sábado, 9 de abril de 2011

CGU abre inscrições para curso a distância sobre controle social e cidadania


07/04/2011
Serão abertas nesta sexta-feira (08) as inscrições para a 10ª edição do curso a distância Controle Social e Cidadania, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Qualquer pessoa interessada em saber como controlar os gastos públicos pode participar. O curso é gratuito e serão oferecidas mil vagas. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Virtual da CGU (www.escolavirtual.cgu.gov.br) até o próximo dia 15.

As aulas serão ministradas via internet entre os dias três e 30 de maio. O conteúdo está estruturado em três módulos: “A participação popular no Estado brasileiro”; “O controle das ações governamentais”; “O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis”.

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nos fóruns de discussão e questionários objetivos. Quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% receberá certificado.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: CGU

7 comentários:

  1. Acho que os vereadores de Capelinha devem fazer esse curso! Quem sabe assim eles aprendem algumas coisa sobre gastos públicos e o dever da Câmara de fiscalizar o executivo e analisar com atenção os projetos propostos pela prefeitura!
    Do jeito que a coisa tá na cidade dá medo.
    2012 tá chegando capelinhenses! E não é o fim do mundo, é a oportunidade da gente varrer esse povo que só trabalha contra a cidade e eleger gente decente!

    ResponderExcluir
  2. Esse curso serve pra quem fica de longe, la do paraná se intrometendo na política daqui de Capelinha. Esquecendo que quem sofre as consequencias sao os que estao aqui.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo 12 de abril de 2011 07:05:
    Todos os brasileiros tem direito de se intrometerem na política de suas cidades. Embora muitas pessoas que participam do MMC não morem no em Capelinha, como é o meu caso que vivo em BH, elas possuem parentes e ligações afetivas com Capelinha. Sofremos tanto quanto quem vive no município!
    Quem fez essa postagem fui eu com o objetivo de divulgar uma iniciativa que é interessante e não custa nada. Não dá pra entender as tentativas de desquilificação das pessoas. Pelo amor de Deus, vamos usar argumentos! Ataques pessoais e mesquinharia não resolvem problemas.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo "12 de abril de 2011 07:05 ",

    O fato de nos "intrometermos" na política capelinhense não é por motivos referentes à mesquinharia, interesses pessoais ou qualquer outra coisa.

    Nos "intrometemos" na política capelinhense pelo simples fato de amarmos nossa cidade e querermos o melhor pra ela, e isto depende sim da política, afinal, tudo depende da política!

    O fato de alguns morarem em outros lugares não implica no amor que eles tem por Capelinha. São só pessoas que foram buscar conhecimento e até um modo de "sobreviver" longe da cidade, mas que carregam no coração o enorme desejo de voltar pra Capelinha...

    Nos "intrometemos" sim na política, porque morando em cidades mais desenvolvidas conhecemos um modo exemplar e democrático de se gerir a política. O nosso intuito é apenas levar essa experiência pra Capelinha, pra que nossa cidade um dia, seja realmente "Bela", que nossos políticos aprendam a atuar de maneira honesta e sábia, que haja transparência, cultura, lazer, esporte, etc.

    Está mais que na hora de se conceber um novo mode de fazer política em Capelinha onde a democracia seja construída de baixo pra cima e que o poder não se concentre nas mãos de alguns coronéis e marajás.

    Venha construir com a gente!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo de 12 de abril, vc leu bem o nome do curso? Diz respeito a "Controle Social e Cidadania", que pode ser exercido em qualquer canto do país onde vc estiver. Acho que é algo muito útil pra vc, como será pra mim. Pq não faz também?

    Uma coisa que não entendo é a implicância que esse anônimo (ver comentários de postagens anteriores com conteúdo parecido) tem em relação ao Alexandre. Não se preocupe caro anônimo, ele não vai tomar seu posto de "líder nato" da comunidade local. Não é interesse dele, acredite. Sei disso pq ingressei em uma realidade bem diferente da que eu cresci no Jequitinhonha, estou tendo a oportunidade de estudar e perceber que melhores cenários são possíveis.
    Aprendi que a formação acadêmica não é só como enriquecimento pessoal, ela é um instrumento de mudança que pode ser aplicado na comunidade de onde viemos.
    Eu não quero estudar na capital a custo dos sacrifício dos meus pais, obter um diploma e voltar pra cidade com ares superiores, de lorde, como vejo muitos dos filhos da terrinha fazendo.
    E só pq nem eu, Alexandre, Eduardo, Douglas e muitos outros nos recusamos a encarnar o ridículo papel de filhinho que "fez faculdade fora e montou negócio próprio em Capelinha", nos dispondo a sermos ativos, promover a novidade é que muitas pessoas estranham.
    Esperam outra coisa dos jovens, pq parece que nessa cidade cada um tem seu posto definido, classes estratificadas que determinam o que fulano pode falar e o que não pode.
    Estamos fora da cidade sim, com os olhos e o coração sempre voltados para onde fomos educados. E com o objetivo de retornar, levando na bagagem o que aprendemos e muitas propostas pra benefício daqueles com que crescemos.

    ResponderExcluir
  6. Mas,está em perspectiva alguem ser retaliado politicamente por causa de um anuncio de um curso? Então,a coisa é pior que eu imaginava.Por isso mesmo o MMC deve seguir em frente com um blog dedicado á formaçao politica.Não é só um direito,é um dever de cidadania.Parabens ao MMC.Eu apoio integralmente!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí galera do mmc!
    Vão com fé q eu apoio.
    Capelinha preciza mesmo de coisas asssim.
    Esse povo aqui não sabe votar, vota pq fulano é o seu vizinho, é pq o parente trabalha na prefeitura e se trocar de prefeito o parente perde o emprego. Isso aqui dá é nojo!
    Vamos trabalhar pela nossa cidade, não estamos mais na ditadura.Somos livres!
    Parabéns a essa galera aí que leva esse blog adiante.Vamo que vamo!

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com