quarta-feira, 18 de maio de 2011

Blog do MMC comemorando 20.000 acessos!

Por Alexandre Macedo e Douglas Lima







Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver.
(Coração Civil – Milton Nascimento)

Nos dias de hoje não podemos desconsiderar a importância das redes sociais (Orkut, blogs, Twitter, etc.) na construção de movimentos sociais na busca de melhorias para nossas cidades.

Segundo estatísticas, cerca de 38 % dos brasileiros acessam a internet diariamente. Em breve, a internet tende a ser o meio de comunicação mais acessado do mundo. Nela, as pessoas fazem compras, enviam mensagens a parentes e amigos distantes, realizam pagamentos e muitas outras coisas.

Reconhecendo a importância de tal ferramenta, um grupo de cidadãos capelinhenses decidiu iniciar algumas discussões sobre a realidade política da cidade, fundando o MMC; Movimento Muda Capelinha.

As discussões foram iniciadas em uma comunidade formada no Orkut e hoje já conta com um blog, orkut e Twitter. Aqui, os cidadãos discutem sobre idéias a fim de promover a participação e conscientização política entre os munícipes.

Recentemente o Movimento publicou uma petição pública com o intuito de recolher assinaturas dos internautas, demonstrando assim a finalidade da organização e suas pretensões.

O MMC é um movimento de caráter apartidário que busca a fiscalização e acompanhamento dos trabalhos dos representantes municipais, pois não acredita na chamada “democracia representativa” e sim em uma democracia participativa onde os próprios cidadãos sejam os determinantes das ações do Poder Executivo e Legislativo.

O Movimento Muda Capelinha se apóia no parágrafo único do Art. 1º da Constituição Federal que assegura: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.


Na Constituição Federal há várias previsões de participação do cidadão na administração pública e a participação popular enquanto princípio constitucional é direito de participação política, de decidir junto, de compartilhar a administração, opinar sobre as prioridades e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e ao afirmar que o povo exerce diretamente o poder, entrega a este a possibilidade de se tornar membro efetivo do controle social da administração pública. A democracia participativa se consolidará na medida em que os cidadãos utilizem as possibilidades participativas e através delas ampliem ainda mais o dever dos governantes ouvirem a sociedade e prestar contas de suas gestões.

Um dos mais eficazes mecanismos de participação é a audiência pública; um processo de participação aberto à população, para que possa ser consultada sobre assunto de seu interesse e constitui-se em instrumento de legitimação das decisões, através de um processo democrático real, onde constantemente a comunidade se manifesta sobre a melhor forma de ser administrada e controla a ação dos governantes. O MMC reivindica também o Orçamento Participativo, um processo no qual os cidadãos determinam onde aplicar o dinheiro público.


É com grande alegria que celebramos os 20.000 acessos. Isso é prova de que o povo se importa com Capelinha e deseja novos rumos a ela.

Mande sempre suas contribuições, seja através de comentários, fotos, denúncias, críticas, ou qualquer outro meio. Um povo organizado é o maior responsável pelo progresso das cidades onde habitam. Juntem-se ao Movimento você também!



Movimento Muda Capelinha
movimentomudacapelinha@gmail.com

4 comentários:

  1. Ola,Douglas e Alexandre
    Adorei o novo slogan e imagem.A imagem com que tudo começou. Parabéns e que gente do bem chegue cada vez mais e cada vez mais perto da participaçao direta.Afinal,numa cidade do tamanho de Capelinha crianças ,mulheres podem e devem participar diretamente do governo da cidade em que moram.

    ResponderExcluir
  2. Bommm, 20000acessos realmente é um bom numero, mas infelizmente isso nao basta. Quando o MMC surgiu pensamos que iria mudar um pouco as coisas em Capelinha, na verdade nada tem acontecido. NO blog tudo é muito bonito , pessoas desabafam e etc, mas na pratica nada acontece, tudo ilusão. Cade a petição publica, foi protocolada? se nao foi pra que pegar assinatura? O movimento tem que ser mais atuante, ir pra ruas cobrar , exigir,denunciar, fazer valer o que se fala no blog . De nada adianta ir assistir as reunioes da camara se ficamos todas estagnados diante do que vemos. Na pratica o que o MMC tem feito?PENA , MUITA PENA, MAS CAPELINHA TEM JEITO NAO. TEM UMA PARTE DO POVO QUE É MUITO LERDA E A OUTRA PARTE É MUITO ESPERTA E É ESSA PARTE QUE ESTA LA NO PODER ,DENTRO DA PREFEITURA , MANDANDO E COMETENDO IRREGULARIDADES. Um concurso de cartas marcadas acabou de ser realizado e ai? Porque as provas nao foram entregues????e kd o MMC?

    ResponderExcluir
  3. "Na pratica o que o MMC tem feito?PENA , MUITA PENA, MAS CAPELINHA TEM JEITO NAO".

    Impressionante a tranferencia de culpa.1 : o MMC já postou zilhoes de vezes qual o seu objetivo : educaçao politica e isso ele faz,tanto é que vc esta aqui postando.Antes nao tinha nenhum canal nem que fosse para reclamar.
    2 Ate as pedras da rua sabem que a boa parte dos colobaradores do MMC mora em BH ou outros lugares.Morando fora ,o que podemos fazer alem desse enorme esforço de manter o blog atualizado embora TODOS ou trabalham e estudam .Entao, quem tem que fazer algo é quem mora em Capelinha e sente de perto o drama.Quem escreveu a mensagem e se mora em Capelinha bem podia organizar alguma coisa e nao ficar esperando que alguem saia do PR,RJ,BH,SP para fazer a parte que cabe a quem mora ai,em Capelinha.

    ResponderExcluir
  4. Em resposta ao Anônimo "23 de maio de 2011 20:33"

    Então meu amigo, as coisas não funcionam instantaneamente assim como você colocou. O blog vem sim plantando sementes de novos tempos na política em Capelinha.

    Levar o povo a pensar criticamente a realidade, já é um grande passo!

    Entendermos que nessa política coronelista não há "salvador da pátria" também é importante! Não há ninguém que vá fazer um bom trabalho em Capelinha sem que o povo não esteja presente com suas reivindicações.

    Não dá para esperar que uma dúzia de pessoas vá mudar algo em uma cidade. Precisamos de mais pessoas que comungam da ideia, precisamos de mais pessoas que amam essa cidade e queira lutar pelo bem deste povo.

    Para que isso aconteça, é preciso agir prmeiramemente no campo moral e intelectual, e depois cultural.

    Basta você perceber nos comentários, TODOS postam como Anônimo, ainda vigora a cultura do medo dos coronéis em pleno 2011! Somos DEMOCRACIA, e esta DEMOCRACIA deve ser construida pelo povo.

    Afinal o dinheiro que eles administram vem de nossos impostos, se o dinheiro é nosso, nós devemos fiscalizá-lo. Em países onde não vigora a " Lei de Gérson", a população não precisa ser dar a esse trabalho, mas falamos de Brasil e o cambalacho rola solto aqui desde 1.500. Precisamos de uma outra cultura. Esse têm sido o objetivo do Blog.

    Concordo com você que temos que partir para a ação, mas antes, é preciso conhecer a realidade para depois atuar, ao contrário, cairemos num pragmatismo ineficaz e inconsistente.

    A petição ainda não foi protocolada, e não por que esquecemos. Se você observar, verá que não houveram nem 150 assinaturas, por que tão pouco?
    Há ainda o medo meu amigo! Temos que trabalhar isso e mostrar o poder que os cidadãos têm nas mãos de, poderem juntos, transformar essa cidade.

    Há muito o que ser feito, não consideramos que a realidade é irremediável o que "não tem jeito" como você diz, "tudo vale a pena se a alma não é pequena."

    Ajude-nos a construir o Movimento, convide outras pessoas, sugira ideias...

    Precisamos de muitas pessoas pensando junto, aí sim, teremos uma cidade para o povo!

    Ajude-nos nessa empreitada...

    Um abraço!

    Alexandre Macedo

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com