sábado, 10 de março de 2012

O papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito municipal

Busto de Montesquieu, principal idealista do Estado Moderno
Por Alexandre Macedo
(Texto publicado pela Revista Avisa, Capelinha-MG, 2ª Ed. Março-2012)

É de suma importância a nós cidadãos compreendermos a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito municipal para que assim compreendamos de fato o nosso sistema político. Pode-se dizer que eles são os três pilares nos quais estão apoiados toda a sociedade, pois determinam toda a dinâmica social e política do País.

A criação dos três poderes teve origem com o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.) e foi implantada por Montesquieu (1784). Foi este o responsável pela Teoria da divisão dos poderes contida em seu livro “O Espírito das Leis”. Montesquieu acreditava ser preciso dividir o poder do Estado que era  concentrado apenas nas mãos de uma só pessoa, ou seja, somente do rei. Tal sistema já não mais contemplava os anseios dos cidadãos dos países onde tal modelo existia. Com a divisão em três poderes, Montesquieu esperava que assim fosse possível combater a tirania e o autoritarismo do rei. Dessa forma, criou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada poder passou a ter uma função específica e independente. Nenhum dos poderes funciona isoladamente do outro, todos são interdependentes e possuem igual importância. Suas funções são:

Poder Executivo: Como o próprio nome já diz, cabe a este poder a função de  executar as leis, ou seja, colocar em prática as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. É também de sua responsabilidade a tarefa de administrar os interesses da população, já que os membros do Executivo são os maiores representantes do povo, eleitos de forma democrática com o dever de governar segundo os interesses e necessidades da população organizada em coletivos, ou seja, sociedade civil organizada. O Poder Executivo no âmbito municipal possui sua representação máxima na figura do prefeito, mas não se restringe a ele, pode ser representado também pelos secretários, assessores e membros dos conselhos. Sendo o prefeito, a figura máxima do Executivo no âmbito municipal, deve, para que realize uma gestão que atenda os anseios da população, se reunir constantemente com a sociedade a fim de reunir as reivindicações dos coletivos e com eles encontrar as possibilidades para a satisfação das necessidades do município. No âmbito estadual e federal o Poder Executivo é representado pelos governadores e Presidente da República.

Poder Legislativo: É responsável pela elaboração e aprovação das leis. Além disso, tem como dever primordial a fiscalização do orçamento público e administração do Poder Executivo. No âmbito municipal é exercido pelos vereadores e estes devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de  vida da população, sendo mediador entre o povo e o prefeito. Faz-se necessário que os vereadores possuem vínculos estreitos com os coletivos ao qual representa para que não haja um distanciamento dos cidadãos com o poder público. O vereador é um dos principais responsáveis a estimular o povo a participar das decisões políticas, pois é eleito para representar a vontade daqueles que o elegeram por meio do voto. E para contemplar a vontade daqueles que lhe confiaram o voto é preciso que o vereador esteja constantemente reunido com a população, pois assim absorverá várias ideias de projetos que contemplem seu eleitorado. É de fundamental importância esta relação representante/ representado, pois ambos os lados colaborarão para o pleno exercício democrático, sendo que tal relação é necessária tanto para o cidadão compreender o funcionamento da política local quanto para o vereador exercer seu mandato com tranquilidade, já que a população acompanhou seus esforços.

Poder Judiciário: Possui a função de zelar pelas leis. Deve fiscalizar para que as leis sejam cumpridas e zela também pelos direitos dos indivíduos. Este poder é exercido pelos Juízes e Promotores de Justiça.
Existe também aquele que é considerado o nosso “quarto poder”, ou seja, o Ministério Público. Este órgão está a serviço, primeiramente, aos cidadãos, já que é responsável por garantir a democracia no País. É independente do Executivo, Legislativo e Judiciário e tem como dever primordial a fiscalização destes. Foi criado com o intuito de fortalecer e concretizar as promessas contidas na Constituição Federal. Toda vez que um (a) cidadã(o) se sentir violado em seus direitos, deve recorrer ao Ministério Público para poder garantir seus direitos previstos em todas as legislações (Constituição Federal, Direitos Humanos, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, etc.).

Cabe também ao Ministério Público toda e qualquer infração que ameace a democracia, visto que esta foi uma conquista árdua do povo brasileiro. Sendo assim, o MP é responsável por fazer prevalecer a democracia, ou seja, a vontade do povo acima de qualquer autoritarismo político. Qualquer cidadão pode acionar o Ministério Público que manterá sigilo sobre toda e qualquer denúncia.

Apesar da organização automática do Estado por meio dos três poderes e do Ministério Público, é de fundamental importância a participação direta dos cidadãos em todas estas esferas. Por exemplo; para que o MP possa apurar alguma negligência dos três poderes, precisa contar com a colaboração do cidadão para obter provas que possam ajudar na investigação das irregularidades. Da mesma forma é o Poder Executivo, é preciso a participação direta da sociedade civil para que o processo político aconteça nos moldes da Constituição Federal, ao contrário, não haverá fiscalização. Quando não há fiscalização a corrupção sempre vem à tona. É preciso entender que os três poderes existem para servir aos cidadãos, mas para que estes funcionem com efetividade é extremamente indispensável a participação de toda a sociedade na vida política do município. Somente assim poderemos sonhar com novos tempos na nossa política, não mais delegando toda a confiança nos representantes e sim, junto com eles, participar ativamente da dinâmica política e social de nossos municípios.

Alexandre Fernandes Macedo
Assistente Social
Colaborador do Movimento Muda Capelinha
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

28 comentários:

  1. Gostei bastante desses anucios,pois me ajudou bastante nos trabalhos da escola e provas.amei,amei,aaaaaameeeeeeeeeiiiii!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e usou as informações no seu aprendizado escolar! Essa matéria foi escrita pelo Alexandre, um dos colaboradores do Movimento Muda Capelinha, uma iniciativa de algumas pessoas indignadas com a situação política da nossa cidade. Ficamos curiosos, pois apenas no último mês a postagem foi acessada quase 600 vezes. Até então ela não tinha alcançado muito sucesso, rsrs. Imaginamos realmente que essas informações estivessem sendo acessadas por estudantes. E esse é o nosso propósito!

      Sinta-se a vontade para voltar mais vezes e explorar nosso blog!

      Só uma dúvida: de qual cidade você é?

      Excluir
    2. Tambem gostei bastente me ajudou muito

      Excluir
    3. Tambem gostei bastente me ajudou muito

      Excluir
    4. legal tambem me ajudou quando eu tava no 4 ano agr tou no 6

      Excluir
  2. MUITO BACANA!!! VCS ESTÃO FAZENDO UM BELO TRABALHO, O DE ESCLARECER, FAZER-SE LUZ, CITAÇÃO E ENTENDIMENTO DA PARÁBOLA DA CANDEIA, CITADA PELO EVANGELISTA MATEUS.

    ACHEI MTO ESCLARECEDOR A OPINIÃO DESSE BLOG:

    http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3839300
    BOM TRABALHO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Nossa intenção é exatamente divulgar informações (que já são públicas) do forma simplificada.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá,
    Tenho uma pesquisa de história para o dia 22/02/2013
    e um dos itens é "QUEM EXERCE CADA PODER POLÍTICO".
    Por favor,alguem pode me ajudar a responder esta pergunta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. adoreii pois me ajudou muito para fazer meus trabalhos escolares!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo. Mto bom! Estou estudando para um concurso e me ajudou bastante, obrigada ;)

    ResponderExcluir
  6. Da hora!!!!!!!!! Fazendo pesquisa pra minha escola de Linhares-ES

    ResponderExcluir
  7. Qual deles tem mais poder ??

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante sempre ouvia falar nos jornais sobre estes poderes mais não sabia ao certo o qual o papel de cada um. Muito obrigada pela informação.! Você me ajudou a ser uma cidadã mais informada.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo me ajudou bastante na escola tirei 10.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante !gostei muito. Apesar de que conhecimento político pode mudar alguma coisa por algum anos,ou por algumas décadas,tenho a plena convicção que não mudará o curso da humanidade; não fará um mundo melhor. E nao venham dizer que sou religioso. A propria historia deixa evidente essas certezas. (O problema e a solução para humanidade está dentro de nos )e não fora!!!nosso ego nos faz achamos que somos inteligentes.não somos!!!aí ha inteligencia:quando admitirmos que não somos. Os "intelectuais "deveriam estudar biologia.

    ResponderExcluir
  11. gostei mais tinha q ter poder judiciario municipal estadual e federal

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito viu, Me ajudou bastante nos trabalhos e também na prova, pois tirei nota muito boa com esse texto, espero ter mais trabalhos para explorar o bloog obg

    ResponderExcluir
  13. Interessante .. mas o Poder Judiciário está falando mais do Ministério Público do que dele próprio

    ResponderExcluir
  14. Beleza isso é informação!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns , muito bem explicado, ou seja intendido. É sempre bom sabermos dos nossos direito !!!

    ResponderExcluir
  16. Um dos Três Poderes do Estado Brasileiro poderia opor resistência ao outro? Digo, eles seguem o princípio de autonomia de Montesquieu?

    ResponderExcluir
  17. Muito bom,com esforços de todos é possível mudar sim, as leis existem e é dever de todos entendelas.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com