terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hipóteses de corrupção



Todo cidadão tem o direito à informação. Os prefeitos corruptos tentam driblar esse direito dificultando o acesso à informação. Vereadores honestos tentam obter as informações via requerimentos à Câmara Municipal. Rejeições a esses pedidos de informação pelos vereadores ligados ao prefeito são sintomas de fraudes.


Mesmo assim, em governos em que se praticam atos ilegais na administração, existe uma grande resistência à liberação de informações sobre os gastos públicos.

Qualquer cidadão tem o direito de saber, e os políticos têm o dever de demonstrar, como o dinheiro público está sendo empregado.

O Brasil é um dos países que mais arrecada impostos no mundo, e os recursos são mais que suficientes para os poderes públicos prestarem um bom serviço à sociedade.

Alguns vereadores não tomam conhecimento do orçamento municipal. Alguns não sabem nem do que se trata, e votam completamente no escuro, obedecendo a orientações de seus mentores e interessados. Deve haver maior participação popular na elaboração do orçamento, inclusive com audiências públicas para estabelecimento de prioridades.

Prestem atenção à independência dos vereadores em relação ao executivo. O vereador não pode ser submisso ao prefeito. Se ele assim agir, pode ter sido cooptado para acobertar atos de corrupção. O vereador á acima de tudo um fiscal do executivo, e não pode abdicar desse papel.

Nenhum projeto de desenvolvimento prospera em um ambiente onde predomina a corrupção. As administrações se corrompem, e os cidadãos de bem se retiram, deixando a área livre para a atuação de quadrilhas. É o circulo vicioso se iniciando. Às vezes é preciso uma crise de grandes proporções para quebrar o circulo vicioso e a cidadania imperar novamente.


A gestão de convênios por municípios, principalmente aqueles menores, com estrutura deficitária, é aspecto ainda muito crítico na atuação governamental. Vide os recorrentes casos de recursos federais que, mesmo quando disponibilizados, não podem ser transferidos aos Municípios porque os mesmos não conseguem apresentar projetos que atendam as diretrizes dos programas federais. Sem contar a maior probabilidade de apropriação do aparelho municipal pelas famílias tradicionais.


20 comentários:

  1. Agora é assim:o governo central trabalha com metas e por isso exige projetos bem formulados.Como nao se contrata por competencia e sim por QI ,as politicas publicas ficam à deriva.Ai,aparecem "N" ONGS oferecendo serviços de "elaboração de projetos sociais",ou seja, corretores de projetos de politicas sociais que levando os seus 10% torna tudo mais caro.Se a assessoria tecnica dos vereadores fosse mais competente e se estes trabalhassem integradamente com as secretarias coordenadas por secretarios honestos e comptetentes,tudo mudaria de figura.
    Lamentavelmente é que se constata [e que tudo se dá justamente do modo contrario ao enunciado.

    ResponderExcluir
  2. por exemplo, a empresa encarregada do concurso foi motivo de processo em Januaria,quando,em 2008, a Justiça anulou o curcurso invalidado.Perguntar não ofende:a empresa sergio bassi gomes já pode concorrer em licitaçao publica?

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO, todas essaa citaçoes cairam como uma luva no bezerrão ele e isso ai e mais um pouco, parabéns pela criatividade....

    ResponderExcluir
  4. bezerrão e corrupção rimou direitinho e como a tampa e a panela ririiriir, só falta o mmc mostrar o buraco que o bezerrão fez na prefeitura de capelinha...

    ResponderExcluir
  5. Quem esta no governo,no momento ,atende por outro nome.Feliz e o cidade que tem massa critica e indicar aos vereadores os problemas da cidade.Se vereador quiser saber onde estao os problemas em Capelinha e so acessar o MMC.Quem se preocupa com o desenvolvimento de Capelinha posta aqui.

    ResponderExcluir
  6. Parece que o postador acima nao interpretou bem a lição: em qualquer lugar , em qualquer pais, em qualquer cidade,os INDICIOS DE CORRUPÇAO são os mesmos.

    ResponderExcluir
  7. nossa turma a materia do jornal a cidade de hoje esta bombando, cheio de denunica de corrupção, vereadores falsificando até ata, absurto só em capelinha acontece isso, temos que abonir esses falsarios da politica de capelinha, e pedir os poderes superiores(autoridades) para tomar as devidas providencias com esses falsificadores de ata ( documento publico).

    ResponderExcluir
  8. Tá no jornal só? Pq eu não encontrei no site do A Cidade, que tá super desorganizado por sinal, e nem no blog dele, que está jogado as traças.

    ResponderExcluir
  9. o blog deste que faz marketing para aquele que se diz jornalista amador tem Luan Santana desde 15 dias atras.Ri demais: ele ofereceu o jornal a 0,25 e ninguem respondeu nada! kkkkakakakak rsrsrr Se vendeu? Tà vendido! Que nem voto vendido,se voce o vende ,que poder tem sobre ele?

    ResponderExcluir
  10. amanha capelinha faz 98 anos.Ai, os funcionarios e ceicaozinha vai querer que todos eles estejam prontos lá,debaixo de sol,sequer sabem a programaçao ,assim como a populaçao tambem não o sabe.So o grupelho é que tem conhecimento!Feliz é a cidade que tem um dono so: ceicaozinha!

    ResponderExcluir
  11. esses vereadores que falsificaram essa ata deveria ter vergonha de olhar na cara dos capelinhenses, e ainda se dizem representantes do povo e brincadeira rarararara.

    ResponderExcluir
  12. estamos revoltados com a atitude desse vereadores, ate isso falsificando documento publico, imagine se esses tivessem na prefeitura o rombo que não fariam, ainda bem que Deus não da asas a cobras, esses vereadores que fizeram essa cachorrada tem que ser banido da politica de capelinha pelo povo, ainda bem que somos nos que votamos, ano que vem eles teram a nossa resposta nas urnas.

    ResponderExcluir
  13. Tomara que os eleitores não se esqueçam mesmo das falcatruas desse povo.
    Espero que a resposta não seja reelege-los, como já aconteceu várias vezes.
    O pessoal daqui fica picado de indgnação quando recebe noticias desse naipe, mas esquece numa velocidade que até assusta.

    ResponderExcluir
  14. "Às vezes é preciso uma crise de grandes proporções para quebrar o circulo vicioso e a cidadania imperar novamente."

    Sonho com o dia que isso aconteça em Capelinha.

    ResponderExcluir
  15. Qual é mesmo o nome do jornal desse tal de Helio??? è jornal a cidade??? Não sei porq tem este nome , pois parece mais um boletim interno da prefeitura!!!esse jornaleco so fala das pequenas coisas que a prefeitura tem feito como recolher o lixo no centro da cidade, o que alem de ser vergonhoso o lixo ficar la por dias e dias , nao é mais que obrigação da prefeitura.Queria ver ele falar dos rombos que esses administradores estao dando em Capelinha,porque afinal de contas se ele continuar assim ele vai ter que parar com o jornal pois a prefeietura nao faz obra nehuma como ele continuara publicar o jornal?sem obras sem noticias né Helio? sem saude, sem eventos culturais sem noticias né Helio? IHHHH

    ResponderExcluir
  16. Esse jornaleco pode até ficar sem noticias, mas parar ele não para. E sabe pq? Tem quem se interesse em financiar, pra receber elogios na capa e assim, se promover.

    ResponderExcluir
  17. Que jornal ,gente?Aquilo e pasquim pago e cheio de bobagens.Esqueça aquele caixa baixa que so tem titulo e nenhum conteudo.O jornal é um anuncio: hoje vai ter pizza na pizzaria,pao na padaria , sorvete na sorveteria e assim por diante .Nem é o obvio,é pululante no colo de algum politico.E gosta!

    ResponderExcluir
  18. Li ,em algum lugar, em texto de autoria incerta dizendo que em Capelinha " (...) não se tira coelho da cartola, porque o pragmatismo nos orienta para o trabalho(...)".O que sobrou em otimismo faltou em realismo.Formalismo e abstraçoes puros! Em Capelinha não tira UM coelho da cartola,tiram-se VARIOS.E se o pragmatismo orienta para o trabalho de poucos que nada ganham , orienta ainda mais para a politica partidaria suja ,imunda.Quer exemplos das duas situaçoes? A jogada da ata da reunião do Dr Fabiano,a comedia do tiro no peito do Gelson, a carta da renuncia antecipada antes do pleito, etc.Se isto não são coelhos tirados da cartola, o que será que o autor quer que entendamos pela metáfora? Aqui tem muita,muita gente sem vergonha na cara.Isto sim.

    ResponderExcluir
  19. A parte que mais ficou na minha cabeça foi esta que fala que o vereador não pode ser submisso ao prefeito.porque se ele disser sim o tempo todo é que ai tem.

    ResponderExcluir
  20. Tem que ser tomada uma atitude com esses vereadores falsificadores de ata, porque se um presidente comete crime e deposto, um governador comete crime e cassado um prefeito comete crime é cassado então esses vereadores tambem tem que ser cassado, os orgãos responsaveis tomem uma atitude a população exige.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com