sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Até quando o Vale será alvo de assistencialismos?


Publicamos aqui mais uma notícia retratando o constante assistencialismo que vigora no Vale. Tal prática na nossa região é algo arraigado na história.  Diante desse fato, a provocativa é a seguinte:


  • Até quando permitiremos que nos reconheçam como o Vale da Miséria?
  • Quando os nossos representantes enxergarão o Vale do Jequitinhonha como uma região permeada de riquezas culturais, naturais e humanas?
  • Quais são os projetos para que possamos mudar esta realidade?

Clique em "Continue lendo" e confira a notícia:
Projeto de Olímpia, SP, ajuda moradores do Vale do Jequitinhonha

Muita gente aproveita a folga de fim de ano pra passear, descansar e festejar, mas em Olímpia, no interior de São Paulo, um grupo de amigos passa o Natal ajudando famílias pobres.


Durante todo o ano, eles arrecadam alimentos, roupas e objetos pessoais para levar para moradores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país. O trabalho é realizado há duas décadas. O voluntário do projeto não se veste de Papai Noel, não usa roupa vermelha, muito menos barba branca.

No último Natal ele entregou 24 toneladas de alimentos, roupas e brinquedos a pessoas carentes. A carga encheu quatro caminhões e uma caminhonete.

A emoção é de quem conhece de perto a pobreza e resolveu descruzar os braços. Deosivaldo Rosa Santos, empresário e voluntário, viaja mais de 1300 quilômetros para passar a data longe de casa e perto de uma população que vive em estado de extrema pobreza. Em vez de um álbum com fotos de passeios, os registros são de sobreviventes da fome.

Tudo é aproveitado para virar roupas e brinquedos. Jantares e festas são realizados para comprar itens muito úteis para os moradores: sombrinhas e chinelos.

O que mais chama a atenção no Vale é um dos brinquedos mais disputados pelas crianças: as bolinhas de tênis, que substituem as feitas com meias. Por tudo isso, cada brinquedo doado tem um valor especial. Ver o sonho de fazer do Natal é uma verdadeira festa para quem não tem o básico para sobreviver.

Quem quiser ajudar, ainda dá tempo. Em São José do Rio Preto, o telefone para doação é (17) 3222-5382 e, em Olímpia, (17) 3281-3040.

Fonte: Portal G1

Um comentário:

  1. Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantia as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.

    De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia:

    "Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição..."

    Pensando assim, a AMBA a cada dia tira uma pedra de nosso caminho,o importante é saber que com isso nos tornamos mais forte.
    Feliz natal e um prospero ano novo para todos os moradores do Aparecida.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com