sábado, 19 de fevereiro de 2011

A cidade dos nossos sonhos.


Por Alexandre Macedo  http://twitter.com/AlexandreFmsso


Sonhamos com uma cidade onde possamos nos sentir construtores dela, assim amaremos de verdade o que foi produto dos nossos sonhos.

Sonhamos com uma cidade onde existam várias manifestações culturais espalhadas por ela: teatro, dança, música, artesanato, culinária, costumes religiosos, folclore, leitura, etc. E que isto seja freqüente! Nossas almas se regozijam com a arte; maneira pela qual o ser humano revela suas potencialidades e se assemelham ao Criador.

Sonhamos com uma cidade livre de todo e qualquer tipo de preconceitos raciais, religiosos, de gênero, de classe social ou qualquer outro. Que o amor prevaleça acima de qualquer diferença, assim como Cristo ensina.

Que os nossos pobres tenham atenção especial por parte dos administradores, que alcancem a dignidade, sendo capacitados a garantirem o próprio sustento ao invés de contarem com simples “esmolas” que não modificarão suas vidas.

Que nossos representantes sejam transparentes, levando ao conhecimento do povo todas as suas ações e projetos para que possamos entender realmente o que se passa. Ao contrário, só poderemos deduzir, acreditando no primeiro boato que nos contam. Que convoquem audiência pública, falem através das rádios, jornais ou qualquer outro meio. Que tenham coragem de denunciar irregularidades e convidem o povo a ajudá-los a tomarem decisões coletivas. Assim como deve ser a legítima democracia.

Que eles nunca afirmem que “o povo não se interessa por política”, isso não passa de simples demagogia. O povo não foi educado politicamente a participar, não tivemos essa matéria em nossas escolas. Precisamos de projetos de conscientização e participação política que capacite os cidadãos a se inserirem nos espaços democráticos como: conselhos, associação de moradores e outros. Sem esquecer que vivíamos sob uma cruel ditadura há poucos anos atrás, onde não tínhamos o direito de expressar nossas opiniões. (infelizmente isso ainda acontece).

Que nossos representantes saibam aceitar nossas críticas. Que tenham sabedoria para entender que a sociedade só avança por meio das contradições. Quando não há críticas, o comodismo sempre vigora.

Sonhamos com uma cidade em que nós cidadãos, tenhamos acesso à prestação de contas do nosso município, afinal é o nosso dinheiro que é administrado, e a isso temos todo o direito.

Sonhamos com o dia em que nossa cidade terá plenas condições de acolher os capelinhenses ausentes que sonham em voltar para essa terra para junto de seus familiares e que aqui encontrem todo o necessário.

Enfim, sonhamos com o dia em que a verdadeira política será real. Aquela que visará com sabedoria e atenção unicamente os interesses do povo e deixará de ser simples acordo feitos entre poucos.

Que tenhamos realmente um tempo novo, livre de erros velhos. Que possamos caminhar juntos; Poder Executivo, Legislativo e cidadãos ativos rumo à construção da nossa Bela Capelinha. É o que esperamos todos do MMC.  

10 comentários:

  1. Parabens pelo texto ,Alexandre.Houve um tempo em que as pessoas tinham grande noção de civilidade.Todos trabalhavam em conjunto: a escola,a igreja ,os gestores locais.Havia teatro das escolas, cinema com matiné e tudo.A ditadura acabou com tudo isso.Em muitos lugares já se retomam a cultura local e Capelinha precisa seguir o mesmo ritmo.
    A pergunta que fica: o coronelato vai permitir ?Se o povo se organizar ,acho que os coroneis de plantão não terão vez.

    ResponderExcluir
  2. Mas não é esta Capelinha que desejamos, que os atuais mandatários daqui querem.enquanto o povo daqui não aprender a votar. a Capelinha bela não chegará, A Cidade será a nossa horrorosa Capelinha!!com barrocas por todo canto, com lixo em locais urbanos,com hospital interditado e a saúde precária,com as estradas da zona rural abandonadas juntamente com seu povo,é esta capelinha que poderá continuar ou não. basta que vote em bons candidatos a vereadores e candidatos bons a prefeito, aí sim, chegará o que queremos!!!

    ResponderExcluir
  3. e as fotos da barroca, coloquem elas gente!!!

    ResponderExcluir
  4. coloquem as fotos da barroca, lá onde o povo não sabe nem o nome certo da rua,pq aqui não existe organização nos nomes de rua.a barroca de onde sai os ratos que infestam as residências vizinhas, alcino angelino é o nome d a rua, vcs já tem as fotos aí!!

    ResponderExcluir
  5. Bela capelinha!! só se for em sonho,pq na realidade, nos temos é uma buracada por todo canto, não pode nunca ser uma BELA CAPELINHA!! ainda mais com estes horrorosos administradores da cidade, a cidade só pode é ficar mais feia!!!

    ResponderExcluir
  6. O nome mais certo pra esta cidade aqui seria, BARROCAS,vou dizer os nomes delas. barroca da rua agúa boa,barroca da rua candinho,barroca da boa vista, a mais aparecida da cidade mais lembrada ultimamente,barroca dos fundos da casa do pedro ganzepo,barroca do bairro agúa santa, barroca do piedade! mas ainda pode aparecer mais algumas no futuro, pelo andar da administração atual, e as que virem no futuro! a menos que venha algo que preste no futuro de Capelinha!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha que não tou dizendo das barroquinhas!! que ainda são novinhas, mas com certeza virarão barrocas grandes, com este administrador atual, que adora vê a cidade criar barrocas. é um criador de barrocas!!!

    ResponderExcluir
  8. "Comitês de Mobilização
    Os Comitês locais de Mobilização são instâncias que articulam a implantação do Plano em determinada região. São compostos pelas lideranças com maior capacidade de articulação e disponibilidade entre as diversas instituições da sociedade, como Igrejas, entidades de classe empresariais e dos trabalhadores, Conselho Tutelar, conselhos e secretarias municipais ou estaduais de Educação, universidades, clubes de serviço e Ministério Público"

    Vamos formar um comite de mobilizaçao da educação e tentar trazer para Capelinha um polo da escola tecnica federal ou do instistuto federal de tecnologia do norte de Minas Gerais,ou um pólo da UNIMONTES ou da UFMG?Porque se for esperar a iniciativas de secretarias de educaçao ou prefeito para isso,lascou-se !

    ResponderExcluir
  9. RECOMENDAÇÃO Á GESTÃO MUNICIPAL : participe do CONGRESSO MINEIRO DE MUNICIPIOS 2011 "Comunicação Ferramenta de Gestão Municipal"

    "Uma boa gestão pública deve, antes de tudo, ser transparente. Para isso, é necessário que tanto a sociedade como os gestores públicos estejam preparados e dispostos a participar de uma nova forma de governo e de administração do que é público.Os governos municipais precisam dialogar com a população. Os servidores públicos precisam falar a mesma língua; a população deve ter acesso às informações; as falas e as escutas precisam ser princípios instituídos diariamente nas administrações: o que é público é de todos".
    Acho que o MMC concorda totalmente!

    O 28º Congresso Mineiro de Municípios vai discutir e debater temas ligados à comunicação, demonstrando através das palestras, oficinas e debates como as ferramentas de comunicação são fundamentais para uma gestão eficiente e moderna.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo que foi dito acima, agora sinceramente vcs acham que alguem na prefitura ou na camara sabe o que é congresso mineiro dos municipios?vcs acham que eles sabem o que acontece nesses congressos? e pior do que isso vcs acham que eles estao interessados em descobrir?é claro que nao! esse pessoal so pensa neles proprios , enquanto estao enchendo seus bolsos, ta tudo bem , o desgaste deles é so em pensar o que fazer amanha pra acabar de ferrar com capelinha e com o povo daqui. A mais nova peripersia deles foi alterar a lei de plano de cargo e carreira dos funcionarios , acabando com alguns beneficios e reduzindo os salarios e os vereadores da camara? aprovaram claro afinal de contas foram pagos pra isso, aprovar todos os projetos de lei de interesse da prefeitura e é claro era de mjuito interesse afinal reduzindo os salrios sobra mais pra eles......e o sindicato cade? e os funcioanrios?

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com