sábado, 24 de setembro de 2011

Moradores do Bela Vista convivem com barroca e esgoto a céu aberto


Por Hélio Silva 

A reportagem do Jornal A Cidade foi chamada por moradores da rua Alcino Angelino, no bairro Bela Vista, em Capelinha. Eles alegam conviver diariamente com o mau cheiro e o perigo causados pelo esgoto a céu aberto e pela evolução da erosão de uma barroca que invadiu metade da rua.

Segundo eles e também moradores vizinhos ao local, o aumento dessa barroca provocou a quebra de um cano de esgoto que cai em uma nascente onde os moradores buscavam água. A erosão que tomou parte da rua colocou em risco algumas construções, o que fez com que o município desapropriasse três casas.

Mesmo com uma placa da Prefeitura pedindo aos moradores para não jogar lixo, o local está cheio de entulhos. A moradora Sandra Lopes diz aguardar um solução imediata do Poder Público, pois o esgoto cai em cima de uma nascente e corre por uma área que é considerada de preservação ambiental.

Ainda segundo ela, o problema se arrasta há anos e muitos vereadores já foram ao local com promessas de soluções, mas até o momento nada foi feito para mudar esta situação.

“Não agüento mais conviver com o mau cheiro e os insetos que invadem todo dia minha casa”, reclama Sandra. De acordo com ela, houve um tempo em que o esgoto foi canalizado, mas por causa da erosão o problema voltou novamente.

Em nota, a Prefeitura informou que tem conhecimento do problema da barroca, mas diz ter condições de resolver o problema por causa do alto custo para a solução definitiva.

A Prefeitura informou ainda que um dos moradores que foi desapropriado já tem casa própria construída com recursos do próprio município. De acordo com a nota, em 2010 foi protocolizado um relatório do problema junto à Setop (Secretaria do Estado de Transporte e Obras Públicas), mas até o momento não houve resposta.

Para falar sobre o esgoto, a reportagem do Jornal A Cidade enviou ofício à Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Mas, até o fechamento desta edição, a estatal mineira não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Jornal A cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com