quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Considerações sobre os efeitos de não se consultar a comunidade na tomada de decisões

Diante da entrevista (que pode ser ouvida neste link) na qual estavam presentes várias autoridades do nosso município temos a dizer que, desta vez, a informação chegou à população da forma como deve chegar. Executivo, Legislativo, responsáveis pela cadeia (futuro presídio), Polícia Militar e Pároco se reuniram para esclarecer à população capelinhense sobre o que seria realmente a assunção da cadeia pública.


Porém, queremos ressaltar alguns aspectos que necessitam de uma atenção especial. Seguem abaixo:

1.   Não foi causado nenhum “terrorismo” na cidade. O que aconteceu foi que cidadãos preocupados com nossa cidade buscaram informações precisas sobre tal acontecimento, já que isso não foi anteriormente discutido por meio de uma audiência pública. Torcemos para que ninguém interprete as ações de cobrança, denúncia ou qualquer outra ação realizada por meio do blog ou qualquer cidadão como perseguição ou “vandalismo”. Os muitos direitos conquistados pelos brasileiros foram garantidos por meio de ações dos movimentos sociais do Brasil que cobraram e pressionaram, afinal, a Constituição nos dá o direito de exercer o poder , além da via representativa, também por maneira direta. E esse tem sido o papel do Blog MMC, da Associação de Moradores do Aparecida e outros órgãos que representam a sociedade civil em Capelinha. A crítica do cidadão deve ser “acolhida” e não “tolhida”! Manifestações dessa maneira são denominadas como “participação popular e controle social” e são extremamente indispensáveis à democracia. É uma forma justa de também decidir e assegurar ao povo o poder que a Constituição lhe assegura. Infelizmente, na nossa região e em vários outros lugares, atribui-se o poder somente aos representantes e se esquece do principal protagonista do processo democrático, o povo, que é lembrado e “bajulado” somente nas eleições. Isso tem que mudar!


2.  Os vereadores presentes alegaram que o projeto foi amplamente discutido na Câmara e em reuniões internas. Sim, mas a discussão na Câmara se restringe apenas aos nossos vereadores. A Câmara é um lugar para legislar (fazer ou decretar leis) e não espaço para discussão com a comunidade! Lugar de se discutir democraticamente com o povo é na praça pública ou qualquer outro espaço onde o povo possa opinar. Perguntamos: na Câmara Municipal ou em reuniões internas o povo pode expor sua opinião ou contrariedade? Por isso, da próxima vez que houver algum projeto polêmico, que seja realizado de maneira democrática por meio da audiência pública, convocando todas as autoridades e principalmente moradores do bairro onde será implantado o projeto.


3.  Não se deve culpar o cidadão por não ir às reuniões realizadas pela Câmara. Quem já foi comprovou! As reuniões na Câmara Municipal são extremamente fadigantes, algumas se encerram muito tarde (depois das 23 horas!) e o cidadão que trabalha cedo não tem condições de permanecer até o término. Uma ótima idéia, que já foi proposta por este blog, é que ao invés de duas reuniões mensais de longa duração houvesse cinco ou seis reuniões com durabilidade menor de tempo. E que as pautas fossem publicadas com antecedência à população por meio de sites, jornais e rádios. Dessa forma, a população tem mais disponibilidade em participar e acompanhar o Legislativo fazendo com que as reuniões se tornem mais agradáveis.


4. Não houve divulgação de “boatos” e “distorção” dos fatos na postagem do blog. Diante das informações contidas na postagem não houve a intenção de “distorcer” nenhuma verdade. Primeiramente é preciso lembrar que a verdade que existia até então era somente aquela, por isso é importante levar adiante tais “boatos”. O povo possuía uma versão, o Legislativo e o Executivo possuíam outras que guardavam apenas para si. Portanto, foi preciso que as informações entrassem em confronto para que a verdade fosse esclarecida. E isto é muito válido, não pode ser entendido como “caos” ou “terrorismo”. As informações estavam na boca do povo, pois foram elas que chegaram pelo fato das pessoas residentes no município não terem sido consultadas e esclarecidas quanto ao projeto. Mais uma vez faltou transparência, mas que depois da entrevista, o fato ficou bastante esclarecido a todos! Lembrando que a entrevista na Rádio Aranãs deveria acontecer antes do fato consumado. Numa democracia, o povo não deve permanecer na posição de “marido traído” que é sempre o último a saber da traição. Deve ser sempre o primeiro a saber do que se passa na cidade, pois tais coisas são realizadas com o nosso dinheiro não é mesmo?


5.  Precisamos de transparência! Com o avanço da democracia no Brasil por meio da Constituição de 1988 que assegura em seu Art 1º que “todo poder emana do povo” é urgente em Capelinha que tal direito seja implementado de fato! Quando há transparência, não ocorrem “boatos”! Se a população soubesse da verdade, tal como foi esclarecida na Rádio Aranãs, não haveriam “distorções” sobre o caso. Muitas vezes, o cidadão preocupado com assunto, acaba recebendo noticiais de todas as espécies pelo fato de não ouvi-las do Executivo, do Legislativo ou qualquer outra autoridade que, por obrigação, deveria fornecê-las! Portanto, se as notícias se “distorcem” é devido à falta de transparência e ao não uso de ferramentas democráticas garantidas na nossa Constituição, como a Audiência Pública. Que a partir de agora, Audiências Públicas sejam freqüentes em Capelinha, fica a lição... E quando o assunto é “transparência”, não devemos esquecer da principal, ou seja, transparência nas contas da Prefeitura! Quanto entra? Quanto sai? Quanto tem em caixa? A democracia é impossível sem a transparência!

6.  Eleições próximas: As eleições se aproximam e como é de se perceber claramente, os cidadãos capelinhenses não são mais tão passivos como até alguns anos atrás. Graças à democratização das informações por meio da internet, temos a oportunidade de aprender sobre as leis que regem nossa sociedade, sobre nossos direitos, a cidadania, sobre as verbas que chegam ao nosso município, sobre a importância de participar diretamente da administração, etc. A população se torna cada vez mais crítica e não aceita passivamente as decisões que nos sobrevém de “cima para baixo” sem antes haver uma ampla discussão e  permissão do povo quanto aos atos. A vida pública exige que as pessoas que se candidatam à ela, sejam pessoas transparentes, que saibam acolher críticas, que estejam presentes com o povo, que possuam uma visão do bem estar coletivo, e que acima de tudo, tenham um grande amor pela grande política. Ou seja, aquela política que interfere na vida das pessoas levando à elas qualidade de vida e bem-estar em todos os setores (saúde, educação, lazer, esportes, habitação, transportes, assistência social, entre outros) e que não tenham práticas condizentes com a pequena política (aquela do “fundo de cozinha”, do falar “mal” do outro, das “briguinhas” internas, etc.). O Movimento Muda Capelinha acredita no potencial das pessoas da nossa cidade e tem como ideal colaborar para que Capelinha não seja só pólo econômico (fato que não significa muito, levando-se em conta a existência da desigualdade econômica no nosso município), mas que seja reconhecida pela cultura, pelo esporte, pelo lazer, pela saúde e por todos os outros aspectos relevantes. Que seja uma cidade que desenvolva efetivamente o potencial que tem! E para isso, a política tem papel fundamental, pois é por meio dela que é decidido o nosso futuro. Por isso é importante a participação de todos na coisa pública, quanto maior o coletivo, maior a ação e maior a proporção, para que assim, toda a comunidade seja atendida.

7.   Conclusão: Quem ouviu a entrevista e não tem conhecimento da realidade pode até pensar que não há problemas em Capelinha! Não é isso que a população entende. É preciso aprender a dialogar, a ser claros, a consultar a população antes de tomar decisões de qualquer natureza. 

37 comentários:

  1. É por isso que eu digo, Vamos acabar com essa coisa de fazer tudo às escondidas.. Ano que vem é eleição, vamos fazer a mesma coisa que eles fazem com a gente, VAMOS FAZER DIFERENTE, vamos tirar essa corja da administração no voto.
    CAMAPANHA: CAPELINHA QUER RENOVAÇÃO JÁ.......

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE : PARABENS AO MMC PELO BRILHANTE TEXTO ACIMA, POIS NESTE MOMENTO, TUDO QUE TODOS OS CIDADAOS CAPELINHENSES GOSTARIAM DE DIZER ESTA ESCRITO NELE, A MAIS PURA EXPRESSAO DO NOSSO SENTIMENTO, POIS TAMBEM NAO VIMOS TERRORISMO E NEM CAOS EM CAPELINHA , VIMOS APENAS CIDADAOS EXERCENDO O SEU DIREITO DE TER INFORMAÇÃO SOBRE NOSSA CIDADE, POIS A ELA SO QUEREMOS BEM, PENA QUE MUITOS ENTENDEM ESSES QUESTIONAMENTOS DE OUTRA FORMA. E AO BLOG DO MMC E AO JORNAL A CIDADE NOSSO MUITO OBRIGADO , POIS FOI GRAÇAS A MOBILIZAÇÃO DESTES DOIS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO QUE HOJE A POPULAÇÃO ESTA ESCLARECIDA SOBRE O TEMA EM QUESTAO.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o comentário. Falou o que eu queria falar. Ressaltando que no final quando se fala rádio aranãs se entenda que o cala a boca que a radio tem levado deve ser muito bom porque não entra nada contra a prefeitura mais na rádio. Alguém que trabalha na prefeitura podia tornar público quanto a Aranãs recebe no ano.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí MMC se não fosse graças a iniciativa de vcs, ninguém saberia o que se passa debaixo dos panos sobre a assunção da cadeia. Agora é preciso divulgar quais são os planos e projetos a serem implementados na cadeia, a informação tem que ser completa, não basta apenas um esclarecimento das autoridades competentes dizendo que o projeto é maravilhoso, eu quero saber o que é vai acontecer de fato, isso tambem tem de ser divulgado.

    ResponderExcluir
  5. Pois eu continuo atento.Se a cadeia passa a ser administrada pelo governo do Estado, este tem prerrogativa de fazer o que bem entender ,ate mesmo transformar cadeia em presidio e presidio em penitenciaria.
    Seria bom que estes vereadores com tantos anos de vereanca quanto urubu de voo ,apresentem bons projetos também para a população trabalhadora e nao só para indivíduos que estão presos .

    Nao há casos em que uma população com contigente tao pequeno de policial tenha dois vereadores representantes desta categoria.Nem que esta categoria fosse a mais respeitada do País.

    ResponderExcluir
  6. Tambem gostaria de deixar meus parabéns ao "MMC" e ao Jornal "A cidade", veículos de informação dignos de admiração, que se mobilizaram juntamente com a sociedade em torno dessa causa. Isso serve para demonstrar que nossos cidadãos estão amadurecendo e finalmente exercendo o direito à liberdade de expressão, algo tão frágil e praticamente inexistente na nossa pequena cidade. Isso serve também de alerta aos nossos políticos, "Nós estamos de olho", só quando a sociedade se organiza é que as suas demandas são ouvidas, aí está a grande prova.

    Lamentável as acusações feitas pelo vereador Laerte ao MMC, um típico vereador adepto do coronelismo que não suporta ouvir críticas e vê em tudo que lhe é contrário "interesses eleitorais" , sendo que este mesmo vereador, um lobo vestido em pele de cordeiro, age pura e simplesmente em nome dos mesmos interesses eleitorais que ele condena.
    Então aqui fica o registro das minhas sinceras parabenizações, continuem nessa jornada companheiros. MMC e Jornal A cidade são a vanguarda dos meios de comunicação com compromisso social em capelinha!

    ResponderExcluir
  7. Estes embustes de vereadores, eleitos por votos comprados, que vivem a fazer "caridade" com os nossos impostos devem,a bem da própria futura candidatura, aprender a respeitar os movimentos sociais. Penso que no MMC ninguem é rival de nenhum candidato, ja que boa parte mora fora e estuda. Nao tem tempo para cumprir mandato eleitoral. Chamar de terrorismo a legitima participacao popular só poderia vir de vereadores com os olhos pregados no umbigo e desconhecem que o mundo vai muito, muito mais além.

    Nada mais será como antes! E bom que se acostumem ... Ou larguem o osso ... Pode ser que nao haja mais caldo a sustentar este bando de parasitas .

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que eu percebi? hoje os atuais comentários postado no MMC, estão sendo muito construtivos.

    Se antes era só para poder criticar, hoje eles fundamentam e trazem questionamentos sérios.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  9. O QUE O MMC FEZ? SURTOU? FALOU DO QUE NÃO SABIA E AGORA QUE PASSOU VERGONHA, DEVERIA TER A DIGNIDADE DE ASSUMIR QUE ESTAVA ENGANADO OU QUE EXAGEROU COM O "XÓ CADEIÃO". AO INVÉS DISSO RESOLVEU DISPARAR SUA METRALHADORA PRA TODO LADO.MAS É FÁCIL, POIS ESCONDIDO ATRÁS DE UM TECLADO, QUALQUER UM É MACHO...ATÉ GOSTAVA DO MOVIMENTO, MAS VCS ERRARAM E NÃO SOUBERAM ADMITIR ISSO

    ResponderExcluir
  10. Uai... dia desses o delgado teve na rádio falando tudo sobre a assunção da cadeia. inclusive sobre o concurso, as vagas e muitas outras informações. Lembro que nesse dia o Cleuber, que é vereador explicou muito bem como seria o processo. O MMC agiu por impulso e espalhou na rede que estava vindo um cadeião pra capelinha. Isso não é verdade. seria bom se vcs admitissem que erraram. Que tem de mal nisso. O comunicado que vcs emitiram é cheio de desculpas esfarrapadas e acusações indevidas. Só pode ser escrito por algum capelinhense que mora fora e que tá boiando nesses assuntos. Quer uma cidade pequena, com uma cadeinha comandada por um Cabo apenas, mude para Paiol Vleho...rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  11. voces sabiam que o jornal a cidade foi totalmente banido, o mesmo não presta serviços para a prefeitura e nem para a camara. o coitado só porque denunciou ou bateu de frente com o laerte.

    ResponderExcluir
  12. Saiu hoje na primeira página do Jornal um comunicado de que o jornal a cidade vai parar de circular.

    que pena, quero ver se capelinha vai achar alguém que tem coragem para começar outro jornal

    ResponderExcluir
  13. O MMC está certo tem que ficar em cima mesmo... se não os politicos deitam e rolam... Parabéns MMC fiscalizem sim, debatam sim, busquem uma população mais democratica e esclarecida... e isso aii... e ainda tem muita agua para rolar as eleições vem ai e o bicho vai pegar... Coronelismo, vereador comprado, vereador folgado, vereador que só sabe cuidar de seus próprios interesses, fora já!

    ResponderExcluir
  14. OS VEREADORES QUEREM CALA A BOCA DA POPULAÇÃO, PASSANDO POR CIMA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE NÃO SE RENDEM AOS SEUS INTERESSES... FORA BANDO DE FOLGADO!

    ResponderExcluir
  15. APOS FECHAR O JORNAL A CIDADE, O PRÓXIMO PASSO SERÁ TIRAR OS SITES E BLOGS DE CRITICA A PREFEITURA E CAMARA DO AR... AHHH! CAPELINHA TÚ AGORA VAI SER PERFEITA! KKKKKKKK SÓ NA MENTE DESTES VEREADORES MESMO

    ResponderExcluir
  16. O delegado foi na rádio falar sobre esse assunto? Grandes coisas! Isso deveria ser discutido com a comunidade sim! Eu como capelinhense me senti insultado quando ouvi dizer que a tal "assunção" era grande feito pra Capelinha. Ora ora! Nada foi conversado, a coisa foi imposta! Os boatos surgiram por causa disso é fato! Além disso nada me convence que não há possibilidade da cadeia ser aumentada futuramente. Essa é uma política do governo de Minas e tamos carecas de saber que isso muda de acordo com as vontades de quem tá no comando. Se o MMC busca mais participação tem que fazer o que fez mesmo!

    ResponderExcluir
  17. A verdade é que o MMC deve tá com a cara grande, porque após o esclarecimento na rádio prevaleceu a fala dos que mandam e voces tiveram que colocar o rabinho entre as pernas e ficar sem fazer nada...

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkk! "prevaleceu a fala dos que mandam"... É por conta de pssoas com pensamentos pequenos como esse que Capelinha não vai pra frente. Tem que consultar a população, o nome disso é democracia! Acho que ninguém ficou com rabo entre as pernas. na verdade teve gente com rabo entre as pernas sim. quem foi na rádio prestar esclarecimentos foram "os que mandam" não quem questionou o autoritarismo.

    ResponderExcluir
  19. CAPELINHA HOJE É UM CENARIO DE PERSEGUIÇÃO E CORRUPÇÃO, BASTA OLHAR O HELIO DO JORNAL PORQUE ANDOU FALANDO ALGUMAS VERDADES FOI PROIBIDO DE CIRCULAR, QUEM NÃO É BOBO É O SOU MAIS MINAS SABENDO DO RISCO A REVISTA BABOU BABOU E BABOU OS OVO DO LAERTE.
    TA CERTO PARA CIRCULAR TEM QUE FALAR BEM.

    ResponderExcluir
  20. AINDA BEM QUE PELO MENOS 03 DESTES VEREADORES NÃO PODERÃO SER CANDIDATOS A NADA.(INFIDELIDADE PARTIDARIA), O PR ESTÁ CERTO EM NÃO DEIXAR ELES CANDIDATAR( E TINHA GENTE SONHANDO SER PREFEITO KAKAKAKAKA). AFINAL DE CONTAS SÓ PRESTOU MESMO PRA TRAZER CADEIÃO PRA CAPELINHA, OU SEJA NÃO PRESTOU PRA NADA.

    ResponderExcluir
  21. Devemos unir a favor da população, passam anos e sempre a mesma ´´ladainha´´, direitos e deveres devem ser seguidos o povo de capelinha já passaram por muitas coisas, devemos sim mostrar a realidade do nosso município.

    ResponderExcluir
  22. É verdade que o Jornal A Cidade vai parar de circular? Então a caça as bruxas começou cedo! Dá medo dessa cidade...

    ResponderExcluir
  23. Tudo bem, agora TIRA UM BLOG DO AR QUE EU QUERO VER...

    Uma salva de palmas ao MMC, e viva a internet 2.0.

    ResponderExcluir
  24. Quem está com o rabo entre as pernas há anos é o povo de Capelinha que vive nas mãos deste sistema político ultrapassado.

    Abramos o olho: uma cadeia que foi feita pra comportar apenas 66 e hoje conta com 100... com o índice de criminalidade aumentando a cada dia, lógico que em breve alguém vai mandar aumentar a cadeia e aí, será um passo para torná-la numa outra coisa. A assunção da cadeia pode ser o descenso da cidade.

    ResponderExcluir
  25. Bando de desinformados. O Jornal A CIDADE publicou um informativo dizendo que suspenderá as publicações durante um período e que logo retornará ao normal. Tudo o povo vê política no meio, não tem nada disso.

    ResponderExcluir
  26. Esse MMC tinha de mudar o nome. Só querem tumulto, tudo pra eles tá ruim, vêem problema em tudo e se não tem , eles caçam jeito de colocar. Tomara Deus que uma hora dessas eles acertem e consigam alguma coisa proveitosa pra nossa cidade.

    ResponderExcluir
  27. Pois é meu caro, acontece que esse movimento tá ajudando a criar em Capelinha um sentimento de que as pessoas devem e tem o direito de participar da política que diretamente lhes afeta. Só de promover o sentimento democrático é um ganho enorme. Essa cidade tem poucos espaços (físicos/eletrônicos) onde os cidadão de Capelinha podem discutir abertamente os problemas do lugar. Se o MMC acaba acaba é uma perda.
    Além disso meu caro, a cidade tem problemas. Qual é o problema de criticar o que tá errado? Além disso já vi várias postagens em que esse blog elogia ações dos poderes públicos. Se vc pegou o bonde andando recomendo que leia algumas postagens anteriores.

    ResponderExcluir
  28. QUE VERGONHA A ATITUDE DESSE MOVIMENTO ESPALHA BOATO! DEPOIS DE TUDO AINDA NÃO RECONHECEM QUE ESTÃO ERRADO. POR TRÁS DESSE MMC TEM É UM BANDO DE ARROGANTE MENTIROSO! ANTES DE FALAR MERDA VOCES DEVIAM AO MENOS PESQUISAR A RESPEITO DO ASSUNTO PRA TER CERTEZA SE ESTAO FALANDO A VERDADE, NÃO FICAR DANDO OUVIDO PRA BOATO FURADO, ISSO NÃO É ATITUDE DE GENTE SÉRIA E COMPROMISSADA COM A VERDADE!

    ResponderExcluir
  29. E AGORA COMO DA OUVIDOS PARA O QUE VOCES FALA DEPOIS DE FICAR PROVADO QUE O MMC É UM BANDO DE MENTIROSO? ESSE ERRO EXIGE UM PEDIDO DE DESCULPA, NÃO PARA OS POLÍTICOS, E SIM PARA A POPULAÇÃO QUE FOI ENGANADA POR VOCES! MMC TA TOMANDO PARTIDO AGORA É? PQ ESSE DISCURSSO AÍ EU JÁ OUVI DO LADO DO JEGÃO!

    ResponderExcluir
  30. Primeiro, mantenha o nível da discussão! Esse espaço não é para receber termos pejorativos e de baixo calão! Acho até importante os moderadores do blog analisarem se isso deve ser deletado ou não. O interessante é que todos que criticam o MMC não admitiram até agora o absurdo que o blog levantou: a falta de discussão com a sociedade em relação a questão da cadeia! Será que isso é tão difícil de entender assim? É tempo dos governos e governantes aprenderem que não podem tomar decisões sem ouvir o que os moradores tem a dizer! Isso é o que acontece numa democracia de verdade. Mas claro, eles se sentem ofendidos quando são contrariados, não podem ouvir nada que não seja um sim senhor. Francamente...

    ResponderExcluir
  31. "E AGORA COMO DA OUVIDOS PARA O QUE VOCES FALA DEPOIS DE FICAR PROVADO QUE O MMC É UM BANDO DE MENTIROSO".Isto é vc que está dizendo.Veja que os comentarios acima dáo razao ao MMC quando cobra informacoes do poder publico.

    Sö tiveram de esclarecer porque o povo nao foi consultado.. Parece-me que nem sequer o verbo esclarecer é o adequado: trata-se mais ,ao que parece , de um anuncio, de uma primeira explicação .E se vc nao aprova o trabalho de educacao política do Blog,o que se pode fazer? Eu tenho certeza que no seu pouco tempo de existência,ele provocou mais mudança do que qq outro meio de comunicação .. Nao há medo de cara feia de prefeito,nem raivinha de vereador ...

    ResponderExcluir
  32. Muita sorte ao Helio em tudo o que ele fizer.O importante é que ele nao é um indiferente ! Atua ! E Capelinha precisa de gente assim.

    Agora,por exemplo, temos uma luta a favor da educacao superior em Capelinha .O nosso intento é questionar a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e MEC as razoes pelas quais abrem polos universitarios em cidades do norte e em Unai e nao abre em cidades do proprio Jequitinhonha.

    Aceitamos adesão dos que querem uma Capelinha socialmente mais desenvolvida e sem educacao e emprego ,tudo fica mais difícil ..Quem sabe se mais oportunidades de educacao pode significar menor numero de presos ?

    ResponderExcluir
  33. OUVIR FALAR QUE O HELIO, FOI MANDADO EMBORA DA CAMARA, PORQUE DEFENDEU O POVO DO APARECIDA NO QUESITO FLORAE.

    ResponderExcluir
  34. POVO DA PREFEITURA COLOQUEM UMA COISA NA CABEÇA VOCES NÃO DECOLAM.
    TRAIÇÃO MESMO VAI SER MES QUE VEM.

    ResponderExcluir
  35. É muito engraçado quererem que o MMC assuma que está errado!!! E porque ninguém até hoje veio a público assumir os erros dos diversos estelionatos políticos dos últimos anos? Por que a cúpula dos diversos poderes da cidade não veio a público esclarecer qualquer coisa antes do "boato" tornar-se fato? Engraçado, ninguém que foi lá representar alguma coisa foi contra. Todas as falas estavam afinadas e defendo um só objetivo. Observaram que não havia ninguém representando o Movimento o qualquer outra entidade civil? Percebe-se claramente o intuito de desqualificar um movimento que só tem trazido benefício para Capelinha porque está incomodando poderes a elite política retrógrada. Em Capelinha, só não ver que não quer, existe apenas um grupo político que detém o controle das estruturas sociais e disputa apenas o poder político porque, se o bolo desse para todo mundo, nem isso eles fariam. Certamente, haveria apenas um candidato nas eleições. A diferença, agora, é que do governo Lula para cá, muito mais gente tem tido possibilidade de adquirir conhecimentos em todos os sentidos e isso tem feito a diferença. Esse pessoal aí não será comprad com um ímpar de botinas ou de dentaduras. Quando não se tem argumentos a melhor defesa é tentar desqualificar as pessoas.

    ResponderExcluir
  36. Revolto-me, pois...

    No meu modo de pensar, todo cidadão tem direito de opinar sobre as coisas que acontece em sua cidade ou seu município.
    Aqui em Capelinha os cidadãos são jogados pelo escanteio, nada decide sobre a sua terra natal, ou seja tudo é feito pela câmara de vereadores que convida a população para assistir as reuniões onde já esta tudo decidido e consumado. Sobre a construção de um cadeião em Capelinha, a população deveria ser consultada através de um plebiscito municipal, onde os cidadãos poderiam dar o seu consentimento e o seu aval em questões tão polêmicas como esta.
    Esta decisão não pode e nem deve ser de uns poucos, que fazem reuniões e já lançam para a comunidade capelinhense depois de já ser um fato consumado ou seja, só para os capelinhenses engolirem.

    ResponderExcluir
  37. O trabalho do Hélio deve ser considerado pela população capelinhense e deveríamos ter mais Hélios pela nossa cidade!

    Criticar é fácil! Agir é que é difícil!
    Infelizmente temos muitos cidadãos que se escondem em suas conchas e,se servem das palavras de outrem para realizar suas necessidades. Por que não se juntar a esse movimento, o MMC, que vem buscando o diálogo, a participação ativa, o respeito à nossa população? Chega de eufemismos! Chega de conversas ao pé do ouvido!..

    Participação ativa já!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com