terça-feira, 15 de março de 2011

Síntese da Reunião dos Conselhos Comunitários Rurais de Capelinha

Por Movimento Muda Capelinha


Reunião realizada no dia 14 de Março de 2011

Pauta

Abertura dos trabalhos pelo Sr. Roque Caetano de Oliveira, Presidente da Associação Comunitária Rural de Ponte Nova e do Conselho das Associações Comunitárias Rurais de Capelinha.

Relatório de Ações da EMATER em 2011 –  O Engenheiro Agrônomo Carlos Henrique apresentou a missão, objetivos, programas, ações e atribuições do escritório da EMATER Local quando foram expostos  os resultados da implementação das  políticas públicas dirigidas ao produtores rurais destacando-se aquelas voltadas para a agricultura familiar. Exemplificou o funcionamento dos programas, ressaltando-se o  programa Minas Sem Fome, no qual se incluem as padarias comunitárias, as cooperativas de apicultura; o PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural) financiado pelo Banco Mundial e que se efetiva seja pelo  fomento à diversificação da produção  e incentiva a busca de  alternativas para  agregar valor ao produto (unidades de processamento de alimentos, mecanização rural, abastecimento de água, etc).




Exposição do Engenheiro Agrônomo  Cayle Jose Martins, gerente da Emater Regional  que relatou as  ações da EMATER, a história, a sua  consolidação como empresa de extensão rural, suas perspectivas e  desafios. A exposição de Nágila Pimenta, coordenadora de ação social, também se firmou nos  avanços dos últimos anos e as oportunidades conquistadas pelos agricultores em geral e pela agricultura familiar, em geral. Em seguida, o Sr. Haroldo Giovanini relatou suas ações  frente à  Secretaria Municipal de Agricultura, quando  expôs a sua  carta de intenções afirmando seu compromisso com a ética na política e assegurando o atendimento a todos as solicitações dos Conselhos Comunitários. Também frisou sua intenção de  implementar uma gestão transparente e isenta. Segundo o secretário, a sua  atuação vai se dar sem perseguição política.

Pelo menos seis participantes revelaram as suas necessidades ao secretário, dentre eles 4 mulheres que insistiram na necessidade de manutenção das estradas que ligam suas comunidades a sede do município. Outro depoimento que merece destaque foi o do Sr. João Alves Macedo, do Povoado Gama, que avaliou a assistência à saúde em Capelinha e, numa  retrospectiva histórica, afirmou que  a assistência à saúde de 20 anos atrás supera a qualidade da existente nos dias atuais. O Sr. João Alves Macedo finalizou seu depoimento conclamando os/as presidentes de Associações – como pessoas  jurídica que são – a se organizarem na luta pela melhoria da assistência à saúde em Capelinha.

Na seqüência, o Sr Pedro Coelho fez uso da palavra anunciando que falaria sobre o programa de habitação social rural em outra ocasião, não indicando a próxima data  para anunciar seu tema.

Por último, foi concedido  tempo a Maria do Rosário Sampaio, doutoranda PPGSS – UERJ, oportunidade em que esta explicou a temática e  sujeitos de sua pesquisa na zona rural e urbana de  Capelinha, cuja pretensão é estudar as formas de organização das "mulheres guerreiras do Alto Jequitinhonha", seus meios de produção da vida e suas formas de resistência face ao poder instituído. Esta anunciou a criação do grupo "Mobilização das Mulheres Pela Educação" com o propósito de lutar pela dotação do ensino superior público e gratuito em Capelinha nos moldes do que ocorre nas microrregiões de Araçuaí, Salinas, Almenara e Diamantina. Explicou que as mulheres do grupo já estão  coletando assinaturas de pessoas favoráveis a reivindicação, as quais, findo o processo de coleta de assinaturas, encaminharão documento à Presidenta Dilma Roussef, ao Ministério da  Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e ao Instituto Federal de Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

A reunião foi encerrada com agradecimentos e convite para um lanche.

4 comentários:

  1. Interessante a postura autonoma das mulheres frente ao poder constituido: reclamaram sem medo de perseguiçao politica,uma questão muito frisada pelo secretario da agricultura,que ,muito nervoso,tentou defender o secretario da agricultura anterior ,pois,os projetos pela metade são de responsabilidade de quem ele substituiu ha apenas 3 meses.Por pouco,ele me tiraria a naturalidade,uma da poucas coisa eterna : a gente muda a nacionalidade ,mas,nao muda a NATURALIDADE.Fiuqei me perguntando qual a razão do secretario repetir tanto que não haverá perseguiçao politica.Porque será?
    Ass.Zara Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Na reunião, a relaçao de poder pareceu invertida : funcionario publico se fazendo de patrão quando quem paga seu salario é o povo.Uma relaçao dialogica será muito mais produtiva do que impedir as debate como queria Pedro Coelho.Os tempos mudaram! O conselho comunitario é uma tribuna livre e democratica dos agricultores e nao espaço politico partidario,embora se perceba que alguns ali só pensam em candidaturas e so querem agradar a administraçao.Que seja ,contando que representem bem a vontade de sua comunidade rural.
    ass.zara sampaio

    ResponderExcluir
  3. Dá um certo alívio quando fico sabendo desses conselhos e de cidadãos de Capelinha que juntam para lutar por uma cidade melhor.
    O interessante é que muitas propostas levantadas nesses conselhos e aqui no blog deveriam ser debatidas e defendidas na Câmara Municipal. Mas por lá, pelo que parece, o que menos importa é a situação do cidadão.

    ResponderExcluir
  4. Para a maioria destes politicos, as associaçoes comunitarias são potenciais massa de manobra.Mas, não sao todos os presidentes que comem na mao do prefeito nao! Eles reagem e mostram sua indignaçao com muito mais propriedade do que os ditos "urbanos" .

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com