quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Cristão, a Sociedade e a política!

Por Aléquison Gomes

É impossível alguém ser “Cristão” e não ser subversivo! A menos que este alguém seja apenas um mero religioso; adepto de uma igreja ou simpatizante de uma fé improdutiva e pagã. Aliás, quando digo Cristão não me refiro apenas aos freqüentadores de igrejas; nem aos defensores de reinos pessoais; nos quais alguns chamam de “obra”.

Mas falo de Cristãos mesmo: Seguidores do Reino invisível, homens em quem cujo modelo de vida se remete aos ensinos fundamentais e radicais de Cristo; o maior dos revolucionários!


Se analisarmos o contexto histórico dos primeiros seguidores do “Caminho” (Como os primeiros Cristãos eram conhecidos); entendemos que no passado ganharam fama de agitadores; intrigantes, desafiantes da ordem imposta!  Não porque o eram propositadamente, mas porque aonde chegavam espontaneamente se instalava a desconstrução, a mudança de mente, o apelo pelo fraco e frágil.

Isso deixava os governantes, tremendamente desconcertados!

Um exemplo claro; é a viagem de Paulo a uma antiga Cidade chamada Éfesos! Em três meses palestrando nos ambientes religiosos locais; já não o suportavam mais! E o proibiram de falar na sinagoga. (Sinagoga era como se fosse uma igreja) É assim mesmo: A revolução traz instabilidade para os amantes do poder. Então; o apóstolo muda suas reuniões para uma escola próxima, onde continua por mais dois anos desafiando as multidões a negarem o sistema; a combaterem com todo sentimento as estirpes da injustiça social e a taparem os ouvidos para os enganadores oportunistas que aproveitavam a simplicidade do povo; pra aumentar seus ganhos!

Resumindo para você; a passagem de Paulo por essa Cidade culminou em tensão social. Para os cidadãos de bem isso representava: Uma luz, um Caminho, um novo modelo de vida. Para os manipuladores filhos do oportunismo: O absurdo, a pedra no sapato; uma vírgula para seus negócios, um prejuízo, o sinal de falência financeira, a queda do Clero.

E pense comigo; porque isso não acontece mais? Se nos dizemos; “Cristãos” Quando nos transformamos em grandes frouxões?

As Cidades primitivas tinham suas dificuldades e ambigüidades; é verdade. Mas as Cidades do nosso tempo, também não são diferentes, continuam gemendo, sedentas por gente que tenha a coragem de temperar a terra com bem.  O Nosso problema é que somos Cristãos esquentadores de bancos de templos, bajuladores de lideres, massa contabilizável, figurantes de eventos sacros.  

Achamos que a política não é assunto nosso; nem os dilemas sociais! É por isso que nos tornamos papagaios viciados em crenças, ritos e nada mais! 

À hora é agora, não da mais para esperar! Saiamos do nosso mundinho protegido por falácias. E vamos ao trabalho. Porque a Seara é grande o que faltam  são trabalhadores disponíveis!


Aléquison ( Do Caminho) 
http://comentevirtual.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com