A Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha (ADVJ) informa aos interessadas em participar do “Projeto Vale do Jequitinhonha” que se encontram abertas as inscrições para o processo de seleção de Bolsistas para 2012. A ADVJ é uma entidade civil, de personalidade jurídica, apartidária, sem fins lucrativos e vínculos religiosos, dedicada à promoção de atividades sócio-educacionais e culturais do Vale do Jequitinhonha. A Associação foi fundada em 2002, com a proposta de planejar e executar o projeto “Vale do Jequitinhonha”. Mais informações podem ser obtidas pelo endereçoadvj.jequitinhonha@yahoo.com. br.
O que é o Projeto?
O Projeto Vale do Jequitinhonha nasceu em 1999 com o intuito de fomentar o estudo de jovens do Vale criando condições para que os mesmos ingressem em uma Universidade Pública ou concorram à bolsas pelo Programa PROUNI.
As Bolsas são concedidas pela Associação Pré-Federal e administradas pela ADVJ. Anualmente são selecionados entre 15 e 20 jovens para residerem em Blo Horizonte mediante a concessão de bolsas de estudos preparatório para o vestibular. São duas modalidades de bolsas concedidas de acordo com a classificação socioeconômica do candidato : com o auxílio (i) integral o estudante contemplado terá direito à mesalidade do curso por um ano além das apostilas, moradia e alimentação gratuitamente. Por sua vez, (ii) o bolsista parcial recebe auxílio apenas com a mesalidade, cabendo ao mesmo arcar com o material, moradia e alimentação.
Quem Pode Participar ?
O Projeto visa a beneficiar jovens naturais do vale do Jequitinhonha ou de famílias residentes na região por período igual ou superior à dez anos. Para participar do processo seletivo o candidato deverá atestar que sua condição socioeconomica atende as exigências dispostas no edital anexo, através de documentos correspondentes aos quesitos requeridos para a avaliação. Os interessados em concorrer à bolsa integral deverá comprovar renda de até duzentos e Cinquenta reais per capta, e para concorrer à bolsa parcial renda per capta de até seiscentos e cinquenta reais. Em ambos os casos recumenda-se que os candidatos tenham histórico de participação em movimentos sociais, culturais e/ou religiosos, etc. Não será permitida a inscrição de pessoas que tenham irmão contemplados anteriormente pelo projeto. Em caso de candidatos que estudaram em colégio particiular apenas os bolsistas poderão ser contemplados.
Como o projeto é sediado em Belo Horizonte, aqueles candidaos menores de dezoito anos, aprovados no processo seletivo, deverão apresentar uma declaração registrada em cartório contendo a autorização dos pais ou responsáveis para que o mesmo faça parte do projeto – o modelo segue anexo.
Como é o processo Seletivo?
Para participar do processo seletivo os interessados deverão ler o edital, preencher as informações requeridas pelo formulário de inscrição, eviando os documentos que atestem a veracidade das informações declaradas no formulário e e enviar até o dia dezeseis de novembro para Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinonha, Praça Raul Soares n° 08 apartamento 202, cep: 30180030 , Centro, Belo Horizonte .No caso de o candidato e/ou membro da família não estar de posse de algum dos documentos, o mesmo deverá redigir uma declaração à punho explicando o motivo de não ser possuidor do referido documento. As incrições com documentação incompleta estara sujeita à desclassificação.
O processo seletivo constitui-se de duas etapas sendo uma delas realizada em Belo Horizonte, na qual a equipe de coordenadores do processo fará a avaliação dos documentos enviados a fim de averiguar se a classificação socioeconomica dos inscritos está de acordo com o exigido pelo edital. Os inscritos cuja a documentação não estiver de acordo com as exigências será desclassificado. A segunda etapa é realizada em alguma cidade do Vale e consiste em um encontro com a presença de todos os candidatos e coordenadores com o objetivo de ter um conhecimento prévio dos futuros bolsistas. O candidato que não estiver presente nesse encontro também será desclassificado. A equipe de coordenadores divulgarão o resultado após a realização de cada etapa no Blog Vale Viver.
Em caso algum será impedido que dois ou mais irmãos concorra à um mesmo processo, porém, não será concedida bolsas para duas pessoas de mesma família.
Para maiores informações entre em contato pelo email: advj.jequitinhonha@yahoo.com. br ou postando um comentário no Blog Vale Viver:
Para Baixar o Edital e o Formulário sócio Econômico Clique nos Links Abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com