quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tráfico de drogas cresceu 120% no Vale do Jequitinhonha

Segundo reportagem do Grupo UN, Capelinha, ao lado de outras cidades do Alto Jequitinhonha, é uma das cidades mais afetadas por conta do tráfico de drogas.

24 de outubro de 2011

Vinícius JúniorGrupo UN/Minas Gerais| grupoun@folha.com.br

Levantamento feito pelo Grupo UN, através de cruzamento de dados das Polícias Civil, Militar e reportagens em veículos de comunicação, revela que o tráfico de drogas cresceu mais de 120%, entre janeiro de 2010 e setembro de 2011 no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais. Ainda de acordo com as informações apuradas, os jovens são a maioria de usuários e vendedores de entorpecentes, em especial a maconha e o crack.
65% das pessoas presas pela polícia em decorrência do tráfico de drogas eram de adolescentes entre 15 e 25 anos e a maior parte deles reincidentes no crime. De acordo com vários delegados de cidades da região, a situação é delicada e o avanço da criminalidade gerada por essa atividade criminosa já é visível em cidades como Itamarandiba, Capelinha e Diamantina, onde as ocorrências ligadas ao tráfico passam de 60%.

A chegada do crack causou ainda mais problemas sociais no Jequitinhonha que já sofre com altos índices de pobreza e bolsões de miséria. Se nada for feito agora para equipar as polícias Civil e Militar dos municípios do Vale a situação só tende a piorar. Em Turmalina, outro município que sofre com o avanço do tráfico, os envolvidos na venda de drogas tem entre 20 e 80 anos e o comercio de armas de fogo também é comum na região.
O trabalho das autoridades policiais vem acontecendo de forma constante, mas a violência e a péssima infrainstrutura das delegacias e quartéis prejudicam a qualidade dos serviços prestados pelo efetivo que já é menor que o necessário.
Em agosto deste ano, até mesmo um médico foi preso na cidade de Berilo, acusado de tráfico e pedofilia. Na casa do acusado, de 52 anos, a Polícia Civil encontrou drogas, camisinhas, artigos eróticos, CDs e DVDs com conteúdo de sexo explícito. A pedofilia é outro crime que cresce no Vale do Jequitinhonha. O Grupo UN não conseguir informações atualizadas a respeito deste caso, pois o delegado responsável pelo caso não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Veja algumas ações que buscam prevenir o uso de entorpecentes desenvolvidas em Capelinha:

Postagem feita a partir de dica do Blog do Banu e do Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com