sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governo amplia concessão de rádios comunitárias

Por Banu

O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, lançou, sem alarde, no final de março, o Plano Nacional de Outorgas.

O objetivo é fazer andar a fila de processos para a concessão das licenças que permitem a entrada em operação das emissoras e ainda incentivar o credenciamento.

 
“O Governo federal quer colocar rádios comunitárias em todos os municípios brasileiros, democratizando o acesso à comunicação”, defendeu o deputado federal Gilmar Machado (PT), vice-líder do Governo e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal.

 
Dados do Ministério das Comunicações mostram que hoje existem 1.995 municípios sem as rádios. Em 727 deles existem processos que estão em andamento. “O objetivo do Plano é acelerar os pedidos parados também”, afirmou Machado.

 
Para este ano, o Governo federal pretende expandir o número de cidades atendidas com o serviço, passando de 4.283 para 4.713. O restante fi cará para o próximo ano.
Pelos dados divulgados pelo Ministério das Comunicações, a intenção é equalizar o volume de outorgas.


 
Ao fim deste ano, todas as regiões terão 84% de cobertura. Até o fim do ano passado, o Estado com maior número de concessões foi Minas Gerais. Tem 691 rádios autorizadas a funcionar.

 
Rádios Comunitárias no Vale


No Vale do Jequitinhonha, muitas rádios funcionam sem autorização. São classificadas como "rádios piratas", porém são colocadas no ar por muita gente abnegada que gosta de fazer comunicação.

Aliás, como afirma o movimento democrático das rádios comunitárias: piratas são eles, as rádios comerciais, pois estão atrás do ouro.

Há mais de 50 rádios comunitárias na fila do credenciamento, somente no Vale do Jequitinhonha.
As rádios comunitárias, credenciadas ou não, prestam bons serviços à comunidade. Prova disso, são as rádios ARAI, em Berilo e a Rádio Morada Nova, de Virgem da Lapa. O povo da zona rural tem nessas rádios a maior referência para ouvir músicas, enviar recados, chamar para reuniões e se comunicar com amigos, parentes e conhecidos.

Outras rádios de distritos, embora não credenciadas, também merecem destaque, como a Rádio de Lelivéldia, distrito de Berilo.

 

Porém, há outras que se credenciam apenas para servir de proselitismo político e defender um coronel da política. É o caso de uma rádio comunitária, credenciada, em Capelinha. Ela serve ao ex-prefeito Gelson Cordeiro. O Ministério das Comunicações deveria fechar rádios com esta característica.

16 comentários:

  1. Nós deveríamos fazer um movimento "caça- bezerrão", gente, o que é que esse Gelson ainda faz na política de Capelinha. Vamos dar um basta nisso!

    ResponderExcluir
  2. E a radio Aranas sequer vende espaço para os sindicatos da cidade .Já nao digo doar porque igreja gosta e de dinheiro,mas, nem vender espaço ,ai ja é discriminaçao e censura.Parece que em Capelinha a ditadura nao acabou.Uns protestam contra twuiteiros,outros nao vendem espaço temporal em radio e ate acho que tem quem gostaria de proibir a web, os email e este blog,claro!

    ResponderExcluir
  3. Ah ta tudo zoneado mesmo. Mas pra que vender pra sindicato se o sindicato que tem na cidade que se diz dos trabalhadores na verdade é apoio de vagabundos do MST e que usam o sindicato pra sobreviverem? O que o casal que administra o sindicato faz no dia a dia sem ser comer o dinheirinho dos aposentados rurais? Ah e candidatarem em toda eleiçao pra ganhar dinheiro dos partidos? Tem um homem Assimdequatro que ninguem nunca viu ele trabalhar, a mulher que a gente so ve na campanha.Ir em radio falar o que? Nem falar sabem? Ja passou o tempo de assindiquatro, alias, sindicato!

    ResponderExcluir
  4. "Ja passou o tempo de assindiquatro, alias, sindicato! " Entao, o tempo é so dos patroes.Ok.Voce deve ser um deles.Ate ai tudo bem.Quanto aos sindicatos de Capelinha,um deles foi capaz de fazer valer o salario minimo para sua categoria que ganhava 90,00.Outro sindicato foi capaz de enfrentar empresa grande e acabar com o trabalho infantil e com a terceirizaçao predatoria.

    E VOCE ,DO QUE JA FOI CAPAZ, diga-me ,eu preciso saber ..

    Agora,os sindicalistas nao se elegem,mas,policiais ,sim ..E a coisa de pai para filho. de miora irmao mais vei para irmao mais novo e assim vai.Tem algo a dizer sobre isto

    ResponderExcluir
  5. AH isso é conquista nacional em Capelinha sindicato num faz nada. Alias, faz, come dinheiro dos velhos e apoia sem terra(vagabundos a procura de escora). Minha parte por Capelinha eu to fazendo. E todo mundo sabe quanto eu ganho para isto. É publico. Ruim deve ser disputar e num ganha nenhuma eleiçao. Vai ficar a vida toda ai na mesma. Ser patrao nao é defeito. É qualidade. sinal que adquiriu alguma coisa na vida.

    ResponderExcluir
  6. Viiiii, que briguinha boba. Que sindicalista não faz nada além de confusão, todo mundo já sabe. Que vereador também não faz todo mundo também sabe. Que Capelinha tem uma politica porca também não é novidade. Porque a briga então. Porque não apoiam um que faça alguma coisa ou se sabe de alguém que desvia dinheiro ou público ou de sindicato porque nao denuncia? Ficam aí igual maricas trocando farpas e pior, sem razão nenhuma porque no fundo os dois estão falando a verdade. Briga inútil.

    ResponderExcluir
  7. Policia tem que se eleger memo. Eles tem a qualidade de bater nos sindicalista. Sindicato é coisa de vagabundo. Pra quem assossia e pra quem toma conta.

    ResponderExcluir
  8. este ai faz piada com coisa seria ...que mentalidade!

    ResponderExcluir
  9. Quanto eleição dos Policiais,é um fator bastante positivo;o tempo da amordaça já passou. Isto é mentalidade pobre de quem não tem capacidade...O policial é verdadeiramente defensor da sociedade.Se mais policiais fossem eleito,talves a politica de Capelinha seria mais justa e seria com o seu povo.Vamos para com esta mesquinhagem...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o José Adriano.Este Gelson tem que ser banido da politica.Será que o povo não vê que este cidadão já deu o que tinha dá? Pelo amor de Deus...Será que o povo é sego? O Cara era funcionário do Cascata,hoje ele é o Proprietário...Dê onde veio tanta prosperidade?Meu povo vamos acordar?

    ResponderExcluir
  11. "Se mais policiais fossem eleito,talves a politica de Capelinha seria mais justa e seria com o seu povo."

    Mas não se pode negar que certo policial que se encontra na câmara de capelinha não pode ser levado a sério...
    A vulga "otoridade" além de estar envolvida nas falcatruagens que quase empossaram a irmã do Bezerro, custando-lhe até um processo de cassação, o "defensor da sociedade" ainda defendeu publicamente o seu apreço pelo "cumprimento da justiça" para com Hedylamar, que consistia em dar continuidade a uma negociata considerada judicialmente ilegal!

    Esse é o verdadeiro defensor da sociedade?
    Ah vá...

    ResponderExcluir
  12. Mas bom ou ruim policial ocupa a cadeira de vereador através do voto num é? Entao coça cotovelo. Isso é pensamento de suplente que ta querendo entrar lá. Os caras ganharam, respeiten as urnas. A discussao era sindicato e virou camera. Porque não investigam para onde vai o dinheiro dos sindicatos de capelinha? Tem bezerros mamando la também ou acham que eles tem outra atividade no dia dia!

    ResponderExcluir
  13. Pelo visto temos um defensor ferrenho dos "tribunos do povo" quanto ao seu divino direito de fazer o que bem entender com os seus eleitores, só pq receberam votos.
    Sim, os caras ganharam e respeitamos a resposta das urnas e, como tal é, merecemos que eles nos respeitem também.

    ResponderExcluir
  14. O meu deus ,tem que acredite nestes policiais .Coloquem o nome deles no google e leiam as noticias .Mas, os nao policias tambem nao valem muita coisa ,nao.So que como disse o outro,policial é pago para fazer ruindade com os outros.Como pode ser uma pessoa boa se esta disposto a matar alguem

    ResponderExcluir
  15. Não tem coisa mais reacionária, conservadora, retrógrada e mesquinha do que mencionar AQUELE policial como referencial político para a cidade.
    "Verdadeiramente defensor da sociedade", não me faça rir! Dá até preguiça de responder uma coisa tão absurda como dessa.

    ResponderExcluir
  16. Fico imaginando como seria uma cidade onde mais policiais do naipe de nosso representante fossem eleitos.
    Teríamos movimentos como da "Marcha da familia com deus pela liberdade", onde as senhoras de bem da tal sociedade justa repudiariam sindicalistas, professores e movimentos clandestinos que tivessem o sugestivo nome de Muda capelinha. Um mini Dops seria criado nas dependências da "câmbra municipal", onde os perturbadores da ordem pública sofreriam sérias ameaças e até mesmo retaliações.
    Pq não pode questionar os atos das otoridade né messss?
    benzadeus!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com