segunda-feira, 2 de maio de 2011

Folha de São Paulo: Capelinha deixa de receber repasse do Ministério da Saúde por conta de irregularidades

Capelinha está entre os 242 municípios brasileiros que deixarão de receber repasses destinados a ações de vigilância e promoção da saúde. Mais uma vez o nome de Capelinha aparece na grande imprensa nacional. E mais uma vez o motivo é negativo.
Só uma pergunta: quem deve ser responsabilizado?

Veja a notícia com a tabela das cidades com irregularidades (entre as quais Capelinha) no site do jornal Folha de São Paulo

O Ministério da Saúde bloqueou o repasse de R$ 6,5 milhões de recursos destinados a ações de vigilância e promoção da saúde em 242 cidades do país (veja abaixo).


Uma parte do bloqueio ocorreu devido a irregularidades na alimentação do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam). Eles são usados pelo governo para monitorar as condições do sistema de saúde e na definição de políticas.


Portaria publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (27) suspendeu a transferência de R$ 4,8 milhões para 134 municípios. Por terem aderido ao Pacto pela Saúde, em 2006, esses municípios devem manter os sistemas atualizados, sob pena de terem o repasse de verbas suspenso até regularizarem a situação.


Se a atualização for feita em até 90 dias, as cidades voltam a receber os recursos. Caso demore mais de 90 dias, é feito apenas o desbloqueio, sem transferência retroativa dos valores não repassados.


Outra portaria, publicada na segunda-feira (25), suspendeu a transferência de recursos para 108 municípios que não aderiram ao pacto de 2006.


O motivo foi que as prefeituras não comprovaram a aplicação dos recursos transferidos anteriormente. As cidades têm até 90 dias para apresentar ao ministério justificativa da utilização de pelo menos 60% do valor em conta.


O Estado com o maior número de municípios atingidos com as medidas é o Rio Grande do Sul, que teve 69 cidades com repasses bloqueados --28% do total. Em seguida estão Minas Gerais, com 24, e Pará e Piauí, com 22 cada um.

Outras informações no Blog do Banu

18 comentários:

  1. Vergonha!
    Capelinha mais uma vez revela nacionalmente a incompetência de seus administradores!

    Até quando pensaremos que política é brincadeira!

    É preciso competência minha gente!

    Não basta ser apenas "bom pai de familia" ou aquele "comerciante" que doa cestas básicas para as instituições para ser político.

    Vida política é muito mais que isso!

    É preciso ter vontade para aprender! Buscar coisas novas pelo Brasil, elaborar projetos, saber prestar contas, etc, etc.

    Ô desânimo dessa gente!!!

    ResponderExcluir
  2. Alguém avisa pros vereadores que ainda dá pra desbloquear a verba, por favor! Vamos fazer aqueles frouxos levantarem os traseiros de suas cadeiras almofadadas!

    ResponderExcluir
  3. Mas que cidadezinha maldita essa, só sai em jornal quando dá merda!

    ResponderExcluir
  4. Quando o legislativo não fiscaliza o executivo o resultado é esse.
    É hora dos vereadores pararem de apenas abanar a cabeça para os projetos da prefeitura, procurarem alternativas viáveis para a cidade e acompanharem o que tem sido produzido (ou não) pelo executivo.

    ResponderExcluir
  5. É incrível a capacidade que os políticos de Capelinha tem pra fazer pataquadas.
    Dão uma bola fora atras da outra...

    ResponderExcluir
  6. Está cada vez mais dificil permanecer impassivel diante da incompetencia dos poderes publicos e tambem civil ,isto é,eleitores desta cidade.Eles atrasam tudo,perdem o bonde da historia,os vereadores se locupletam e nao cumprem seu papel,a justiça faz vista grossa ,o movimento social esta cada um na sua praia e o povo,onde está? Afinal, de cada patacoada que esta administraçao faz ,quem paga o pato é o povo.Este povo um dia vai começar a apelar.Sugiro começar fazendo passeata com enterros de vereadores,prefeito ,justiça ,etc .Tem mil meios de prostestare ja está passando da hora de fazer movimentos contra este estado de coisas.Se este bosta nao queria prefeiturar,melhor seria ter cumprido o combinado com o parceiro.Perigava Hedy lamar,sem nenhuma experiencia ,se saisse melhor que pedro gambá.Vixe!

    ResponderExcluir
  7. Valha-me Deus!!! Pare essa cidade que eu quero descer... Quanta incompetência!!!

    ResponderExcluir
  8. O que será que os eleitores esperavam? Com estes candidatos em que eles votaram que sequer sabem distinguir os tres poderes ? Vereador acha que e prefeito,o povo mais humilde corre atras do promotor e o prefeito mora num bar.Tem jeito?

    ResponderExcluir
  9. E pra quem nao sabe a tal CPI que criaram da ata que dizem ser falsa foi arquivada porque teve suplente que tem condenaçao na justiça e nao poderia ter tomado posse. Só trapalhadas. Várias cabeças que nao foncionam. So sabem acompanhar patrola, arrumar guia de consulta, votar requerimento e falar sim senhor.

    ResponderExcluir
  10. Gente ,que e isso ? E o que faz o promotor que deixou gente com processo na justiça tomar posse? Que coisa!tem jeito nao,sö!

    ResponderExcluir
  11. concordo com o anonimo acima as coisa so vao mudar quando começarmos a fazer passeata e protestar na porta da prefeitura. O povo precisa agilizar alguma coisa. vamos gente movimentar.Enquanto o povo nao sair desse marasmo as coisas vao continuar do memso jEito. Se o roubo (irregularidade ) nao for muita na prestação de contas da saude ainda dá tempo de consertar e liberar a verba. Se bem que, pra que liberar a verba se eles naõ fazem nada pra melhorar a saude, pra que liberar a verba se eles vao embolsar o dinheiro, deixa pra la.

    ResponderExcluir
  12. ô aninimo que disse assim : "eles naõ fazem nada pra melhorar a saude, pra que liberar a verba se eles vao embolsar o dinheiro, deixa pra la".Discordo de voce , a corrupçao tem de ser enfrentada esteja onde estiver.Imagina ,vc tem um comercio qualquer ai, vem politico e coloca outro tambem,para vender para a prefeitura ..Vc tem um problema de saude ,ai ,vai no hospital e pega infecçao hopsitalar porque eles desviaram o dinheiro da saude e assim vai .A corrupçao atinge a todos ,ate a quem corrompe e corruptores.Tem que ser combatida e aqui ja passa da hora !

    ResponderExcluir
  13. Quanta imcompetência dos nossos administradores!
    Depois não gostam que o MMC critique as suas ações!
    Como se capelinha fosse uma cidade maravilhosa com administradores excelentes e sem problemas a resolver...

    Não nos calaremos! Se não somos capazes de mudar a mentalidade dos nossos governantes, faremos todo esforço possível para mudar a mentalidade dos nossos cidadãos eleitores para eliminar de vez com este projeto de imcompetência que se encontra na câmara e na prefeitura!

    ResponderExcluir
  14. Nem um pio sobre a revoltante situação política capelinhense na página da web daquele jornaleco chinfrim e meia boca, que recentemente se tornou folheto publicitário das "obras" da prefeitura!
    Não é preciso muito esforço para saber de quem falo...

    ResponderExcluir
  15. E nem precisa muito nao.E só olhar o corrego, a situaçao desumana com que tratam as comunidades rurais , a situaçao da saude , a falta de informaçao,a absoluta intransparencia , o retrabalho,a falta de merenda para os escolares que volta e meia acontece, os horarios de onibus dos escolares rurais que tem de sair de casa as 4 da manha e voltar as duas da tarde.Nao precisa falar mais nada .Se e promotoria quiser atuar ,é só dar uma incerta nos conselhos ,na roça ,no hospital,etc .Quem quer trabalhar no governo ,trabalha.Nao precisa ser "provocado".

    ResponderExcluir
  16. Quanta imcompetência dos nossos administradores!


    ACHO QUE NAO TEM ADMINISTRADORES EM CAPELINHA .TEM LOCUPLETADORES!

    ResponderExcluir
  17. Não temos administradores, temos sangue-sugas insaciáveis e QI's de ameba no poder!

    ResponderExcluir
  18. Mais uma pro currículo da prefeitura!
    Quero ver qual vai ser a laranja vendida por eles na próxima eleição! É da sem-doce ou da azeda?
    Feirantes do patrimônio...
    Assim não dá capelinha! Chega desses incompetentes!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com