Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com
A população do Alto Jequitinhonha proporcionou um show de democracia em Capelinha nesta histórica sexta-feira, 25/11/2011. Esta, com certeza, registra uma data histórica não só na cidade de Capelinha, mas em todo o Vale do Jequitinhonha.
Iniciativas assim colaboram para que nos livremos dos nossos famosos estigmas de “Vale da Miséria”, “Vale dos esquecidos”, dentro outros. Manifestações como esta inauguram novos tempos na cultura sóciopolítica jequitinhonhense, pois, a cada dia, entendemos a ineficácia do sistema representantivo. O Movimento “A UFVJM é nossa!” têm acertado em cheio nesta perspectiva, pois foi um movimento iniciado pela iniciativa popular e, conforme foi ganhando legitimidade, foi conquistando a adesão de vários representantes políticos como: veradores, prefeitos e deputados.
Manifestações como esta inauguram novos tempos na cultura sócio política jequitinhonhense, pois, a cada dia, entendemos a ineficácia do sistema representantivo.
Uma nova era na política em todo Vale vêm surgindo, entendendo que não se pode mais permitir que as iniciativas partam dos nossos representantes, mas primeiro do povo! Vereadores, prefeitos, deputados, costumo dizer, que são iguais “Fuscas velhos à álcool”, só funcionam quando o povo empurra!!! Mas quando o tranco dá certo, “o velho fusca sobe até uma montanha engatado de terceira”. Exagero? De forma alguma, a história brasileira prova essa verdade. Afinal, não há nenhum direito sequer nesse país que não fora conquistado pela luta da sociedade civil organizada. (13º salário, férias, licença maternidade, aposentadoria, direito à greve, organização sindical, educação pública, etc.).
|
Lideranças políticas do Alto Jequitinhonha presentes na manifestação |
Me expressando dessa forma, não procuro aqui desmerecer o trabalho de nossos políticos, mas posso afirmar que, se o povo não ditar as regras, eles não farão o que o povo espera. Democracia é isso! Significa demos= povo; cracia: poder, ou seja, democracia é o poder do povo! Portanto é o povo que deve exercer esse poder e não esperar que os representantes façam algo pelo povo.
Vereadores, prefeitos, deputados, costumo dizer, que são iguais “Fuscas velhos à álcool”, só funcionam quando o povo empurra!!! Mas quando o tranco dá certo, “o velho fusca sobe até uma montanha engatado de terceira”.
A democracia representativa é um modo de organizar o poder, votamos em pessoas que vão decidir por nós. Mas isso não significa que temos que permitir que eles façam o que quiserem, é preciso um vínculo estreito entre o povo e os políticos, para que o povo dite as regras e os representantes atendam o desejo do povo, isso sim é a verdadeira democracia. Por isso se faz necessário, a cada dia, canais democráticos nos quais o povo possa ocupar para garantir suas reivindicações. Não somos satisfeitos com o governo justamente porque o poder político é restrito aos representantes. É preciso inverter essa lógica...
Devemos nos organizar para que possamos garantir a socialização do poder decisório e, cada vez mais, exercer esse poder de maneira direta. Assim, a política se reverte de novas formas, abandonando o caráter assistencialista e particularista por uma política dotada de projetos coletivos e que contemplem toda a população. Se assim não for, assistiremos por mais um bom tempo a “velha politicazinha” do deputado que “faz uma graça” na época da eleição e nunca mais volta, ou aquela políticazinha do muro, das telhas, do emprego para a esposa, pro marido, pro filho, etc.
Fica aqui a lição, uma verdadeira política só é possível quando no processo estão envolvidos a sociedade civil organizada e os representantes. Desse modo, o povo fala, o político obedece, pois foi eleito para representar os interesses do povo. Caso não obedeça, tem sempre uma nova eleição, é só não votar no sujeito na próxima.
Finalizo parabenizando toda a sociedade civil organizada do Alto Jequitinhonha que organizou essa bela manifestação que tomou o centro de Capelinha neste dia 25/11. O “Dia E” ficará para a história, e quem sabe, não se torne para sempre, neste mesmo dia, o dia histórico de luta pela educação no Vale, afinal, é a educação que revoluciona nossas mentes, nossas vidas e o nosso País. Parabéns a todos!