segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A cultura como forma de progresso

Por Alexandre Macedo twitter.com/AlexandreFmsso


Quando se fala em progresso, desenvolvimento e bem-estar social não podemos nos esquecer da cultura. A cultura é de fundamental importância à sociedade. Através dela, o povo expressa suas origens, dons, talentos, sua maneira de pensar e concretizar idéias. A nossa existência se torna mais agradável quando somos cercados de expressões culturais como música, poesia, dança, artesanatos, contos, folclore e outros. Tais coisas têm o poder de nos despertar para emoções prazerosas e indispensáveis à nossa felicidade.

Para se ter certeza disso, basta-nos lembrar das vezes em que participamos de uma roda de violão; cantando canções que marcaram épocas e que deixaram saudades em nossas vidas. Ou então quando ouvimos alguém declamar uma poesia que traz alguma resposta aos nossos corações inquietos. Quando dançamos, contamos histórias, praticamos algum esporte, lemos um livro, vamos a uma feira de artesanato, etc., tudo isso é cultura.

Sem essas coisas, deixamos de saborear nossa existência como ela realmente deveria ser apreciada. A cultura tem esse poder de dar um toque especial às nossas vidas, pois traz alegria, paz, união, e, através dela, aprendemos a desenvolver habilidades para vivermos juntos em uma sociedade solidária.


A cultura, além de trazer qualidade de vida, faz com que a cidade receba  turistas de vários lugares, isso movimenta o comércio local gerando renda, investimentos e empregos. Além de tudo isso, a cultura faz com que as pessoas descubram dentro de si mesmas potenciais que elas próprias desconhecem. A cultura nos afasta do tédio, da depressão, do isolamento e outros males. É como dizia nosso saudoso Mark Gladstone, poeta e músico do Vale: “Quanto mais próximo da arte mais fácil de tocar em Deus.”

Somos do Vale do Jequitinhonha, terra de artistas, poetas, músicos, terra de gente humilde que tem escondido na alma coisas grandiosas, gente hospitaleira que gosta de prosa, que faz de seus lares aconchego a quem chega. Terra de gente simples que aprendeu que a amizade é a forma mais autêntica de ser feliz.

A cultura é tão importante quanto à saúde, alimentação e educação, pois através do entusiasmo que ela nos proporciona, seremos despertados do sono da monotonia (principal causa da depressão) que vigora nas nossas cidades. Nossa vida é dinâmica, não suporta parasitismo. É preciso sempre ter opções para que possamos esquecer um pouco das chateações do cotidiano e que nos leve a desfrutar momentos diferentes de descontração e alegria junto aos amigos, familiares e novas pessoas.

Para que a cultura se desenvolva é preciso investimento econômico para tal, e isso depende das ações de nossos representantes políticos. Se eles não tiverem tal iniciativa, nada vai acontecer. Mas, por outro lado, se o cidadão vai até a câmara, vai à casa do vereador, liga para o celular dele, conversa com ele na rua, manda e-mail, etc., para cobrar esse tipo de investimento, eles vão se convencer que são obrigados a realizar nossas necessidades.

Democracia é isso, é o poder do povo! Nossos representantes (prefeitos e vereadores) são nossos EMPREGADOS, administram o nosso dinheiro e a nós devem toda a obrigação. Eles estão nas prefeituras para nos representar, e para que nos representem, precisamos falar a eles o que queremos. Os cidadãos, juntos, têm o poder de conquistar todos os benefícios desejados a uma cidade, basta somente participarem efetivamente da vida pública. O primeiro passo a ser dado pode ser com a realização de uma simples reunião de moradores para discutir alguns problemas no bairro e em seguida apresentar a discussão aos vereadores na próxima reunião de câmara, eles terão que ouvir e atender tais demandas. Quando o povo quer algo, por lei, isso deve ser cumprido, esse é o verdadeiro sentido da democracia. Somente um povo participante é que constrói o progresso e a justiça social nas suas cidades.


Alexandre Macedo
Estudante de Serviço Social
7º Período - PUC/Curitiba

Um comentário:

  1. A verba recebida para turismo poderá ser empregada na expediçao turìstica "tudo que voce queria saber e teve medo de perguntar".Roteiro : corrego areão, lixao do bairro das acacias, ruas do bairro são vicente, o cemiterio, o açougue a ceu aberto, as pontes, as estradas vicinais que ligam o municipio ao Cisqueiro, ao Galego, a Sao Caetano,etc.No ultimo dia do passeio,os expedicionarios encontrariam represetentes dos 3 poderes locais apenas jogar ovo podre na cara do prefeito, dos vereadores , do juiz e em procurador do ministerio publico.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com