sábado, 12 de novembro de 2011

Angelândia: Estudantes da UFMG conhecem a riqueza histórica de Alto dos Bois

ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UFMG, FAZEM VISITA E REALIZAM TRABALHO DE CAMPO EM ALTO DOS BOIS, EM ANGELÂNDIA MG.


No dia 05 de Novembro de 2011 , alunos do Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, fizeram visita e realizaram trabalho de campo em Alto dos Bois , Angelândia MG , e em Santiago – Quilombo , Minas Novas, no Alto Jequitinhonha .


As visitas e trabalhos foram coordenadas , organizadas e dirigidas pela Mestranda Ludimila de Miranda Rodrigues e por José Antônio Souza de Deus , Professor Associado do Departamento de Geologia – IGC / UFMG BH.
Os trabalhos e visitas começaram pela Fazenda Alto dos Bois ( POLO TURISTICO E HISTÓRICO ) com a equipe de dez alunos além de professores, turismólogos e do Guia e historiador Dêga Fernandes.

Foi visitado o Casarão centenário de Alto dos Bois , que em 1729 teve sua construção autorizada por Dom João VI , para a instalação de um Quartel para 30 Soldados , para dar segurança aos garimpeiros , viajantes , fazendeiros e, principalmente , dar cobertura ao transporte de ouro proveniente da região de Minas Novas .

Os alunos conheceram ainda o antigo e centenário cemitério , as lindas quedas d-água do Ribeirão Capão e Fanadinho , além de tomarem conhecimento sobre as Comunidades Quilombolas de Alto dos Bois – Engenho – Barra do Capão ( esta comunidade Quilombola , já está registrada e reconhecida pela Fundação Palmares ) e das Comunidades Quilombolas de Santo Antônio dos Moreiras , Comunidade Quilombola de Fanadinho-Canoas e da Banda de Taquara de Santo Antônio dos Moreiras , Banda de Taquara Antiga Geração , Banda de Taquara de Sapé-Timirim , Banda de Taquara de São Benedito , todas elas estão localizadas no Município de Angelândia ; e sobre o Centro Cultural Professora Hermelinda Gandra e a possibilidade de Angelândia vir a entrar para o Circuito da Estrada Real.


Na parte da tarde todo o grupo visitou a Comunidade de Santiago, no Municipio de Minas Novas , especialmente o Quilombo e aos grupos de Banda de Taquara daquela região .

Notava-se o entusiasmo de todos os alunos e Professores , pelas visitas e descobertas da historia da região do Vale do Jequitinhonha , especialmente do Polo Turistico de Alto dos Bois .
Tanto o Professor José Antônio , a Mestranda Ludimila e a Turismóloga Poliana prometeram juntar esforços para ajudar na divulgação , tombamento e restauração de Alto dos Bois.
Os alunos bastante felizes com o trabalho de campo e visita , prometendo voltar à região

Um comentário:

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com