sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Polícia Civil receberá equipamento especial para auxiliar nas investigações

Na próxima segunda-feira, 31, por meio da Superintendência de Polícia Técnico Cientifica (SPTC) da Polícia Civil de Minas Gerais serão entregues 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias para delegacias de todas as regiões do Estado. A entrega será feita na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, a partir das 15 horas.

Equipamentos vão agilizar o trabalho dos peritos criminais
Da região do Grande Norte – Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, doze municípios serão contemplados com o recebimento de 15 maletas. As delegacias contempladas pelos novos equipamentos estão sediadas em Montes Claros, Taiobeiras, Januária, Janaúba, Curvelo, Capelinha, Diamantina, Pirapora, Teófilo Otoni, Pedra Azul, Almenara e Nanuque. A Polícia Civil de Montes Claros receberá três maletas e a de Teófilo Otoni, dois equipamentos. Aos demais 13 municípios serão repassados um equipamento para cada delegacia.

As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o Estado terão à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais.

Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas.

Além dos kits de perícia, já foram adquiridos dois microcomparadores balísticos, usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo.

-Esses equipamentos vão agilizar o trabalho dos peritos criminais. O tempo que gastavam para deslocamento até o laboratório em muitos casos não será necessário, já que estarão com o equipamento em mãos. Com o netbook, por exemplo, os dados serão lançados no sistema do local onde a pericia foi realizada, enfatizou o Superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Diógenes Coelho Vieira.

Foram adquiridos ainda outros equipamentos de laboratório, como cromatógrafos, utilizados para diagnosticar substâncias químicas como drogas. Uma das prioridades, segundo o superintendente, é a aquisição de equipamentos para proteção individual dos peritos. Outros quatro geradores de energia elétrica foram adquiridos e serão entregues em Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora e Poços de Caldas.

Diagnóstico

A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões do Estado.

O levantamento revelou que, em 2010, foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. O diagnóstico detectou, por exemplo, que 44% das perícias criminais são relacionadas com drogas.

De acordo com o superintendente, todos os equipamentos têm sido adquiridos e distribuídos conforme a avaliação dos locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico, que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal do Estado. 

Fonte: Norte. Net

8 comentários:

  1. Se a cada governador que entrar (neste suspeito sistema eleitoral que temos) resolver RENOMEAR as regiões ,MG se transformará numa grande massa homogênea,amorfa e sem graca chamada o GRANDE NORTE e MINAS MARAVILHA AO SUL ... Cada uma que este PSDB inventa ! Mas,nada muda !Ai,Minas seráo só duas.Carlos Drummond apenas diria :ele nao sabe o que faz .. E Mario Quinatana : ele Passará .. Minas Gerais .. passarinho .ABAIXO O GRANDE NORTE DE ANASTASIA!

    ResponderExcluir
  2. bom e´ a oposição mineira , maria , newtao , helio costa ,leonardo quintão , joao magalhaes , maria lucia cardoso , pedro magalhaes , anderson adauto , ivair nogueira , bom mesmo e´ a oposição !

    ResponderExcluir
  3. Uai,anonimo: é vc quem esta dizendo.Eu estou discordando da embolada que eles fazem com as regioes tao diversas.O Jequitinhonha ganha o que com isso?Nada.Viu a questão dos polos da UFVJM?Pois é :saiu para o Grande Norte e veja como está bonita a luta de Capelinha unida para te-los de volta.Argumente sobre isso,por favor.E se possível,identifique-se: nao ha mal algum em discutir politica ,já que ela é a trilha mais adequada para o bem comum..A Politica com P maiúsculo,ne?

    ResponderExcluir
  4. professor revoltado com dor de cotovelo do maior governador da historia : AECIO NEVES e´ foda ne´!
    UFVJM tem nada haver com o governo do estado e todos esse reboliço seus ai não chegam aos ouvidos do ministro da educação e nem da presidete dilma nao so!E oq a senhorita está fazendo e´ oposição sistematica , o governo faz uma boa obra de segurança pro estado , ai vem professor querendo meter o ferro no governo,ja reparou que as unicas pessoas que falam mal do governo aecio-anastasia são os professores?greve organizada pelo pt.So professor que fala mal do governo de MG será porque ?

    ResponderExcluir
  5. bonito e´ quem fica acusando as pessoas sem prova !!!!!

    ResponderExcluir
  6. vamos discutir de politica intaum professora?

    oque que a senhorita me fala de uma politica em que uma cidade tem dois lideres de dois grupos politicos opositores que esses mesmo lideres foram unidos por mais de 25 anos , um desses lideres foi cassado so que nos seus processos estão quase todo o primeirão escalão da atual administração nesses mesmos processos de corrupção e crimes eleitorais desse lider politico que hoje se diz da oposição !

    me faz um comentario imparcial disso ai pra mim ver , se e´ bonitinho falar dos outros !

    ResponderExcluir
  7. problema d capelinha q todo guela q quer falar , so que por traz de rabo preso

    ResponderExcluir
  8. quem fala mal do governo aecio-anastasia e´ so professor , vc nao ve ngm mais falando , ate quando o governo faz uma boa obra pra segurança do estado vem professor falar mal , isso se chama oposição sistematica , isso elas não falam na escol ne´

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com