terça-feira, 1 de novembro de 2011

IFMG abre período de inscrições para processo seletivo 2012



O IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) abriu nesta terça (1º) o período de inscrições para o processo seletivo para cursos técnicos e superiores. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.ifmg.edu.br até 2 de dezembro. A taxa é de R$ 50 para os candidatos de nível técnico e de R$ 70 para os de nível superior. A inscrição para os cursos técnicos oferecidos na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) é gratuita.
São oferecidas 2.876 vagas distribuídas em 37 cursos técnicos, 24 cursos de nível superior e três cursos técnicos de nível médio na modalidade Proeja, disponíveis nos campi de Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista.
As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 dezembro. No dia 17, serão direcionadas aos candidatos aos cursos técnicos e realizadas das 14h às 18h. No dia 18, ocorrem as provas para os candidatos aos cursos superiores, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
As provas serão aplicadas nas cidades de Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, São João Evangelista, Sabará, Cachoeira do Campo, Capelinha, João Monlevade, Mariana e Oliveira.
Enem
O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 e 2011 para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do processo seletivo para acesso aos cursos superiores. Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá indicar a opção por utilizar sua nota do Enem e o respectivo número de inscrição.
O candidato à vaga em curso superior do IFMG terá duas oportunidades: além do vestibular, ele também pode concorrer pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), do Ministério da Educação. Do total de vagas oferecidas, 50% serão disponibilizadas pelo Sisu.
Cursos
Em Bambuí, os candidatos podem optar pelos cursos superiores de Engenharia de Produção, Zootecnia, Administração, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Física. Os cursos técnicos são os seguintes: Agricultura e Zootecnia, Manutenção Automotiva, Informática, Gerência em Saúde e Açúcar e Álcool. Na unidade fora da sede de Oliveira, o candidato pode optar pelo curso técnico em Informática para Internet.
Em Betim, são oferecidos os cursos técnicos em Automação Industrial e Mecânica. Em Congonhas, são oferecidos os cursos técnicos em Mecânica, Edificações, Mineração e Manutenção e Suporte em Informática. Ainda em Congonhas, são oferecidos os cursos superiores de Engenharia de Produção e Física.
Em Formiga, os cursos são Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Gestão Financeira, Ciência da Computação, Administração, Engenharia Elétrica, técnico em Administração, técnico em Eletrotécnica e técnico em Informática. Em Governador Valadares, o candidato pode optar pelos cursos: técnico em Meio Ambiente, técnico em Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Para Ouro Preto, o IFMG oferece as licenciaturas em Geografia e Física e Tecnologia em Conservação e Restauro. Edificações, Mineração, Metalurgia, Automação Industrial, Joalheria, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente são as opções da área técnica. Na unidade fora da sede de João Monlevade, o candidato pode optar pelo curso técnico em Segurança do Trabalho.
Em Ouro Branco, são oferecidos os cursos técnicos em Metalurgia e Administração. O Campus São João Evangelista conta com quatro cursos técnicos, em Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Nutrição e Dietética. E quatro cursos superiores: Agronomia, Sistemas da Informação, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Silvicultura.
O Campus Ribeirão das Neves oferece o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. O Campus Sabará oferece os cursos: técnico em Administração, técnico em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Proeja
O processo seletivo do IFMG também oferece oportunidade para quem não conseguiu concluir o Ensino Médio até os 17 anos: os cursos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As opções estão em Bambuí, Congonhas e Ouro Preto, com os cursos de técnico em Açúcar e Álcool, técnico em Manutenção e Suporte de Informática e técnico em Joalheria, respectivamente.
O processo de seleção para o ingresso nos cursos será feito através da aplicação de um questionário no valor de 50 pontos, e da realização de uma prova objetiva com 10 questões de Língua Portuguesa (cada questão com valor de 2,5 pontos) e 10 questões de Matemática (cada questão com valor de 2,5 pontos). As avaliações serão realizadas no dia 17 de dezembro, das 14h às 18h. O resultado será divulgado a partir do dia 23 de janeiro.
Para concorrer às vagas da modalidade EJA, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos e, obrigatoriamente, Ensino Fundamental completo.


Fonte: IPTV.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com