sexta-feira, 22 de abril de 2011

A respeito das reuniões na Câmara Municipal de Capelinha

Por Douglas Lima twitter.com/douglasjlima

Uma das reivindicações do Movimento Muda Capelinha é a maior participação dos cidadãos capelinhenses nas reuniões promovidas pela Câmara Municipal. O MMC tem feito um esforço de, sempre que possível, mandar ao menos um colaborador nesses eventos que ocorrem apenas duas vezes por mês. A importância de participar se dá por razões óbvias: verificar se os vereadores estão cumprindo sua missão - representar a população local e buscar soluções para seus problemas.

Capelinha é uma cidade com população em torno de 35.000 habitantes (a população rural gira por volta de 10.000 pessoas) e uma área geográfica de quase 1000 quilômetros quadrados. Possui um forte setor agropecuário, com empresas de atuação internacional e um comércio e prestação de serviços muitos dinâmicos. Esse conjunto de fatores positivos também trás grandes problemas e os gestores precisam estar preparados para administrá-los.


São alunos da zona rural que precisam de transporte escolar de qualidade, funcionários que necessitam de boa remuneração para executar bem seu trabalho, moradores que dependem da atuação do serviço público de saúde, ruas e estradas rurais que devem estar em boas condições de tráfego, veios d'água que devem ser protegidos, empresas de prestação de serviços de telefonia e abastecimento de água que devem ser forçadas a executar bem o que prometem em contrato, cemitérios que devem estar de acordo com as exigências legais e por ai vai. A lista é enorme.

Pelo porte da cidade e pelo tamanho de seus problemas uma reunião a cada 15 dias é incapaz de oferecer tempo suficiente para os vereadores discutirem tais situações com calma, procurarem saídas e apresentarem projetos. Então a proposta é que se realize uma reunião por semana.

Além disso, já passou de hora da Câmara criar comissões especializadas em determinados assuntos, tipo: Comissão de Educação, Comissão de Meio Ambiente e Saúde Pública, Comissão especial para a situação do cemitério, etc. São essas pequenas atitudes, caros representantes eleitos pelo povo de Capelinha, que fazem diferença. A população local exige que os vereadores façam valer os bons salários que recebem.

5 comentários:

  1. Otimo Texto,Douglas.Para a media local,os vereadores tem salario de primeira grandeza ,ja o o serviço prestado é de quinta categoria!Onde já se viu: o grupo náo possui ate hoje uma estrategia de trabalho.Para eles ,basta vestir o terno que lhes da ar de grande autoridade ,alguns proferem doses cavalares de baboseiras ,a maioria nem precisa dizer mais FAVORAVEL (basta acenar a cabeça) e visitar o MANDIOCAL quando em periodos proximos das eleiçoes .
    E o salario é mais de 5 vezes o da professora do municipio: perto de 5 000 (cinco mil reais)

    ResponderExcluir
  2. Hoje quando se discute reforma política deveria se incluir nesse projeto tambem, além do fim da reeleição para os cargos majoritarios que é o presidente, governador e prefeito, deveriam acabar com a reeleiçao tambem para senadores, deputados e vereadores. Em Capelinha temos muitos vereadores perdurando que nao dao liga mais. estao la por causa dos compadres politicos. So se enriquecendo. sentendo?
    Pedra parada pega lodo.

    ResponderExcluir
  3. Sabe do pior? A reunião que deveria acontecer nessa segunda feira simplismente não aconteceu!

    Pelo visto os vereadores de Capelinha tão achando que a cidade é uma mar de rosa. Depois reclamam quando são xingados...

    ResponderExcluir
  4. Entao..E nós pagamos para eles quase seis vezes o que ganha uma professora municipal.Querem so receber o dinheiro além de outros penduricalhos.Tambem,queriam o que? Tem vereador que tem mais tempo de vereança do que urubu de voo! Eles nao tomam vergonha na cara,nao? Nao,nao tomam .O jeito e trocar todos por nomes melhores.Capelinha os têm.Bom de um tanto de mulher seria ,competente e honesta resolver substituir estes bichos preguiças parasitas.

    ResponderExcluir
  5. Tenho acompanhado as atuações do MMC e os parabenizo. Sou filha de Capelinha e estou cansada de ver a cidade e seus provlemas nas mãos de políticos que só se elegem para encher o bolso. É porque, eles não se contentam só com seus salários nao, passam a mão em mais um 'pouquinho' (...).
    Sugiro a todos que participem das reuniões do Legislativo Municipal e fiscalizem a atuação do Poder Público local, inclusive de TODOS os servidores!

    Há funcionários públicos da Prefeitura que ano após ano, enchem os bolsos com dinheiro do povo! Porque seus salários são pagos por nós (mais o que eles "catam", né?)

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com