segunda-feira, 18 de abril de 2011

“Feira” de Capelinha está desaparecendo lentamente

Por Adilio Gomes do site aranas.com.br


Sábado fui à feira-livre de Capelinha com minha esposa, e notei um fato interessante, fazia alguns meses que não ia, sempre minha esposa  realizava as compras.
Notei que os produtos dos agricultores rurais estão desaparecendo das bancas, isso devido há um joguete de alguns empresários que compram verduras do CEASA em Belo Horizonte e revendem na feira.  
O que me chamou a atenção foi a forma de atuação,  eles comissionam pessoas “simples” para venderem as verduras, fato este  que nos leva a acreditar estar comprando verduras da nossa terra.

O lado positivo deste joguete é que podemos comprar verduras de boa qualidade, e preços variados, mas o lado negativo é que as verduras nem sempre são frescas, e está prejudicando os agricultores locais, pois comprando os produtos do CEASA estamos financiando os agricultores da região da Capital e desfavorecendo os nossos.

Outro fator preocupante é que muitas bancas que antes eram ocupadas pelos agricultores locais, agora são ocupadas pelos vendedores comissionados, de forma que estes revendedores estão espalhados em vários pontos do mercado,  dificultando assim escolher um produto nativo da nossa região.

Deixo um alerta para nossa prefeitura, em procurar algum meio de beneficiar ou subsidiar os produtores rurais da nossa região, pois a feira-livre de Capelinha, além de comercial é um patrimônio cultural e ponto turístico da nossa cidade, que se não houver a presença dos nossos amados “matutos” e sua tradicional cultura regional, acabará tornando nossa feira-livre em um simples sacolão do CEASA.
Link da Postagem original AQUI

14 comentários:

  1. Infelizmente os gestores de Capelinha acreditam que basta oferecer o espaço físico do Mercado Municipal para resolverem os problemas dos pequenos produtores da cidade. Essa situação, venda de produtos do Ceasa, é antiga, mas se intensificou de um tempo pra cá. Os produtores rurais precisam de capacitação, noções de administração, cursos e subsídios. Só dessa maneira conseguirão fazer frente aos produtos trazidos de outros cantos. É preciso fazer alguma coisa urgentemente, realizar um levantamento das pessoas que tão realizando a prática e, porque não, ouvi-las. Se alguém quer vender comissionado, porque não vender os produtos de moradores do municípios que moram muito longe?

    ResponderExcluir
  2. Respeito o trabalho do atual Presidente da Câmara Laerte Barrinha, mas minha crítica a ele é justamente referente à isso!

    O vereador deve explicação ao povo quanto ao monopólio de vendas de verduras no mercado municipal de Capelinha.

    Por que não se fala de Agricultura Familiar na cidade?

    Sugiro ao pessoal do MMC que façam entrevistas com os produtores rurais, que saem de suas casas de madrugada, que vêm transportados em pau-de-arara para vender seus produtos (muitos até em regime de subsistência) e "trocar" em outros artfatos para sobreviverem) se sentem em relação monopólio do Ceasão.

    Parece que nasce uma pequena cultura burguesa em Capelinha, onde uma só pessoa se apropria dos lucros de uma produção.

    Investir nos nossos pequenos agricultores é gerar EMPREGO para muita gente!

    É incentivá-los a manter nossa cultura agrária!

    É incentivar o consumo de produtos orgânicos sem os AGROTÓXICOS do Ceasão.

    Pensemos minha gente, essa é minha opiniao.

    ResponderExcluir
  3. Tem mais outra coisa : as familias agricultoras de Capelinha devem pagar ,a cada sabado, 8,00 reais de transporte e mais 2,00 por pacote que carrega. Os produtos são organicos e muito baratos.Como podem sobreviver assim de a cada produto que vendem ,x é para o transporte ?
    E secretario da agricultura que se sente "O " chefe e diz conhecer TODOS os problemas da povo rural vai a feira la pelas bandas do meio dia .Ele viu tudo,ne.Toma vergonha ,Haroldo!
    Este pessoal da zona rural esta abandonado á propria sorte.Falta vergonha na cara dessa administraão deixà-los tao sem acesso a nada .
    Por isso,o resultado da enquete so da rejeiçao.

    ResponderExcluir
  4. Existe uma lei municipal que me parece que foi apresentada pelo Vereador Edeltônio e que não ta sendo cumprida. Cabe aos vereadores como fiscais do Poder Executivo verificar se realmente este fato está ocorrendo e fazer com que a lei se cumpra usando todas as forças advindas desta matéria que foi votada e aprovada na Câmara.

    ResponderExcluir
  5. concordo com voces,é um absurdo tudo isso que acontece com os produtores rurais. Realmente a feira vai acabar.o curioso é perceber que pra tudo que acontece o atual secretario de agricultura e demais administradores da prefeitura têmsempre um discurso pronto e muito bunitinho pra explicar tudo, mas na pratica o que vemos são comunidades rurais e produtores abandonados e explorados por esta adminitração.SENHOR PREFEITO COMO O SENHOR PERMITI UMA COISA DESSAS , O SENHOR É MEDICO , TINHA QUE SER MAIS HUMANO MOÇO.QUANTA INCOMPETENCIA, QUANTA ROBALHEIRA

    ResponderExcluir
  6. Tambem ,o pessoal de capelinha ao inves de comprar na mao dos agricultores de Capelinha, querem comprar no supermercado,tudo mais caro e velho ..
    Na feira ,se for de produtor mesmo,tudo é mais barato e mais saudavel.Agora,cade uma politica de promoçao da agricultura familiar?Se nao fosse o governo federal,nao sei como poderiam viver ..
    8 reais por dia ,por cada pessoa e mais 2,00 reais por pacote .O empresario do trasnporte aprendeu a explorar assim com o Dazo?ta doido ,isto e um roubo ..

    ResponderExcluir
  7. Quem é esse empresario de transporte dos feirantes? essa cobrança ta dentro da lei? nunca vi falar isso? 8,00 reais ? QUE ABSURDO. como esses produtores aguentam e nem reclamam . isso é roubo gente. coitado desse povo que tanto trabalha.a prefeitura devia colocar transportes gratuito pra esse povo.

    ResponderExcluir
  8. 8,00 por por feirante e 2,00 por volume? Caramba! Vamos fazer uns cálculos rápidos:
    Na zona rural de Capelinha predomina a agricultura familiar. Se o/a feirante for com o companheiro e dois filhos pra ajudar nas vendas já dá 32,00. Se levar 10 volumes (e é claro que podem ser muito mais que isso) são 20,00. Totalizando 52,00 por feira.
    No mês serão 208,00! Gente, isso é abusivo!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, vamos esclarecer isso porque é uma situação preocupante!
    Os 8,00 são para usar o espaço físico do mercado ou de transporte de cada pessoa?

    ResponderExcluir
  10. POE PREOCUPANTE NISSO, ATE MAIS QUE PREOCUPANTE É DESUMANO. COMO ELES PODEM COBRAR QUALQUER VALOR QUE SEJA DESSE POVO JA COM TANTAS DIFICULDADES.COBRAM PRA USAR O MERCADO, COBRAM PRA USAREM OS TRATORES EM SUAS ROÇAS, COBRAM PRA SEREM TANSPORTADOS. E ELES ACEITAM E NEM RECLAMAM???????? ENTAO AGRICULTURA FAMILIAR DEVE ESTAR DANDO MUITO DINHEIRO TA DOIDOOO.GENTE ESSAS COBRANÇAS SÃO LEGAIS??? ALGUEM SABE DIZER? UMA VEZ QUE O ESPAÇO É PUBLICO ,S ERÁ QUE TEM LEI FALANDO DESSAS COBRANÇAS E SERÁ QUE O DINHEIRO RECEBIDO ESTA ENTRANDO NAS CONTAS DA PREFEITURA. ISSO TEM QUE SER OLHADO..

    ResponderExcluir
  11. O dono do onibus que os transporta mora na Lagoa Grande .Cobra a cada sabado e por pessoa ,4 reais para ir e outros 4 para voltar.Se a familia levar filhos,o gasto é ainda maior.Alem disse ,cobram 2 reais por cada pacote que o agricultor leva para Capelinha ou de Capelinha para a sua roça.
    Alem disso, há o abastecimento e manutençao do trator que sai a 24,00 reais a HORA ,VEJA BEM, 24,00 POR HORA para cada associado.Isto é, ha tratores - que nao foi a prefeitura que deu - ela paga o motorista .Todas as despesas restantes saem do bolso do agricultor .
    Entendem porque eles AMAM Lula ? Se nao fossem as politicas sociais do Governo Federal,a sobrevivencia estaria seriamente ameaçada.Restam poucas familias na zona rural, boa parte tem filhos em Nova Serrana ou no corte da cana .

    Quem se importa?

    ResponderExcluir
  12. A prefeitura ainda nao cobra para usar o espaço do mercado ,mas, deve ter um desejo louco de faze-lo.Ha uma pesquisa da UFAL que estuda as feiras livres do Jequitinhonha de modo a copiar o modelo para o sul de MG.E ai, a valorizaçao é esta ,nenhuma !

    ResponderExcluir
  13. È MAS SE OS PRODUTORES RURAIS ACEITAM ISSO E NAO SE MOBILIZAM É PORQUE NAO DEVE SER MUITO PRA ELES NÉ, SE NAO ELES NAO TAVAM AI BABANDO ESSES GESTORES DA PEFEITURA E ACEITANDO TODO DISCURSINHO DELES. FALA SERIOO. TO CHOCADO COM TANTA COISA QUE ELES FAZEM. COBRAR HORAS DE TRATOR

    ResponderExcluir
  14. Por favor,coloque-se no lugar deles.SE o povo da cidade nao peita,OS QIE SE DIZEM LETRADOS- ,voce quer que eles,da zona rural, o faça ?O que tem de mehor ai esta na zona rural..respeite-os !

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com