terça-feira, 19 de abril de 2011

Moradores de comunidade denunciam fechamento de Escola em São Caetano de Aricanduva

Fonte: Capelinha Blog

Segundo os moradores, a Secretaria Municipal de Educação fechou uma escola que funcionava na comunidade de São Caetano de Aricanduva.
           
O anúncio causou polêmica no Programa Conexão Sertaneja do radialista Jailson Pereira. O locutor anunciou que teria recebido uma ligação telefônica reclamando do fechamento da escola e se prontificou em apurar os fatos. Logo a seguir, voltou ao ar dizendo ter recebido uma ligação da Secretária de Educação Elida Cícera desmentindo o fato. Logo a seguir um cidadão voltou a ligar na emissora corrigindo a informação de que não seria a escola de São Caetano do Lino que teria sido fechada e sim a escola de São Caetano de Aricanduva.

            
Na manhã desta terça-feira veiculou um texto na emissora afirmando que a notícia dada no dia anterior por Jailson Pereira era mentirosa.

            
O radialista seguiu para a comunidade para certificar da veracidade dos fatos e constatou realmente o fechamento de uma escola, e  que a Prefeitura não está efetuando o devido transporte  escolar .Uma longa entrevista foi gravada no local com o Sr. Milton e sua esposa D. Geny. A entrevista está a disposição de quem interessar. Para ter acesso é só solicitar no email radialista1000@hotmail.com.
            
Nas gravações os moradores denunciam que as crianças caminham cerca de uma hora pra chegar a escola para a qual foram transferidos. São vitimas de vacas bravas que dão cria no meio da estrada e acabam tendo o rendimento escolar prejudicado pelo esforço da caminhada. Um veículo de transporte escolar circulou por três dias na região e foi suspenso.
            
Todo material que foi coletado como depoimentos de testemunhas do fechamento da escola e a negativa no transporte escolar está sendo entregue ao Ministério Público da Comarca.

12 comentários:

  1. Me respondam uma coisa: COMO QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEM CORAAGEM DE DESMENTIR UM FATO QUE PODE SER COMPROVADO? OHH DONA ELIDA QUE PAPELÃO!!!! ATE A SENHORA? QUE VERGONHA, MAS TAMBEM O POVO LERDO ESSE POVO DE CAPELINHA , OS PODEROSOS MANDAM , DESMANDAM, ROUBAM, AUMENTAM SEUS BENS PESSOAIS ENQUANTO O PRODUTOR RURAL TEM QUE PAGAR 8 PARA USAR O MERCADO Q É PUBLICO, PAGAR CONDUÇÃO E O POVO NUM FAZ NADA. ACEITA QUALQUER DISCURSINHO PRONTO DELESS. ACORDAAAAAA CAPELINHAAAAAAAAAAAA. FIQUEM MAIS INTELIGENTES. ESSE POVO Q TA ADMINISTRANDO ESSA CIDADE TA TIRANDO TUDO DE VOCES , ATE A DIGNIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o anonimo ai de cima, mas ohh genteeee, ces num perceberam que é isso que os 2 homi poderosos la de dentro da prefeitura querem nao?é claro que eles vao mandar fechar escolas pro povo num estudar e ficarem sempre na mao deles uai, num sabe fiscalizar e cobrar nada, pra ninguem perceber o que les tao fazendo . se depender daquels dois, eles vao fechar é tudo. assim sobra mais merenda pra eles venderem sabia nao?fevharam ate o hospital , vao fechar os postos de saude. quanto menosgastarem com o povo mais sobre pros dois.

    ResponderExcluir
  3. A que se deve este marasmo politico?A que se deve esta indiferença para com o que acontece todos os dias com aqueles mais "fracos de força"? O povo todo nao se diz catolico? Entáo,o minimo que poderiam fazer e rejeitar esta "Gestao da indiferença".Nao sei quem mostra mais indiferença, se a administraçao ou se o povo .

    Quem é poderoso? Poderoso para fazer o que ? Para destruir a cidade ? Nestes caso,quase todo mundo e poderoso, pois quem se omite ,ajuda a acabar com a cidade tambem .. Pouca vergonha!

    ResponderExcluir
  4. UAI , QUEM SÃO OS PODEROSOS? CE NUM SABE NAO?AHH FALA SERIO!! TODO MUNDO DA CIDADE SABE QUE QUEM MANDA NA PREFEITURA DE CAPELINHA É WELINTO, E QUE PEDDRO VIEIRA NEM LA VAI. E QUE É ELE QUE MAIORIA DA POPULAÇÃO NEM SABE QUEM É E QUE NUNCA ELEGEU É QUE ESTA FAZENDO TODOS ESTES DESMANDOS NA CIDADE, ATE FECHAR ESCOLA?????? PODEROSO PRA MANDAR FECHAR ESCOLA POR EXEMPLO E POVO NAO PODER FAZER NADA. É O CUMULO. COITADO DESTE POVO.

    ResponderExcluir
  5. E pensar muito pequeno ver algum poder neste Miora! que poder o que ,que poder tem um medico cachaceiro.. voces tem medo de tudo e poe culpa em quem nao tem poder nenhum.Quem tem poder e o povo,que vota .,.,ai se o povo vende voto,ja e outra coisa ...
    COITADO DO POVO,O QUE ..E TUDO SAFADO!

    ResponderExcluir
  6. Gente, parabenizo a todos vcs pela coragem de criticar, mas saibam que apenas criticas nada constroem.
    Poderiam mostrar uma forma adequada para a atual administração poder melhorar o cenário que vive Capelinha...
    Pergunto: O que vcs fariam se estivessem adiministrando o município?
    Criticar é uma qualidade, critica e mostrar o que fazer é uma qualidade maior ainda.
    ---Abraço a todos

    ResponderExcluir
  7. Para o demandante da questao: "Criticar é uma qualidade, critica e mostrar o que fazer é uma qualidade maior ainda".Mas,será que depois de tanto tempo no poder ,esta administraçao ainda nao sabe o que fazer? Aqui mesmo ,neste blog, tem "N " alternativas para se administrar uma cidade com seriedade.Por outro lado, aqui mesmo tem "N" criticas que podem indicar o caminho.Que tal uma politica publica séria para a saude?Sera que precisamos explicar o que è uma politica publica séria para a saùde: ok.Começa com saneamento basico.Que tal uma politica social que apoie os pequenos agricultores?Comece fiscalizando a lei que proibe a venda de produtos do CEASA,normatize o transporte que cobra preços escorchantes, subsidie os agricultores pequenos com as despesas de oleo diesel para os tratores,consertem as estradas .. O que nao faltam aqui sao sugestoes ..Agora,melhor ainda é implantar o orçamento participativo .Poderia falar mais ,mas, outros comentadores vao ensinar o beabá aos mestres .Eles sabem o que deve ser feito,nao fazem porque só pensam nos pròprios umbigos .Outra alternativa é consultar Ivan Pimenta ,muito bem avaliado por todos ..

    ResponderExcluir
  8. Prezado 25 de abril de 2011 21:57,

    Desde o início do MMC temos apresentado propostas para os gestores de Capelinha. Se criticamos é porque muita coisa está errada e precisa ser modificada.

    Abaixo vão links de postagens com proposta, tanto para a Câmara quanto para prefeitura, que temos publicado desde o mês de Janeiro.

    Como incorporar a transparência em um modelo de gestão municipal: http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/04/como-incorporar-transparencia-em-um.html

    Vem aí 28º Congresso de Municípios Mineiros. E de Capelinha, quem vai? http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/03/vem-ai-28-congresso-de-municipios.html

    A questão dos cemitérios horizontais é questão de saúde pública e ambiental: http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/03/questao-dos-cemiterios-horizontais-e.html

    E em Capelinha, quando será assim? http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/03/e-em-capelinha-quando-sera-assim.html

    Assistencialismo se acaba assim... http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/03/assistencialismo-se-acaba-assim_05.html

    A cidade dos nossos sonhos: http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/02/cidade-dos-nossos-sonhos.html

    Como as Prefeituras podem apoiar o controle social? http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/02/como-as-prefeituras-podem-apoiar-o.html

    Dicas para Acompanhamento e Fiscalização dos Gastos de uma Prefeitura: http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/01/dicas-para-acompanhamento-e.html

    Associação de Moradores...Para quê? http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/01/associacao-de-moradorespara-que.html

    Como vê, não foram poucas as propostas apresentadas até agora. Nossa esperança é que as postagens sejam lidas pelos gestores e que encontre em alguns terreno para brotarem boas ações para a cidade!

    ResponderExcluir
  9. Sou eu o tal demandante da questao: "Criticar é uma qualidade, critica e mostrar o que fazer é uma qualidade maior ainda"....
    E como entramos no debate, gostaria de saber quais as propostas estão sendo apresentadas para solucionar o problema da escola que foi fechada.
    Algum de vcs tem alguma ideia bacana para mostrar e convencer o executivo de que foi um erro da parte deles? Ou seja, o que levou eles a fecharem a escola? Foi briga politica, desavenças pessoais ou simplismente viram que a escola era desnecessária?
    Para toda ação existe uma motivação, e espero que sejam motivados a fazer o contrário, reverter a situação.
    Na oportunidade, gostaria de agradecer ao mmc, por mim mostrar que tb está mostrando caminhos que podem ser seguidos para se fazer uma boa administração, realmente tem um bom conteúdo. Espero que todos os politicos da cidade leiam e pratiquem.
    mas para que isso aconteça, é fundamental que se abram para o diálogo, pq ninguem se ajunta com pessoas que soh sabem atacar.
    POr isso que usei a frase "Criticar é uma qualidade, critica e mostrar o que fazer é uma qualidade maior ainda"
    Espero aprender muito com vcs.
    --Abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Prezado demandante da questão: "Criticar é uma qualidade, critica e mostrar o que fazer é uma qualidade maior ainda",

    Este espaço é de debate e todos serão sempre muito bem vindos. As questões que você tem apresentado são muito interessantes e devem ser debatidas. Como viu, temos procurado alternar críticas com possíveis soluções. Inclusive o espaço do blog está sempre aberto para que os gestores da cidade se manifestem e apresentem caminhos para os problemas. A esse respeito veja a postagem abaixo:

    Areão: um córrego quase morto - http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com/2011/02/areao-um-corrego-quase-morto.html

    Quando escrevi o texto tratei de um grande problema da cidade e ponderei que se por um lado o poder público municipal de hoje não é autor do problema uma solução deve ser apresentada rapidamente. Ao fim do texto escrevi isso: "Deixamos claro que o espaço do blog está aberto à manifestação dos órgãos públicos de Capelinha para discutir a situação e as medidas a serem tomadas". Ninguém da administração pública se apresentou para falar do assunto até hoje. Foi dada a possibilidade do diálogo e fomos ignorados. Ainda mais que temos a certeza de que a postagem foi lida por vereadores e secretários de Capelinha.

    Em relação à escola é uma situação difícil, mas não muito complicada. Infelizmente a questão que deveria ser técnica acabou se tornado alvo de disputa política. No meu entendimento, o certo a fazer é um estudo da quantidade de alunos na região e da demanda existente e só então bater o martelo se a escola é ou não onerosa ao município e gera pouco retorno. Acho que o certo é manter os alunos estudando no lugar. Mas se isso não for possível, que ao menos se resolva a questão do transporte, já que foi divulgado que se anda mais ou menos uma hora pra pegar o ônibus escolar até a cidade (uma situação inaceitável).

    Pra resumir: a questão deve ser técnica e não pode ser tratada com motivações político/eleitoreiras.

    ResponderExcluir
  11. A questao ai é simples e o MMC nada pode fazer a respeito.O povo elegeu quem nao presta ,o povo nao cobra nada dos incompetentes,estes quando leem os comentarios do blog,ficam com raivinha ..Nao se acostumam com os novos tempos .Entao,parece-me que a questao da ma administraçao começa por eleger quem se dispoe a administrar bem e por um povo que se organiza e se mantem vigilante.O que o MMC pode fazer,em meu entendimento,neste momento,é criticar.. Nao se fecha uma escola sem ouvir a comunidade .. Sinceramente,nao entendi a postura do demandante .. O que ele quer mesmo?Que o MMC administre Capelinha?

    ResponderExcluir
  12. Olá, parece que o apelido pegou mesmo, e sou eu de novo 'o demandante'.

    Gostaria de agradecer ao Douglas Lima, pela resposta clara, objetiva e inteligente.
    Douglas, pessoas assim como vc é que podem mudar o cénário caótico em que capelinha está passando. Pessoas que tem caráter, inteligencia e ao mesmo tempo tem a mente aberta a entender novas idéias, sugestões e criticas construtivas.
    Obrigado Douglas, pelo tempo que disponibilizou a responder minha mensagem.

    Gostaria tambem de responder ao anônimo "26 de abril de 2011 16:19",:
    Meu amigo, não espero que o mmc admistre Capelinha. Mas tenho certeza que esse movimento foi criado com o objetivo de colaborar e ajudar a Capelinha se tornar uma cidade melhor. E não adianta apontarem um problema se eu não sabem como resolver, ou ao menos colaborar com ideias para que o resolvam.

    E para seu entendimento, eu sou apenas um cidadão a mais que se preocupa com o bem estar social, e espero que a forma de pensar dos politicos, não só de Capelinha, mas de toda região, seja voltada a ajudar a população em geral, e que acabe a politicagem.
    Mas é simples mostar um erro, dificial as vezes mostrar uma solução.
    Capelinha está um caos, mas isso não é novidade, todos sabem.

    E minha postura é simples de entender, apenas pedi o que voces sugeriam que fizessem para solucionar o problema 'da escola', se eu quizesse que o mmc admistrasse a cidade a minha pergunta seria diferente, talves seria: "Quando é que vão abrir a escola?"

    Senhores criticos, é simples apontar uma coisa que todo mundo ta vendo, mas talves nao seja tão simples apontar uma solução.

    Parabenizo mais uma vez ao mmc pelo material que posta no blog, com certeza pode mesmo mudar uma administração, estão no caminho certo.

    E meu caro anónimo "26 de abril de 2011 16:19", entenda isso, vamos focar mais em resolver o problema, não em aumentar os que ja existem.

    --Abraço a todos.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com