quarta-feira, 20 de abril de 2011

Entrevista de Neném Pimenta na Aranãs FM

Por Fernando Cintra, Graduando em Engenharia Mecânica na UFSJ - twitter.com/fernando_cintra

Os ouvintes da Rádio Aranãs FM nessa tarde bateram mais um record de audiência durante a entrevista do ex-prefeito da cidade de Angelândia-MG, Edailton Antônio Godinho Pimenta (Neném Pimenta). Todos esperavam um parecer sobre o futuro político do mesmo, mas não obtiveram nenhuma resposta convicta. Neném Pimenta colocou “nas mãos de Deus” o seu futuro político, afirmando que sempre fizera política desta forma: deixando Jesus Cristo tomar as decisões por ele mesmo...

Neném voltou a falar da denúncia feita por ele mesmo sobre o fechamento de uma escola situada nas proximidades de sua fazenda. Segundo moradores próximos, após o fechamento da escola, as crianças hoje precisam andar cerca de uma hora para chegar à instituição de ensino mais próxima. O entrevistado, demonstrando indignação, ressaltou que “as crianças não devem ser prejudicadas”.

O ex-prefeito de Angelândia afirmou que ainda continua filiado ao Partido dos Trabalhadores, mas não explicou o motivo da sua troca de partido (quando exercera seus dois mandatos na Prefeitura Municipal de Angelândia, Neném era filiado ao PMDB). Durante a entrevista, ele demonstrou o carinho imenso que sente por Angelândia e afirmou que ainda há muita coisa a ser feita na pequena cidade de cerca de 11 mil habitantes. Finalizando a entrevista, Neném fala da sua casa, que sempre foi aberta ao povo e que ele é uma pessoa muito simples, que sempre teve facilidade em atender ao “povão”.

Neném sempre foi conhecido pelo seu lado “político”. Atualmente, pelo que eu posso notar, existem duas visões sobre o político Neném Pimenta: a visão dos Angelandenses e a visão do resto da região.

O ex-prefeito é uma pessoa com alto índice de aceitação na cidade de Angelândia, foi o primeiro prefeito da cidade, realizando muitas obras, entre elas: escolas, ginásios poliesportivos, a Praça Antônio Dias, o Mercado Municipal, o Estádio Municipal, a Creche Pingo de Gente, investiu muito no esporte (a Seleção de Angelândia foi campeã em um ano, e no ano seguinte foi vice-campeã da Copa Aranãs FM de Futebol) além de apoiar os professores do município em suas graduações. Logo em seguida foi reeleito para o seu segundo mandato.

Em Capelinha não obteve o mesmo sucesso, foi candidato à prefeito na última eleição, mas obteve apenas 9,75% dos votos. O seu futuro, como ele mesmo disse, é incerto. Aguardemos as próximas eleições até que saibamos o “caminho” que ele de fato irá seguir.
_____________________________________________
Comentário: Neném Pimenta devia ter admitido que pretende concorrer à prefeitura de Capelinha. Pegou mal ele dar entrevista e falar de um problema que se refere ao município capelinhense sem deixar claro suas intenções. É um personagem político  tarimbado, que teve sua história em Angelândia, mas que não trás nada novo para o conturbado panorama político de Capelinha.

19 comentários:

  1. Uai,a que se deve isso? O MMC agora e outdoor de candidato?

    ResponderExcluir
  2. De onde tirou isso Anônimo 21 de abril de 2011 00:26?
    Se bem observar o texto não faz elogios nem críticas ao personagem em questão. Foi publicado por um único motivo: não é estranho que um ex-prefeito de cidade vizinha vá a rádio de Capelinha falar sobre um assunto que diz respeito ao município de Capelinha? Isso pode significar que Neném Pimenta pretende concorrer à prefeitura da cidade, embora tenha dito que "o futuro está nas mãos de Deus" (no meu ponto de vista uma hipocrisia sem tamanho!). Logo, se é "prefeiturável" será repercutido aqui no blog. Não somo um outdoor de nenhum político, mas somos uma tribuna de discussão política!
    O sistema político brasileiro é representativo. Pessoas se candidatam e são eleitos para ocuparem cargos. Os eleitores precisam saber das ideias, vidas públicas, passado, intenções (admitidas ou abafadas) de quem se propõe a se tornar gestor público! Isso em uma cidade do porte de BH ou Capelinha. Não há nenhum problema em expor as atitudes desses sujeitos políticos!
    Sem falar que damos repercussão ao contraponto, no caso a entrevista da secretária de educação de Capelinha, Élida.
    Acredito, e isso é opinião pessoal, que temos que aprender a ouvir os lados dessa guerra política que paralisa o município. Infelizmente, não é de uma hora pra outra que as pessoas aprendem a votar racional e livremente, sem medo de represálias de qualquer espécie. Desejo muito que surja uma nova classe política em Capelinha. Mas enquanto ela não aparece, nós dissecamos e desnudamos a que existe, da maneira como fez o Fernando Cintra em sua postagem.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito pertinente divulgar o que as pessoas com pretensões políticas andam falando em Capelinha independentemente de quem seja, qual o partido ou seu interesse.
    Qualquer assunto que se refira a nossa cidade precisa ser divulgado. Omitir informação não é o foco do blog, pq contraria o propósito de não ser tendencioso.

    Agora, cá entre nós, essa conversinha mole do Neném de responsabilizar deus por seu futuro político é muito comédia.

    ResponderExcluir
  4. Ah, e parabéns pro Fernando, muito bom o texto dele.

    ResponderExcluir
  5. Pois eu continuo achando que isto e propaganda e gratuita ! Ele ja nao usou a radio ?Pois entao.Eu pensei que este espaço fosse para educaçao politica e de denuncias contra o descalabro em Capelinha.Mas, penso que pode ser e nao pode ...Tudo é uma questao de proposta do blog e ,de fat,no documento inicial nao dizia que faria repercussao de fala de candidato ,nem de eleito! Tudo isso ai é gaiato e usa o que inocente util que encontrar ...

    ResponderExcluir
  6. na procima em capelinha ele tem 450 votos ! quem sabe ele pode querer ser vereador ! se ele conseguir montar uma chapa boa , talvez ele consiga ser eleito !

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto,hoje penso que Nenem é o nome melhor para assumir capelinha,eu estou com Nenem.

    ResponderExcluir
  8. Pimenta dnovo ? prefiro gelson !!!ivan foi o resto do resto q sobroue nao teve peito e arregou

    ResponderExcluir
  9. Como disseram Douglas e Vanessa Lima, acho de extrema importância a publicação de tudo que se diz respeito aos políticos de Capelinha, mesmo que estes coloquem "nas mãos de Deus" as decisões que deveriam ser tomadas por eles mesmos (na minha opinião, ele está doido para entrar na Prefeitura de Capelinha, mas achou muito cedo para declarar as suas intenções...)
    O objetivo do MMC é esse, expor o que acontece no meio político do município de forma imparcial. Queremos mudança, a última coisa que esperamos é a mesmice. Fui totalmente imparcial no meu texto. Apenas fiz um relato da entrevista dada por Neném Pimenta à Rádio Aranãs FM. O que devemos fazer de fato é focar menos nas palavras e mais nas atitudes dos nossos candidatos. Fica a dica.

    PS.: Obrigado, Vanessa. Procurarei sempre estar postando por aqui, hehe. Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Todo texto com referências políticas que agreguem valor sobre uma população, sendo marcada por boas vizualizações é de grande importância pra nós leitores e que estamos integrados a essa região.
    Parabéns Fernando Cintra, ótima postagem

    ResponderExcluir
  11. Parabenizo a atitude de trazer novas informações sobre o palco político de capelinha e região, no entanto acho que o texto aí d cima não é nada imparcial, em certos momentos pareceu um "santinho" de político!

    Relatar o que aconteceu na entrevista do Neném e fazer uma crítica em cima disso é uma coisa, agora aproveitar-se deste espaço e tranformar a notícia em uma vitrine que enaltece os feitos políticos da pessoa em questão não contribui para o nosso debate!

    O caráter tendencioso do texto ascentua-se neste trecho:
    "Atualmente, pelo que eu posso notar, existem duas visões sobre o político Neném Pimenta: a visão dos Angelandenses e a visão do resto da região."

    A seguir percebe-se claramente a opinião pessoal do autor e o apreço que este sente pelo entrevistado ao enfatizar o apelo popular do candidato na cidade de angelândia e a baixa aceitação em capelinha!

    Na minha opinião este texto é tendencioso,e deve ser reformulado. O MMC corre o risco de colher críticas negativas de que está tomando partido!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. "Na minha opinião este texto é tendencioso,e deve ser reformulado. O MMC corre o risco de colher críticas negativas de que está tomando partido!
    Abraços! "

    E a mesma opiniao que tenho .. . O MMC nao é lugar para fazer propoganda de politico que esteja bem aqui ou em qualquer outro lugar . .. Pegou mal,muito mal

    ResponderExcluir
  13. O MMC é apartidário, isso já foi dito. É apartidário porque não está ligado a partido político e não tem lado nessa guerra política suja que está instaurada na cidade. Mas isso não significa que os colaboradores do Movimento sejam potes vazios. Todo mundo possui concepções políticas, afinidades ou aversões partidárias, histórias de vida que desembocam em diferentes formas de ver o mundo. Discordo da proposta de mudar o texto. Primeiro: ele possui autor que responde por tudo que foi escrito, segundo: fazer isso é tentar cessar o debate, terceiro: penso que é muito mais proveitoso a polêmica do que o consenso.

    Além disso peço que prestem atenção a este "pequeno" detalhe:

    "Comentário: Neném Pimenta devia ter admitido que pretende concorrer à prefeitura de Capelinha. Pegou mal ele dar entrevista e falar de um problema que se refere ao município capelinhense sem deixar claro suas intenções. É um personagem político tarimbado, que teve sua história em Angelândia, mas que não trás nada novo para o conturbado panorama político de Capelinha." - Comentário do blog em relação ao texto do Fernando.

    No meu entendimento o foco do debate está meio desviado. Primeiro, quando o Neném dá a entrevista em uma rádio de Capelinha ele está se colocando como um jogador a mais no conturbado ambiente político da cidade. Algumas perguntas: porque ele não admitiu que deve concorrer às eleições na cidade? Qual é seu grupo político e a quem ele deve satisfação? Quais velharias ideológias esse personagem representa? Por fim o que não creio: ele trás alguma coisa de novo?

    Pra finalizar acredito que estas discussões são muito importantes. Este blog é um dos poucos espaços virtuais, senão o único atualmente, que possibilita debate político aos capelinhenses. Então não devemos nos omitir quando surgem essas questões. Bem, essa é minha opinião e devo dizer que este tópico é um dos mais produtivos das últimas semanas. A polêmica sempre é produtiva!

    ResponderExcluir
  14. NO MEU PONTO DE VISTA TEMOS QUE OPINAR SOBRE O FUTURO DE NOSSA CIDADE QUE POR TANTOS ANOS FICOU NAS MAOS DE PESSOAS QUE NAO TEVE COMPROMISSO COM O PODER PUBLICO.DEVEMOS DAR UMA CHANCE A NENEM PIMENTO,POIS ME RECORDO MUITO BEM QUANDO ANGELANDIA ERA UMA ROÇA E HOJE TEMOS INVEJA DE UMA CIDADE RECEM-EMANCIPADA,TER UMA PRAÇA TAO BONITA E TANATAS BEM FEITURIAS QUE ELE DEIXOU NA SUA ADIMINISTRAÇAO.GOSTEI MUITO DA ENTREVISTA.

    ResponderExcluir
  15. Neném Pimenta pode até ser uma figura política conhecida na região e até mesmo carimbada como citou um nobre colega internauta em um dos comentários deste post. Porém, as vezes temos que refletir muito sobre o que desejamos. Uma pessoa totalmente nova no cenário político talvez não seja a solução, pois pessoas assim não possuem a experiência necessária e até mesmo o traquejo para lhe dar com as pessoas simples e trabalhadoras da região que em muito se identificam com políticos com o perfil de ¨Neném Pimenta¨, Seu Mingo, Pedro Vieira dentre outros, que viveram a realidade do Vale desde crianças, sendo ainda esses a maioria esmagadora do eleitorado do município. A diferença?! Neném Pimenta, não teve a oportunidade em Capelinha, cidade por onde foi vereador mais votado por dois mandatos e presidente da casa do legislativo municipal, como outros que exerceram o cargo de prefeito não honrando sua população, a cadeira de prefeito e consequentemente as verbas públicas. Com certeza, Neném Pimenta é o resultado que vimos em Angelândia é o braço do povo que vimos como presidente da câmara de Capelinha, é a experiência comprovada sem a oportunidade. Muito melhor que uma aventura, seria bom ter um homem público que o povo já conhece na prefeitura de Capelinha, e o melhor: Sabe trabalhar, não possui laços alguns com o atual cenário político e não possui medo de enfrentar chefões estufados de dinheiro público, de vereadores corruptos e corrupvéis!

    ResponderExcluir
  16. Parabens Fernando...
    ao contrario do que parece eu acho que o Nenen ira desputar a prefeitura de Angelândia ate porque é muito mas facil pra ele tomar a mesma da atual administração...


    Edvaldo Apga
    @edvaldovendasrayca

    ResponderExcluir
  17. Alguém pode me dizer o nome completo do Neném para pesquisar a ficha dele no TJMG?Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá "Anônimo 3 de Julho de 2012 17:53"!

    Mais informações sobre o nome completo do político está contido nesta postagem:

    http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com.br/2011/06/ex-prefeito-de-angelandia-e-condenado.html

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sr. Edvaldo Apga,
    Ao contrario do que vc diz, acho que não será tão fácil o seu candidato Nenem Pimenta, tomar a Prefeitura da atual administração, mesmo porque a Senhora Zélia Cardoso, mulher digna e de respeito, não quis se canditar, e outra o "povo de Angelandia", não deseja com certeza voltar ao passado, queremos um representante ficha limpa a frente da nossa administração, que nos defenda e olhem por nós, "Povo de Angelandia", como nossa atual prefeita, tem olhado.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com