sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A tal da democracia

Por Alexandre Macedo
O termo democracia é de origem grega e significa: demos: povo, cracia: poder; ou seja, democracia é o poder do povo. Uma democracia é formada por cidadãos conscientes de seus papéis e de políticos que conheçam e respeitem todos os princípios que a compõem. É de grande importância pensar que nós cidadãos, temos todo o direito de decidir, opinar, criticar, cobrar, participar, etc. A democracia possui um lugar apropriado para ser exercida e esse espaço é a praça pública. É lá que toda e qualquer decisão deveria ser apresentada e discutida e votada pela maioria, para que assim, possa ser alcançado o máximo de satisfação a todos os cidadãos. Isso levaria o povo a participar politicamente do desenvolvimento de suas cidades, politizando-os, instruindo-os e tornando-os construtores dos municípios onde vivem.

Na verdade, o que vemos é justamente ao contrário. Maldito seja o dia em que inventaram a tal da “democracia representativa”. Nesse caso, ao invés do povo decidir pelas necessidades que eles julgam necessárias, são escolhidas pessoas para que nos "representem" e decidam por nós o que “deveria” acontecer a fim de se realizar propostas visando a qualidade de vida populacional.

Em época de eleição colamos adesivos nas janelas, vestimos camisas e levantamos bandeiras, passa a eleição e os candidatos em que votamos parecem querer distância de nós. E tais candidatos que pareciam defender nossos ideais, nos traem, passando a enxergar somente seus próprios interesses. Desse jeito não vale! É covardia! Chega! 

Ouvimos falar que eles se reúnem de vez em quando nas câmaras, e até ouvimos algo que discutem no rádio, mas, isso é muito pouco! O povo quer participar, mas não é estimulado. É tanta corrupção já vista que nossa esperança política parece esgotada. Precisamos que nossos representantes nos consultem, que façam reuniões em nossos bairros e nas nossas praças. Precisamos que nos ouçam, nos procurem, que sejam mais transparentes e que sejam políticos de verdade, e não politiqueiros . 

Só assim será possível que haja harmonia em nossas cidades, queremos exercitar a democracia, que prega que todos devem ser respeitados em suas totalidades, independentes de raça, cor ,credo ou condição financeira. 

A democracia é, como dizia Abraham Lincoln: “é o governo do povo, pelo povo e para o povo.” Mas, não se esqueçam! Para que a democracia realmente aconteça, ela depende do interesse de cada um de nós, nunca podemos esperá-la de nossos representantes, pois a maioria deles não se interessam por ela. É o nosso dinheiro que está em jogo por meio dos absurdos impostos que pagamos aos governos. 

Cada vez que compramos o açúcar, o arroz, o leite ou qualquer outro produto, estamos pagando impostos que devem ser devolvidos a nós em forma de saúde, educação, lazer, cultura, etc. Portanto, nossos representantes, obrigatoriamente, nos devem prestar contas do nosso dinheiro. Dizem que quem furta dinheiro público é o pior dos ladrões pois, ao invés de roubar somente de um, rouba de várias pessoas ao mesmo tempo, o que é pior.

E para acabar com a corrupção, só tem um jeito: através de administrações democráticas onde o povo possa fiscalizar seu próprio dinheiro a fim de decidir juntos onde investir ele. Aqui fica a minha indagação: O que estamos esperanodo para construirmos juntos nossa democracia?

Alexandre Macedo
Estudante de Serviço Social
7ºPerído - PUC/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com