quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Menos verbas para Capelinha em 2012

     
Por Hélio Silva 

O município de Capelinha está de fora das 198 cidades mineiras que receberão ICMS esportivo em 2012, segundo a nova lista divulgada no último dia 31 de agosto. O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e atualmente a cidade recebe mensalmente R$ 9.355,60.

Em contato com a SEEJ/MG (Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude do Estado de Minas Gerais), os técnicos responsáveis pelo programa informaram que Capelinha não conseguiu comprovar a atividade regular do Conselho Municipal de Esportes. Atualmente, é importante que os conselhos de esporte estejam em funcionamento. Esta é uma condição fundamental para que os municípios recebam recursos do ICMS Solidário critério Esportes. Além disso, de acordo com o edital recentemente publicado pela Petrobrás, para seleção de projetos esportivos educacionais é exigido que os interessados sejam listados nos conselhos municipais de Esporte. As instituições esportivas dos municípios sem Conselho Municipal do Esporte não podem se candidatar a receber os recursos desse edital.

O ICMS Esportivo é uma verba destinada às prefeituras que, durante o ano, prestarem informações sobre as atividades esportivas realizadas no município. Este ano, o prazo para envio de informações foi prorrogado várias vezes, tendo se encerrado em 30 de julho.

Prefeitura x SEEJ

Atualmente, Capelinha recebe um total anual de R$ 112 mil pelo critério Esportes do ICMS. Na região as cidades de Angelândia e Aricanduva cumpriram suas metas e devem continuar recebendo o recurso no ano que vem.

Segundo o secretário de Esportes de Capelinha, Dilson de Moraes, em agosto de 2010 foi enviada toda a documentação para a SEEJ.

Questionado pelo Jornal A Cidade, o responsável pelo recebimento da documentação na Superintendência, afirmou que os documentos enviados pelo município não foram suficientes, por não terem sido fornecidas informações sobre as reuniões do Conselho Municipal de Esportes.

4 comentários:

  1. Gostaria de agradecer por serem éticos e colcarem o crédito, pois infelizmente um alimentador de Site aqui em Capelinha, divulgou duas noticias minhas sem citar fonte.

    Acho isso um desaforo, pois nós lutamos para buscar informação e tem gente que por incompetência não cita fontes.

    Mas bola para frente!

    ResponderExcluir
  2. Sempre nos pautamos pela ética! Acreditamos que a melhor forma de reconhecer o trabalho de alguém é citar a fonte das ideias/críticas/informações, etc...

    Bola pra frente Hélio!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse corte. Menos dinheiro para construção de prédios particulares.

    ResponderExcluir
  4. MMC procurem saber quem faz parte do Conselho Municipal de Esportes, tenho contato com a maioria dos desportistas e nenhum deles faz parte. Á César o que é de Cèsar! Quem é membro deste conselho( se realmente existir?) não está nem aí para o esporte. O esporte em Capelinha era para disponibilizar pelo menos 30 empregos diretos só com programas do governo estadual e federal, mas não temos nenhum... porquê será!Falta tempo ou interesse? A perda do ICMS esportivo é o de menos, estamos perdendo muito mais pois a torneira do esporte está aberta até 2016.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com