São Vicente de Paulo, que é uma instituição pública e está proibida constitucionalmente de vender serviços como se fosse uma instituição privada. Esperamos que esta questão seja investigada, amplamente divulgada e esclarecida em todos os detalhes o mais rápido possível.


Os vereadores realizaram algumas propostas, como a criação de um distrito industrial no Bairro Jardim Aeroporto e apresentaram uma solicitação junto à Secretaria de Educação no sentido de somar esforços para Capelinha sediar um CESEC – Centro de Educação Continuada (supletivo). Lembrou-se ainda da necessidade que Capelinha tem de uma uma escola Técnica ou SENAI, o que atualmente já é realidade em várias cidades da região. Foram prometidas obras de manutenção na Rua Levi Pimenta, atitude ocasionada pelos constantes comentários de cidadãos reclamando do descaso com o logradouro no blog do MMC.

Para os colaboradores do MMC ficou a nítida sensação de que assuntos importantes como saúde, educação, trânsito e assistência social foram tratados de maneira superficial e inconsistente. Percebeu-se um desconhecimento e confusão muito grandes das funções do poder legislativo municipal e federal por parte de um vereador, como foi visto quando se discutiu um projeto de regulação de trânsito em Capelinha. A posposta havia sido vetada anteriormente, já que esse tema é de exclusividade do Governo Federal, mas perdeu-se um tempo precioso discutindo uma ideia que apresentava conflitos de competência desde o início. Os vereadores precisam ficar atentos à constitucionalidade das propostas e quando perceberem dificuldade no trato de algumas questões devem utilizar os serviços de sua assessoria jurídica, evitando situações desnecessárias e constrangedoras. Função da Câmara é mostrar os problemas reais vividos pela população, chamar a comunidade a participar da elaboração de projetos e fiscalizar as contas do Poder Executivo e do próprio Legislativo, não é executar como bradou um vereador! Além disso os vereadores devem lutar pela autonomia entre as esferas de poder, evitando a confirmação simples e acrítica de projetos oriundos do executivo.

Causou estranheza a ausência dos secretários municipais, muitos deles ex-vereadores que renunciaram às funções conferidas por seus eleitores  recentemente. Acreditamos que é necessário a integração entre Câmara e Prefeitura e os secretários devem ser os intermediadores das negociações, estando presentes entre os vereadores para falar de seus projetos nas secretarias. 

A maior parte da pauta girou em torno do processo de renúncia do prefeito Pedro Vieira e dos recursos obtidos por sua vice, Hedy Lamar Cordeiro, que foram relatados em todos os pormenores. Acusações de ambas as partes, pareceres, recursos a torto e a direito desenrolaram-se numa toada sem fim na leitura das atas. O trivial politiqueiro esteve presente nos comentários exaltados de um vereador, que gritava a plenos pulmões que a justiça só será feita quando o prefeito entregar a cidade, como estabelecido no acordo. Outros se diziam muito satisfeitos com o rumo dos recursos, que legitimam a atual administração. Houve até um que se absteve de posições políticas dizendo-se estar a serviço do povo, não de políticos.

A reunião poderia primar mais pelo dinamismo, com discussões dos projetos apresentados, que muitas vezes são julgados por unanimidade e, aparentemente, um certo descaso por parte de alguns representantes do povo.


Vários vereadores, talvez ao constatar que não havia ali muitos interessados nas jogadas partidárias, congratularam a assistência presente, composta em parte por integrantes do MMC. Muitos citaram o Movimento e focalizam seu caráter apartidário e desinteressado pelo poder. Vereadores afirmaram estar envergonhados com os rumos da política local. E nesse ponto há uma vitória, mínima na verdade, mas que não passa despercebida. Envergonhar-se já é um passo para mudança de comportamento e nós, capelinhenses, esperamos que essa vergonha contagie os demais componentes da Câmara. E que se converta em ações para beneficio da população.

O MMC agradece a todos que responderam positivamente e marcaram presença nesta primeira reunião de 2011. Espera-se que muito mais cidadãos se façam presentes nos próximos encontros.

22 comentários:

  1. vamos ver se cunpre ne grupo muda capelinha estou com vcs vamios juntos construir a bela capelinha wenicio barrinha

    ResponderExcluir
  2. Porque tudo em Capelinha tem que ter politicagem no meio? Nosso futebol que já foi campeão mineiro amador,foi pro espaço.Tem estádio,tem patrocinadores em potencial,bons hoteis e restaurantes,aeroporto regional,mas o povo é atrasado,por isso passa vergonha de Turmalina e Minas Novas e Novo Cruzeiro tá buscando a copa aranas todo ano e nos não vemos nenhum jogador de Capelinha se destacar.Ô Dilson,vamos levantar esse municipal,dê apoio pros times pequenos e deixem os times de elites com seus jogadores de fora só assistindo e gastando dinheiro pra perder a copa aranas!

    ResponderExcluir
  3. Gente,pra vcs verem o quanto essa camara foi devagar:Enquanto Veredinha acaba de ganhar uma escola tecnica agricola,nos estamos mendingando um supletivo,coisa que Turmalina tem a anos(mta gente daqui vai pra lá semanalmente fazer)!
    Deveriam estar reivindicando era uma faculdade publica,pois nossos jovens de menor poder aquisitivo,estão tendo que se contentarem com o curso médio e depois disputarem empregos de salario minimo ou ganhar essa mixaria que as professoras municipais ganham(Pelo menos 1 vereador poderia comprar essa briga ,né?)! Acordem vereadores,justifiquem seus salarios e a confiança que seus eleitores depositaram em vcs!
    POVO!!!! fiquem de olho,escolham direito em 2012,hein?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Vereador GEDALVO! por sua atuação firme na Câmara Municipal! com sua grande visão dos problemas de capelinha. Agora resta a boa vontade do Prefeito mole, devagar,tartaruga,caranguejo, tomar atitude ao invés de cachaça,tudo isto ele merece, pq Capelinha tá numa moleza igual a tartaruga, e andando pra trás igual ao caranguejo, depois que este prefeito assumiu a direção, se pode chamar direção isto, da cidade!!!

    ResponderExcluir
  5. isto mesmo, é um tartaruga, caranguejo, este pedro ganzepo. pq ele está andando com nossa cidade com moleza, e ainda andando pra trás!! é isto mesmo, achar que um curso supletivo é grande coisa pra ser até anunciado, é pq aqui tá é indo igual caranguejo!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Douglas e Vanessa lima!! por bela atuação no MMC, pessoas jovens e comprometidos com a boa causa para Capelinha!! Parabéns pelo seus pensamentos!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao GEDALVO! por uma brilhante atuação no legislativo municipal, é de VEREADOR ASSIM QUE CAPELINHA PRECISA! este merece voto!! pq ele vai honrrar os votos depositados nele com certeza!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns MMC!
    A atuação de vcs é motivo de orgulho para capelinha!

    ResponderExcluir
  9. Pra alguns dos comentários aí de cima:
    Vamos parar com essa rasgação de calcinha parabenizando vereador. Tem que respeitar o (e)leitor e poupar campanha antecipada. Eu entendi que esse espaço é de cobrar o que que eles tem que fazer, não de ficar fazendo campanha antecipada.
    E esse meninos do MMC estão de parabéns mesmo, pq parecem ser bem novinhos e já dão um banho de cidadania nesse povo dessa cidade.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns à essa garotada jovem do MMC! Parabéns a Eduardo e Vanessa Lima pelo brilhante texto. Parabéns aos organizadores do BLOG. Como sempre as matérias são de cunho bastante relevantes.

    Sei que é reservado o direito das pessoas se manterem no anonimato, mas, acredito que pessoas que acreditam nas suas idéias e ideais não necessitam utilizar-se desses artifícios.

    Se é para o bem de Capelinha que sejamos reais!

    ResponderExcluir
  11. Emancipaçao politica porque dignidade não tem preço e o curso de formação politica do MMC é gratuito!

    ResponderExcluir
  12. SE FORMOS PONDERAR O NIVEL CULTURAL E DE ESCOLARIDADE DOS VEREADORES,PODE-SE DIZER QUE EM CAPELINHA NUNCA HOUVE ESCOLA.ALIAS, ANTES,MUITO ANTES DE HOJE E DA MAFIA POLITICA ,OS VEREADORES,MESMO SEM ESCOLARIDADE POSSUIAM RESPEITO DA POPULAÇAO.ERAM ELEITOS POR SEUS PRINCIPIOS ETICOS,MORAIS,PORQUE ERAM BONS PAIS, BONS NEGOCIANTES.AGORA,TEM VEREADOR QUE BATE EM SUA ESPOSA ,VEREADOR LADRÃO DE LADRAO,VEREADOR PROFISSIONAL.UMA BANDIDAGEM SÓ.

    ResponderExcluir
  13. Pois eu discordo do comentarista acima.se tem gente ruim,tem gente boa tambem.os vereadores problematicos representam eleitores problematicos e os bons representam os bons.so isso.a cidade é cheia de gente boa e de quem nao presta.O mundo é todo assim..

    ResponderExcluir
  14. Pode sim elogiar alguém que mereça!!!! o Gedalvo é um deles, se é bom tem que elogiar,e os que não prestam tem que descer o pau neles aqui!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu notei a presença de sindicalista(sinserca,sindute),um sinal que os sindicalistas estão antenados com o conceito de "sindicato cidadão",aquele que enxerga mais que o entorno que rodeia seus filiados ,vai para alem dos umbigos da categoria.Parabens a todos os sindicalistas que estavam presentes.

    ResponderExcluir
  16. Atençao : o conselho de merenda escolar de capelinha descobriu ,pasme, que nao havia merenda para as crianças em um bom numero de escolas .O que fez ele? Enviou denuncia ao MEC/FNDE.
    E assim que deve ser!

    ResponderExcluir
  17. OS vereadores deveriam contratar pessoal das ciencias sociais para lhes ensinar a elaborar projetos a partir do que o povo de capelinha julga necessario.Aquela conversa para boi dormir de distrito indutrial ,escola do SENAI,do codigo de transito e coisa de criança.E tenho dito!

    ResponderExcluir
  18. MODERNIDADE<gente,uma coisa que foi dita na revoluçao francesa e que parece que nao visitou a camara ainda.Agora,a casa é um conforto.Estão bem instalados.Façam por merecer: tudo isto ai foi comprado com nossa contribuiçao.

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca havia participado de uma reunião como essa, por isso vou relatar algumas outras impressões sobre o exercício do legislativo!

    Não tinha noção de como funcionavam as coisas no mundinho fechado dos vereadores capelinhenses!
    Apesar de algumas decepções, essa reunião foi de extrema importância para a minha formação crítica sobre como funciona a política de fato!

    Recomendo a todos os cidadão capelinhenses que tomem essa iniciativa e participem das reuniões da câmara ao menos uma vez na vida!

    Faço minhas as palavras de um vereador que se pronunciou favorável à participação popular na reunião, "participem da reunião e da próxima tragam mais um"!

    Essa campanha poderia ser lançada na cidade!
    Professores poderiam dar uma aula de cidadania levando seus alunos à câmara, pais e filhos poderiam passar a participar e se integrar politicamente sobre as questões que lhes dizem respeito!

    Então aki fica o recado...
    Capelinhenses, é de extrema importância que vocês participem das reuniões e acompanhem o trabalho de seus vereadores!

    A concretização dos projetos da cidade, não depende apenas de votar e se integrar politicamente somente durante as eleições, vocês têm que agir de forma direta e participativa nas qustões que lhes dizem respeito!

    Se passarem a agir dessa maneira, garanto que as demandas da população passarão a ser atendidas!

    Vamos nos educar politicamente meu povo!

    ResponderExcluir
  20. Eu pensei que a presença dos secretarios fosse obrigatoria e pelo que li,nenhum deles estava lá?Mas, como pode ,secretariar um municipio e não acompanhar os projetos de sua pasta?Assim fica facil,ne?Cruz credo na preguiça destes gestores,vereadores etc e tal.

    ResponderExcluir
  21. E foi lembrado o indice de violencia em capelinha ,que segundo o vereador está aumentando.Perguntinha - o que pode ser feito para reduzi-la?

    Por falar nisso,Capelinha tem uma delegacia de defesa da mulher!Pelo menos a mulher vitima de maus tratos de maridos violentos tem onde buscar apoio.

    ResponderExcluir
  22. Notei que foram à reunião tres "hierarquias" sociais: trabalhadores pobres ,funcionarios publicos e estudantes.Observei que nao havia nenhuma mulher vereadora.Acaso a lei das cotas para candidaturas de mulheres está sendo respeitada na cidade?Mulher de fibra é que não falta!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com