domingo, 6 de fevereiro de 2011

De onde vem a carne que consumimos em Capelinha?

*Imagens ilustrativas

A falácia dos nossos representantes com a finalidade de construir um abatedouro municipal para Capelinha é uma história que já está virando até piada.


 O tal do abatedouro público é algo que se fala desde a época de quando Domingos Pimenta - "Seu Mingo" - era prefeito da cidade, segundo nos informaram alguns munícipes, e até hoje o caso continua sem solução.


*Imagens ilustrativas

A carne que consumimos em nosso município não passa por nenhuma inspeção sanitária. Abatem-se os animais nos matos, sem nenhuma higiene, sem que o animal passe por exames veterinários.


A inspeção sanitária de carnes realizada em estabelecimentos abatedouros, desempenha atividades preventivas de mais alta relevância para a saúde pública, pois afasta do mercado consumidor carnes impróprias para o consumo ou que possam ser potencialmente prejudiciais a saúde humana. São vários os riscos que corremos quanto à saúde do animal.


Caso não ocorra tal inspeção corremos o risco de contrair uma doença chamada CISTICERCOSE BOVINA, que segundo estudos é caracterizada como: uma zoonose causada pela fase larvar da  Taenia saginata, a partir da ingestão de ovos viáveis presentes no meio ambiente contaminada por fezes humanas. Esse parasita tem causado impacto na saúde animal e humana, constituindo um grande problema de Saúde Pública e Saúde Animal em várias regiões do mundo,  estando no Brasil, em primeiro lugar dentre todas as patologias encontradas pela inspeção veterinária, merecendo, por isso, atenção especial por parte dos serviços de inspeção do país.

Os abates clandestinos de bovinos são uma realidade e um problema de grande relevância no controle da Teníase/Cisticercose, pois a carne não é submetida a qualquer tipo de controle sanitário e a sua comercialização põe em risco a saúde do consumidor.

Carne contaminada por Cisticercose Bovina
O Movimento Muda Capelinha apresenta mais uma vez esta necessidade aos nossos representantes e aguarda respostas quanto à solução desse grave problema em nossa cidade.





Estudos sobre Cisticercose Bovina AQUI


*As imagens são meramente ilustrativas mas denotam fielmente a realidade do município.

11 comentários:

  1. VERGONHA!!!! Isso porque esse que se diz prefeito é medico sanitarista! Será que eles não percebem que isso tem impacto sobre a alta procura dos precarios serviços medicos da cidade? Se o prefeito não se interessa por por isso, vamos ai algum vereador apresentar um projeto para que se tomem providencias.Taí Haroldo,mais uma oportunidade de mostrar serviço,descruze os braços e mãos a obra,voce tá ganhando é pra isso e se o poder publico não der conta,abra espaço pra iniciativa privada , que é o que salva essa Capelinha!

    ResponderExcluir
  2. e uma vergonha, isso e coisa de 5o anos atras!!

    ResponderExcluir
  3. São fotos ilustrativas ou são daí mesmo?
    Que horror...

    ResponderExcluir
  4. VERGONHA!!! EM CAPELINHA SÓ SABEM BRIGAR POR PREFEITURA, E ACABAM NÃO SE PREOCUPANDO COM A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO,. MOREI 2 ANOS EM UMA CIDADE MENOR QUE CAPELINHA, CIDADE SUPER DESENVOLVIDA
    COM FABRICAS, COM VARIOS LATICINIOS, FRIGORIFICOS DE FRAGO, SUINO E BOVINO, E AGORA ELES CRIARAM UM PARA A PISICULTURA, E CAPELINHA NADA,... QUANDO ELES FALAM QUE VÃO MELHORAR SÓ MUDAM A ÁREA DE SAÚDE, COLOCAM UNS AÇOUGUEIROS NO HOSPITAL E NOS POSTOS DE SAÚDE E PRONTO. SERÁ QUE O POVO SÓ VIVE DE HOSPITAL E FESTA BOA??? KADE O TRABALHO? PORQUE NÃO CRIAM FABRICAS PARA A POPULAÇÃO TRBALHAR? QUALIDADE DE VIDA? KADE PREFEITO ? PRAREM DE BRIGAR E OLHEM MAIS UM POUCO PARA NOSSA CIDADE...
    MUDA CAPELINHA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. cade os veridores desta cidade que nao tem um pg estao parecedo macaco pulando de galho em galho muda capelinha

    ResponderExcluir
  6. A situação de Capelinha é grave mesmo , nao tem um setor que anda bem , meu Deus que caos que se encontra esta cidade. Que pena, pois Capelinha é uma cidade de um povo muito bom, mas infelizmente so tem governantes inaptos a administrar uma prefeitura. Só pensam em encher seus proprios bolsos aumentando seus bens como apartamentos, postos de gasolina, predios, assim realmente nao sobra para investirem em abatedouro, hospital, saude, cultura . ESse prefeito que se diz médico abandonou a prefeitura e a largou na mao de terceiros e nao ta nem ai pra nada. Parabens ao movimento MMC continuem levando a frente este movimento, pois assim um dia quem sabe poderemos melhorar este cenario que hoje encontramos em Capelinha.

    ResponderExcluir
  7. ta difícil... viver de benefícios da prefeitura de capelinha virou meio de ganhar a vida!

    ResponderExcluir
  8. estou desepisionada au ver minha cidade nesta cituação . que tristeza acorda prefeito muda capelinha

    ResponderExcluir
  9. que tristeza esta minha cidade . Acorda prefeito recupera capelinha cidade de gente hospedeira que todos comenta não deixa se desvaloriza nossa cidade não faça alguma coisa boa por esta cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. e eu escuto muitos analfabetos nordestinos NAO E PRECONCEITO E A VERDADE .... EU SOU NORDESTINO MAS NAO TENHO ORGULHO POR 1 SIMPLES FATO,

    SE O PREFEITO, VEREADOR ETC ME DE 50 REEAUUUUU !! MEU VOTO JA E DELE !! SERA QUE ESSES 50 REAIS VALERAM APENA QUANDO TIVE DOENTE PRECISANDO DO SUS E SE FUDENDO NA ESPERA PEDE OS 50 REAU DE VOLTA.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com