sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vale do Jequitinhonha cotado para receber fábrica da BMW


Depois de ser incluído na MP 512, que prevê incentivos e isenções fiscais às empresas automobilísticas, o Vale do Jequitinhonha está cotado entre as regiões com possibilidades de receber uma fábrica da BMW. Segundo reportagem da Folha de São Paulo a montadora alemã pretende instalar uma unidade de produção na América Latina. Veja abaixo a matéria que pode ser acessada originalmente a partir desse link.

12/05/2011 - 07h50

Seis Estados disputam fábrica da BMW no país

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

Seis Estados disputam a fábrica da BMW no Brasil, após a matriz da montadora anunciar em março deste ano, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na América do Sul.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento, segundo a Folha apurou. O sexto Estado seria da região central do país.

O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que há negociações em curso, mas não revela de que regiões do país as propostas começam a chegar.

"Existe interesse dos Estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância", afirma o executivo.

No ano passado, foram vendidos 8.400 carros da marca no país e pouco menos de 8.000 no México. As vendas no Brasil cresceram 72% no primeiro trimestre ante igual período de 2010.

A BMW atua no mercado de veículos de luxo e já tem no país uma fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), onde monta motos desde 2008.

Segundo Dornbusch, serão avaliados fatores como infraestrutura, logística, malha de transporte, além de cadeia de fornecedores, na hora de definir o local de instalação da fábrica. Em uma primeira etapa, a fábrica deve funcionar no sistema de CKD (veículos desmontados) para, com o tempo, poder fabricar os veículos no país.

VANTAGENS
Em São Paulo, levam mais chances para abrigar um empreendimento desse porte as regiões do Vale do Paraíba e de Campinas, Sorocaba e Piracicaba _áreas em que já existem cadeias de fornecedores e outras montadoras.

Em Minas, a região mais cotada é a do Vale do Jequitinhonha, na área da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), recentemente incluída na MP 512, aprovada no Congresso. A MP prevê isenção fiscal nas importações de máquinas.

3 comentários:

  1. Capelinha já ganhou,já ganhou ,já ganhou .. Pedro foi ate a Alemanha conversar com o pessoal da BMW!O sonho.Quer,vai querendo ,pega o pe e vai roendo! Quem tem filho empregado pensa em filho desempregado dos outros ..

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que os MIORA ja estao com passagem comprada para ir à Alemanha negociar com o pessoal da BMW.

    ResponderExcluir
  3. Gente, difícil não é impossível!! Tá certo que Capelinha é peixe pequeno numa concorrência dessas, mas se nosso Município tivesse índices satisfatórios e projetos sérios para se apresentar, por que não? O problema é que não temos políticos sérios e instruídos o suficiente para lutar por qualquer coisa que traga emprego e renda à nossa cidade, afinal, um povo com fome, vivendo na linha da pobreza, é muito mais fácil de se enganar e convencer a vender o voto.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com