quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conferência de Mulheres aprova Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM

Conferência de Mulheres aprova Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM


O grupo de Educação da Conferência Estadual de Mulheres aprovou uma Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em encaminhar a instalação de campi fora de cidades do Vale.
O texto aprovado é o seguinte:

"O grupo de mulheres mobilizadas pela educação superior do Vale do Jequitinhonha solicita apoio desta plenária para o seu pleito,conforme descrito abaixo:

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deverá permanecer com o seu nome de origem : Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM .

O Vale do Jequitinhonha com quase um milhão de habitantes, em 71 mil km quadrados, deverá ter prioridade na instalação dos polos univesitários recentemente aprovados , na seguinte ordem de prioridade:
Primeiro: Polo do Médio Jequitinhonha nas cidades de Aracuai ou Itaobim,no Vale do Jequitinhonha/MG;

Segundo: Polo do Alto Jequitinhonha ,na cidade de Capelinha,no Vale do Jequitinhonha/MG.

Terceiro: Polo de Janaúba, no norte de Minas;

Quarto: Polo do Baixo Jequitinhonha, na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha/MG;

Quinto: Polo de Unaí, no noroeste de Minas.

Moção de Repúdio

O Grupo de Mulheres Mobilizadas pela educação superior no Vale do Jequitinhonha vem ,por esta plenária, repudiar as decisões do Ministério da Educacao, Secretaria de Ensino Superior, o governo da Presidenta Dilma Roussef e Direcão /Reitoria atual da UFVJM pelo imenso desrespeito, preconceito e exclusão do Povo do Jequitinhonha das decisões acerca do destino de sua universidade.

Os agentes do governo excluíram, mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha do Plano de Expansão da Universidade do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. E como forma de represália ao movimento social que se agiganta, a atual administração/reitoria ameaça substituir o nome de nossa Universidade por nome ora pelo nome de político, ora por nome de intelectual.

Nosso total repúdio ao MEC/SESU/Presidente Dilma e Reitoria UFVJM/
Primeiro, os polos do Jequitinhonha adentro !"

Este texto será submetido à Plenária Final da Conferência Estadual de Mulheres, que acontece no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte.

Um comentário:

  1. Para fins de meu relatório junto à FUNDACENTRO/MTE e PPGSS/UERJ devo registrar que participei da III Conferência Estadual da Mulher ,ocasião em que,em nome do Grupo de Mulheres Mobilizadas Pela Educacáo no Vale do Jequitinhonha e do Movimento Á UFVJM é nossa!"redigi e submeti as moções acima referidas,as quais foram aprovadas pela plenaria final que aplaudiram de pé as mulheres do Vale do Jequitinhonha que ora travam esta luta de David e Golias.
    Maria do Rosario Sampaio
    Pesquisadora da FUNDACENTRO-MG
    Doutoranda PPGSS-UERJ
    Bolsista FAPERJ

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com