quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Blog do Banu alcança 700 mil páginas visualizadas


Os acessos e visualizações de páginas do Blog doBanu vem batendo recordes. Nesta noite de terça-feira, 18.10.2011, o Blog alcançou 700 mil visualizações de páginas. É muita espiadinha, com parada para leitura e reflexão.

O Blog tem mais de 3 mil post e 187 seguidores.

É a página eletrônica blogueira mais acessada do Vale do Jequitinhonha. Virou referência de informação e formação de opinião numa região que existe um vácuo na comunicação. O Blog possui link na maioria dos blogs e sites da mesorregião do Vale. 

Uma das maiores conquistas e nosso maior orgulho foi ter dado o alerta e desencadeado campanha que resultou no Movimento "A UFVJM é nossa!".

Os jovens fizeram dos post de notícias e manifestos sobre Nossa Universidade como os mais lidos de setembro e outubro.

Isto aponta que a juventude está antenada nos assuntos que lhe interessam.

O Blog continua na defesa intransigente das bandeiras, das conquistas e das demandas do povo do Vale do Jequitinhonha na luta por um desenvolvimento sustentável que promova justiça social, com democracia participativa em todos os espaços.

Agradeço a todos que transformaram este minifúndio blogueiro em um dos mais importantes meios de comunicação do norte e nordeste de Minas Gerais.

Obrigado a todos e todas!

2 comentários:

  1. Impressiona-nos o poder de mobilização que as redes sociais vêm adquirindo no Brasil. Em apenas alguns poucos dias - ou horas, dependendo do assunto – a “teia” da comunicação é acionada e inicia-se um reboliço...! Blogs e correntes de e-mails tornaram-se armas poderosas contra as mazelas, omissões e arbitrariedades dos mandatários brasileiros. Por vezes, Brasília se torna palco de manifestações-relâmpago e, quando os políticos menos esperam, assistem a passeatas marcadas por reivindicações veementes apregoadas em palavras de ordem já ensaiadas na Net.
    Orkut, Facebook, Tweeter, Sônico e outros sítios eletrônicos tornaram-se paraísos da democracia e de um sem número de ações cidadãs. Sobretudo a partir do ano 2000, o acesso aos computadores pessoais e à rede mundial aumentou consideravelmente. Não apenas as classes sociais A e B desfrutam dessa moderna tecnologia que tornou mais efetivo o processo de globalização das informações. Graças à ação de pioneiros como Steve Jobs e Bill Gates, as classes D e E TAM acesso à mídia que está revolucionando os costumes e a cultura do mundo inteiro.
    Tais afirmações fazem-se especialmente notórias se considerarmos que até mesmo no Vale do Jequitinhonha a utilização da rede mundial de computadores tornou-se lugar comum. Sim, o Vale do Jequitinhonha que há menos de duas décadas ainda era considerado “o fim do mundo” ou o lugar “onde Judas perdeu as botas”...! Para que se entenda a dimensão desse tráfego de informações entre pessoas e comunidades, basta saber, por exemplo, que o Blog do Banu, da cidade de Berilo, acaba de alcançar 700 mil acessos! Em apenas 5 meses, o site da Prefeitura Municipal de Capelinha aponta mais de 20 mil acessos. A par disso, a grita reivindicatória de campi da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – transformou-se num rastilho de pólvora! Ninguém segura mais o movimento organizado do Vale em favor dos interesses sociais e comunitários.
    Nos anos 1970/80, o Movimento Cultural do Vale do Jequitinhonha alavancou muitas e significativas conquistas. Mais teria conseguido se, àquela época, contasse com essa moderna ferramenta tecnológica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor José Carlos!

    Brilhante análise que fizestes! As mídias sociais têm causado uma grande revolução não só no Brasil mas no mundo inteiro, mas o Brasil tem aprendido bem o exemplo da Espanha, do Egito, da Irlanda, México e também EUA (Barack Obama foi um dos percussores a levar a política para as redes por meio do twitter).

    Eu, particularmente, entendo todo esse fenômeno como uma nova era, alguns já chamam esse fenômeno de democracia 2.0!

    Somos realmente privilegiados quando, o Sr. mesmo compara, a contemporaneidade com os Movimentos Jequitinhonhenses dos anos 1970/80.

    A internet provocou a criação de um novo imaginário coletivo, apolítico ou apartidarista, derivado dos excedentes criativo e cognitivo das pessoas e menosprezados durante anos.

    "A inteligência coletiva, quando é devidamente organizada, pode gerar decisões que substituem a dos políticos tradicionais" (Revista Sociologia, Ed Escala, p. 14).

    As redes alcançam uma abrangência inimaginável! E creio, que daqui pra frente, todos os políticos deverão estar atentos ao que acontece nessas mídias para programarem suas campanhas.

    A transparência já é considerada um valor ético da democracia, gestões que não se adiantarem nesse ponto, serão vistas como obscuras e fraudulentas.

    A cada dia mais a "Ágora grega" tem se transformado na tela de um PC, e quando preciso, essas pessoas deixam o conforto do quarto e vão para os espaços institucionais concretizarem seus ideais.

    A cidadania, a cada dia, deixa de ser entendida como "voto" e passa a ser uma interlocução direta entre cidadão e representante (seja por meio da internet ou por atuação em espaços públicos e movimentos sociais).

    Os novos políticos que não se adequarem à essa nova realidade não mais se encaixarão nos moldes do presente.

    Muitas são as qualidades das redes, a que destaco, é o empoderamento do cidadão, que agora possui um espaço democrático e abrangente para manifestar suas reivindicações.

    Temos que cuidar, é lógico, para que o espaço não se transforme em um descarrego de calúnias e difamações. É sempre importante lembrar que um debate maduro sempre foca o diálogo de ideias e não de pessoas, mas para que alcancemos esse patamar, se faz necessário um trabalho intenso que impacte no imaginário político de nosso povo.

    Um abraço!

    Alexandre Macedo - colaborador MMC

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com