quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Povo do Vale se movimenta para ter Universidade perto de sua casa




Um abaixo-assinado, proposto pelas redes sociais do Vale do Jequitinhonha, foi colocado no internet, nesta tarde de quarta-feira, 24.08.11.

É um protesto contra a criação de campus da UFVJM em cidades fora do Jequitinhonha e Mucuri.

Clique no endereço abaixo, assine e mostre que você deseja o desenvolvimento sustentável e humano para você, sua família, seus vizinhos, seu município e todo o Vale do Jequitinhonha.
Vamos lutar para os jovens e adultos do Vale não precisarem sair das suas casas, de onde vivem com suas famílias para estudar ou trabalhar fora. 

Texto do Abaixo-assinado
Pela descentralização da UFVJM com campus em cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri!

Para:Presidenta Dilma Roussef, Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação


 Há pelo menos dois séculos que o Vale do Jequitinhonha vive o circulo vicioso de migração-pobreza-migracão, conseqüência de um processo de absoluto abandono do Estado Brasileiro, seja aquele do Brasil Colonial ou do Brasil Independente. A expectativa de ruptura com tal processo histórico perverso nasceu das políticas sociais do governo Lula, particularmente com a instalação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nela, foram depositados os melhores anseios de um Vale com redução das desigualdades sociais, expansão do leque de profissionais capazes de atrair investimentos sustentáveis e de suprirem demandas tanto da iniciativa privada como da esfera pública, de modo a favorecer que esta última efetive suas políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento regional. Entretanto, a orientação do atual Governo Federal – instalação de pólos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em cidades de outras regiões - frustra todo o povo do Jequitinhonha e Mucuri, fazendo-o (re) experimentar o gosto amargo da indignação, o sentimento de desrespeito e de extração do que legitimamente lhe pertence para usufruto de outrem, tal como ocorreu com seus diamantes e ouro no Brasil Colonial. Com este horizonte, estamos mobilizados para que a nossa mais nova pedra preciosa – a UFVJM –se consolide e expanda no território para o qual ela foi originalmente criada: os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Se a sede da Universidade na região está em Diamantina, falta contemplar ainda as cidades pólos do Alto Jequitinhonha (Capelinha/Minas Novas), Médio Jequitinhonha (Araçuaí/Itaobim) Baixo Jequitinhonha (Almenara/Jequitinhonha/Pedra Azul). Este é um apelo racional: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deve pertencer à sua região. Esta é a nossa luta e convidamos você a dela participar, enfileirando-se conosco pelo bem do Jequitinhonha e Mucuri. 







Os abaixo-assinados querem a sua Universidade nas cidades do Vale do Jequitinhonha

Ao Governo Federal, à Reitoria da UFVJM e representantes políticos, solicitamos encarecidamente: deixem a nossa pedra preciosa consolidar-se nas terras que são as suas e refletir seu brilho nos olhos de sua gente. 

Pela descentralização da UFVJM com implantação de campus em cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri! 

Por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e comprometida com o desenvolvimento sustentável do Jequitinhonha e Mucuri! 

Pela participação popular nas definições do planejamento estratégico da UFVJM! 


Fonte: Blog do Banu

8 comentários:

  1. Pra reverter essa situação só a sociedade de Capelinha e todo Vale do Jequitinhonha unida! Até agora os governantes locais não deram um pio sobre o assunto, estão parados.

    ResponderExcluir
  2. Nao podemos esperar que politicos do Jequitinhonha acordem para o seculo XXI ,nao.A sociedade civil organizada vai dar carona para eles.Espero que sejam muitos a assinar a petecáo publica mesmo que o polo nao fique em Capelinha.Os polos sao do Vale e nele devem ficar !

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,isso sim é uma Causa q devemos lutar por ela,pois infelismente os Políticos de nossa Cidade,só se preocupam com interesses Próprios, e estão pouco se lixando pro Povo!
    Então vamos pedir e divulgar pra que todos assinem essa Petição!
    Eu já assinei, e estou divulgando!
    Desde que estudava sempre quiz fazer uma faculdade,mas não tive condição na época pra sair daqui e estudar,imagino q muitos hoje vivem essa mesma situação.Sempre sonho com uma Faculdade aqui em Capelinha, e sei ainda consiguirei ver isso!
    Vamos todos juntos lutar por isso!

    ResponderExcluir
  4. Nao é politico que vai correr atras de nada,nao,moco.Nao espere nada deles a nao ser muita vaidade.Nos é que vamos correr atras,sacou?

    ResponderExcluir
  5. NÓS FALAMOS MUITO... A POLITICO É ISSO POLITICO É AQUILO, MAS AGIMOS POUCO, VOMOS COMEÇAR A COBRAR DAS PESSOAS QUE COLOCAMOS LÁ. POR QUE FALAR É FACINHO, AGORA QUEREMOS VER COBRANÇA, RESULTADO, NÃO ADIANTA NADA TODOS FALAREM, E DEPOIS FICARMOS QUIETOS. VAMOS NOS UNIR E COMBRAR, ISSO SIM É O CERTO A FAZER!

    ResponderExcluir
  6. Douglas ,Alexandre : que isso de queremos Universidade perto de casa? Nos queremos o que é de direito do Jequitinhonha e nao facilidade .Esta manchete pode ser interpretada como acomodacao,um rotulo que ja temos nos organismos públicos das Minas ,que pensam que os Gerais sao assim ,mais ou menos,preguiçosos,como descreve Margarida Moura em seu livro.
    Nao adotei a manchete,nao.Zara.

    ResponderExcluir
  7. A postagem é uma replicação do que está publicado no Blog do Banu:
    http://blogdobanu.blogspot.com/2011/08/abaixo-assinado-ufvjm-e-nossa.html

    ResponderExcluir
  8. A reuniao do Conselho da UFVJM foi adiada ! Temos uma luz no fim do tunel! Agora,é planejar novos lances para que os polos fiquem em alguma cidade do Vale e,se nao for pedir muito,em Capelinha, de preferencia .Capelinha poderá formar estudantes de propria cidade e de : Angelandia, Agua Boa,Santa Maria do Suacui, Turmalina, Setubinha,Aricanduva,Itamarandiba, Minas Novas, Berilo ,Chapada do Norte .Mais alguma a 1 ,1 h 30min de Capelinha ? E ainda atende os dois Vales .

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com