sábado, 22 de outubro de 2011

Capelinha se agita e movimenta-se para ter campus da UFVJM

Uma cidade que está envolvida de corpo e alma na luta pela implantação de um campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas. Uma Comissão formada, na semana passada, se reuniu pela segunda vez, nesta sexta-feira, 21.10, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para traçar ações a serem desencadeadas.



Comissão Pró-Campus define ações de mobilização e apoio na cidade e microrregião. No início da reunião, o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Weliton Vitor, expressou o apoio do Prefeito Municipal, Pedro Vieira, ao Movimento Pró-Campus e se colocou à disposição da comissão, para qualquer necessidade. Segundo ele, desde o inicio do movimento, a Prefeitura tem corrido atrás desse pleito, que, para ele, vai além de qualquer sigla partidária ou facção política.

Banu se reuniu com membros do Executivo capelinhense
Weliton comentou sobre uma reunião com o psicólogo Álbano Silveira Machado (Banu), um dos coordenadores do Movimento A UFVJM é nossa! , na quinta-feira, 20.10, na Prefeitura, em que ficou impressionado com a quantidade de informações sobre o projeto e o grande impacto que causará em Capelinha e microrregião. Informou que o prefeito municipal pretende contratar uma assessoria para elaboração do projeto e orientação técnica para balizar a implantação do campus.


Comissão de mobilização traça metas e planeja mobilização


Em pouco mais de 4 dias de mobilização, o abaixo-assinado já tem mais de 2 mil assinaturas recolhidas. Segundo a Comissão, o objetivo é visitar todas as residências de Capelinha, tanto na zona rural, como na zona urbana. Paralelo a esta movimentação na cidade, um grupo deverá visitar lideranças de municípios vizinhos para articular o movimento com a obtenção de apoio.Ainda segundo a Comissão, será agendada uma data no mês de novembro, em que toda a população de Capelinha e região será convocada para uma grande manifestação pública com a presença de deputados votados na região, e cobertura de toda a imprensa regional, mineira e nacional. 


Rádio Aranãs está engajada


Um dos meios de comunicação pioneiros na defesa da UFVJM em cidades do Vale foi a Rádio Aranãs. Desde agosto, quando foi desencadeado o Movimento A UFVJM é nossa! vem abrindo espaços para debate e defesa do Vale. Agora, se joga na defesa de um campus para Capelinha.

Jaílson Pereira, de costas, entrevista Banu na Rádio Aranãs.
Nesta quinta-feira, 20.10, o radialista Jailson Pereira, em seu programa Conexão, entrevistou Álbano Silveira Machado e Hélio Silva, jornalista da cidade.

Foi debatido o projeto do campus da UFVJM e as possibilidades de sua implantação. Jailson destacou as ações de Banu, através do Blog do Banu e de reuniões na região, e de Maria do Rosário Sampaio, no movimento em defesa da UFVJM no Vale.

Debateu-se o impacto social, cultural e econômico de um campus na cidade e microrregião. Foi informado que a estrutura de um campus gira em torno de R$ 20 milhões. Este mesmo valor é necessário para sua manutenção por um ano, com 12 cursos de graduação com 2 mil alunos. A Universidade tem ações também em pesquisa que pode vir a solucionar problemas regionais e presta serviços de extensão universitária junto aos grupos sociais e econômicos da região.


Jaílson e Álbano conclamaram a todos para que se engajassem no projeto, sem distinção de partidos políticos ou classes sociais. Todos os deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores votados na região serão convocados.


Os movimentos sociais que já estão à frente do Movimento devem continuar com toda a sua energia, articulando-se com os sindicatos e associações, além dos agentes políticos representantivos.


Movimento ganha apoio de mais duas cidades.

A implantação do Campus é uma luta de toda uma microrregião composta por 21 municípios. Nesta sexta-feira, 21.10, a Câmara Municipal de Aricanduva manifestou publicamente apoio a Capelinha através de um documento assinado pelos 9 vereadores da cidade. Além do documento, lideranças políticas do município se comprometeram a cobrar dos deputados votados naquela cidade que apoiem a cidade de Capelinha como polo da UFVJM.

Vereadores de Aricanduva reunidos com lideranças políticas de Capelinha.
Outra cidade que também aderiu ao Movimento foi a de Berilo, que através de várias lideranças políticas manifestaram apoio à implantação do Campus em Capelinha.


Ontem, o vice Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, se manifestou através de uma entrevista na rádio Aranãs FM, quando disse que o Governo de Minas está junto com Capelinha. Quem também se colocou à disposição do Movimento foi o Deputado Estadual Neilando Pimenta, também em entrevista à Rádio Aranãs.


Na próxima terça-feira, a Câmara de Angelândia deve receber uma comitiva da Comissão para selar  apoio ao projeto da microrregião.


Saiba como você pode ajudar


A Comissão apresentou algumas formas de mobilização que podem ser feitas para participar do Movimento Universidade Federal em Capelinha.

Uma das formas mais concretas destacadas é aderindo ao abaixo-assinado e convidando amigos e vizinhos para assinarem também. A Comissão lembra que é obrigatório ter um documento de Identidade com nome completo da pessoa. A lista não deverá ser assinada duas vezes.

Outra forma de participação é o envio de um e-mail para o Deputado Federal ou Estadual pedindo que ele que interceda por Capelinha junto ao Ministério da Educação e a Presidente Dilma.


Segue abaixo lista de e-mails de deputados votados em Capelinha:


Rodrigo de Castro
dep.rodrigodecastro@camara.gov.br


Paulo Abi-Ackel
dep.pauloabiackel@camara.gov.br


Miguel Correa
dep.miguelcorrea@camara.gov.br


Jô Moraes
dep.jomoraes@camara.gov.br


Carlaile Pedrosa
dep.carlailepedrosa@camara.gov.br


Bilac Pinto
dep.bilacpinto@camara.gov.br


Com informações do jovem Hélio Silva, do Jornal A Cidade.

Um comentário:

  1. infelizmente que a nossa voz no chega na dilma e no ministro da educaçao

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com