segunda-feira, 21 de março de 2011

A favor de Chapadinha e região?

Por Maria do Rosario Sampaio  Doutoranda do PPGSS-UERJ – Pesquisadora FUNDACENTRO-MTE-MG

O povoado de Chapadinha e vizinhança integram o perfil demográfico do município de Capelinha abrigando em torno 190  famílias (por volta de 1150 pessoas) que produzem sua existência a partir do trabalho em  agroindústria de café, eucalipto, produção de lavoura branca, peças artesanais, possuindo um comércio diverso que atende bem as necessidades locais. Desse modo, a população de Chapadinha se faz contributiva da riqueza produzida pelo município de Capelinha. Em termos de organização social, a população de Chapadinha e região mantém em funcionamento uma  associação comunitária rural, uma associação de mulheres responsável pela Pastoral da Criança e outros serviços sociais, um grupo de marujos e  banda de taquara, grupo de dança folclórica, uma igreja católica e 4 pentecostais, time de futebol, dentre outras. No que diz respeito aos serviços públicos, Chapadinha conta com uma escola estadual oferecendo até o ensino médio, posto de saúde e creche.

Como muitos lugares, a comunidade de Chapadinha convive com problemas, notadamente, aqueles relativos à saúde. Desde a 8º Conferência Nacional de Saúde que se conceituou que a saúde é um processo social complexo resultante das condições gerais de vida de um povo, inclusos os acessos à educação, alimentação, saneamento básico, habitação, transporte, lazer de qualidade. Se assim, não basta ter acesso aos serviços públicos básicos: é preciso que estes cheguem aos usuários com qualidade. Desse modo, o conceito de saúde acima define também as múltiplas causas do adoecimento que podem ser vistas como os resultantes da falta de qualidade de todos os processos já delimitados e, indica, sobretudo, os meios de conservá-la ou não. A importância da prevenção também se encontra subentendida no conceito de saúde em seu sentido amplo. Como sabido, a prevenção de doenças além de ser um processo menos oneroso para os contribuintes, também demonstra a seriedade do comprometimento dos governantes com seus governados.

Embora sejam registrados grandes avanços nas condições de vida das classes populares nos últimos 8 anos, deve-se registrar que há muito a ser feito, notadamente, na área da saúde. Nesse sentido, deve-se lembrar que Chapadinha e região requerem atenção especial, posto que sua população convive diariamente e por longos períodos com todo o aparato químico usado pela agroindústria, jornadas de trabalho duplas e prolongadas, alimentação e habitação inadequadas e outras carências próprias da vida dos menos favorecidos. Um exemplo das necessidades de se ter maiores cuidados com a saúde da população de Chapadinha são as condições da estrada Capelinha-Chapadinha e de suas ruas, cujas fotos falam por si mesmas.







6 comentários:

  1. E ainda dizem que não há dengue na região de Capelinha! Só o SUS estudando muito para saber porque razao to mosquito da dengue rejeita um habitat tão generoso .Será que tem dengue e os medicos escondem?Sei não

    ResponderExcluir
  2. Que descaso com chapadinha,não fizeram nada lá nestes últimos três anos a administração atual.com tanto impostos que gera a região de chapadinha por ser uma região rica, vamos prefeito devolver a chapadinha o que ela tem de direito, pavimentação, saneamento,terminar a quadra iniciada por Ivan pimenta, e consertar as estradas de acesso a chapadinha.

    ResponderExcluir
  3. vc cleuber luiz que teve muitos votos em chapadinha, faça alguma coisa, as eleiçoes estão batendo na porta, o que vc terá pra dizer a eles, pq vc não fêz nada por eles, vc tomará é um não nas próximas eleições, só que receber o salário de vereador, nê cleuber luiz.

    ResponderExcluir
  4. O Cleuber Luiz vai dizer que a culpa e do governo federal, que Lula nao olhou para Capelinha,como se tivesse feito algum projeto importante e encaminhado para analise da assessoria do nosso ex e eterno Presidente Lula.Segundo este vereador,de politica social do governo Lula ,Capelinha possui apenas a bolsa familia.Entao,ele sabe pouco sobre o municipio.Ouvi relatos sobre o PRONAFINHO,conheço estudantes de familias humildes de Capelinha estudando pelo PROUNI,familias com acesso a MINHA CASA,MINHA VIDA, LUZ PARA TODOS,etc.Agora,se o PSDB - Pior Salario Do Brasil- se apropria de todos os programas com outros nomes , é estelionato politico.E o caso do MINAS SEM FOME ,na verdade,o Programa FOME ZERO ,do governo federal.Portanto,nao de uma de vitima :se não debatem as necessidades com os governo central quer que ele adivinhe? Capelinha e vitima de muitos de seus eleitores e de politicos que pensam pequeno para a cidade e projetos grandiosos para si mesmos.Viva o grupo de mulheres mobilizadas pela educação superior .

    Ass.Zara Sampaio

    ResponderExcluir
  5. tamem quem mandou vender voto.agora toma o presente

    ResponderExcluir
  6. Em chapadinha até hoje não tem uma área para pratica de esporte e laser pois não um beneficio por parte da prefeitura. Os políticos só aparecem por aqui para pedirem votos em anos de eleições e depois somem e nunca mais volta, moro aqui a 19 anos e sempre foi assim, até quando a prefeitura vai deixar o seu maior município assim "chapadinha pede socorro"

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com