sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Berilo: Juiz supende draga de exploração de ouro no rio

A força da sociedade civil


Estudantes de Araçuai saíram às ruas pedindo o fim da dragagem.
O Juiz de Direito da Comarca de Minas Novas, Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, deferiu a tutela antecipada, na terça-feira, 26.10, determinando, que a empresa Araçuaí Exploração e Mineração Ltda cessasse imediatamente a exploração de ouro no Rio Araçuaí, sob pena de multa diária no valor de R$10 mil, sem prejuízo da remoção forçada da balsa que lá se encontra". A empresa poderá recorrer da decisão.

O Juiz entendeu que há risco de dano irreparável ou de difícil reparação, caso a exploração continue.


A decisão judicial é fruto da movimentação do povo de Berilo que acionou o Ministério Público de Minas Novas com um abaixo-assinado de mais de 1.300 assinaturas, pedindo que a draga parasse de explorar o rio Araçuai. A ação pública coletiva deu entrada no dia 28.09.
draga no rio Araçuaí, a 3 km da cidade de Berilo, à montante (subindo o rio). Dois dias depois, a Câmara Municipal também entrou com uma ação, exigindo a retirada da draga.

Manifestantes usaram "fitinha" preta no pulso em protesto contra a draga
Plenário da Câmara de Araçuai ficou lotado com cidadãos (ãs) vestidos (as)
em luto pelo degradação do Rio Araçuai. Neste dia, os vereadores votaram
contra a dragagem do rio, atendendo a reivindicação da sociedade civil.
O Promotor de Justiça, Guilherme de Sá Meneguim, intimou os mineradores e solicitou informações e documentos sobre a atuação de exploração do ouro no rio. Na quinta-feira, dia 20.10, entrou com uma ação de suspensão das atividades da empresa. Nas suas justificativas, registrou que as ações da empresa deixavam os moradores de Berilo e comunidades rurais assustadas e temerosas de uso de produtos químicos que poderiam contaminar a água, além da destruição do leito do rio.

Ele acredita que a SUPRAM - Superintendência Regional do Meio Ambiente, de Diamantina, deveria dar Licença Ambiental para o empreendimento somente após uma Audiênca Pública em Berilo e Chapada do Norte.

A população de Berilo está ansiosa para ver as dragas saindo do rio. Já foram feitas manifestações com passeatas, faixas e bandeiras pretas expostas nas casas e aprovação de lei municipal proibindo a exploração de ouro no rio.


Uma nova balsa estava sendo instalada pela empresa.
A exploração de ouro no rio Araçuaí começou no dia 19 de setembro passado.

Um comentário:

  1. Tiraram a draga de lá, agora é só tirar as drogas da camara municipal daqui de Capelina

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com