terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 anos sem o poeta da juventude

Por Alexandre Macedo  twitter.com/AlexandreFmsso



Sempre acreditei no poder educativo da música, esta, ao mesmo tempo que nos alegra e distrai, causa em nós uma certa transformação, pois nos leva a pensar, refletir, adquirir auto-conhecimento e a construir nossa personalidade. Nesse sentido, quero destacar neste texto, o inesquecível "poeta da juventude", o saudoso Renato Russo (☆ 27/03/1960 - † 11/11/1996).

Nada mais justo, do que nesse dia do aniversário de 15 anos de sua morte, relembrar a memória deste fantástico compositor e poeta que encantou e encanta milhões de pessoas no Brasil e no mundo inteiro. Seus fãs, ainda fiéis à sua herança, ainda entoam suas canções com a mesma emoção e intensidade de quando as músicas foram lançadas. Renato Manfredini Júnior, além de músico e vocalista da Legião Urbana, era um constante denunciador das injustiças do nosso país. Letras de canções como "Que país é este?" ainda hoje ecoam com muita intensidade e atualidade, foi o caso do episódio do Rock in Rio onde o vocalista Dinho Ouro Preto do Capital Inicial remeteu a canção à José Sarney (atual presidente do Senado).



Trechos de canções de Renato Russo como "É precisar amar as pessoas como se não houvesse o amanhã" (Pais & Filhos) e outras, continuam levando muitos a refletirem sobre os valores atuais da humanidade. Ficamos instigados quando percebemos que "até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo" e hoje, enquanto permanecemos imobilizados diante de tantas injustiças, nos sobrevém a dúvida: "quem roubou nossa coragem"?

Dizia Renato Russo: "Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, eu prefiro acreditar no mundo do meu jeito...". Diante das atrocidades, guerras, violência, desigualdade social e outros, o músico ainda nos leva a buscar um outro jeito de pensar o nosso cotidiano por meio de outros pontos de vista que não seja a televisão e outros meios que, ao invés de nos trazer sabedoria e reflexão, sempre nos trazem incentivos que nos instigam a consumir e consumir, como se cidadania se resumisse ao ato econômico.

Enfim, passados tantos anos, o que constatamos  é que Renato Russo ainda vive e sua música é imortal! Nos violões acústicos (nas prazerosas "rodinhas"), suas canções como "Eduardo e Mônica"; "Faroeste Caboclo"; "Há tempos"; "Índios"; "Teatro dos Vampiros" e outras, mexem com as nossas emoções e todo mundo canta junto do início ao fim das canções.

Que todos, neste dia, façam suas homenagens ao nosso "poeta da juventude"! Que tal tocar um dos cd´s da banda? "As quatro estações, "Dois"; "O descobrimento do Brasil", etc., sem esquecer é claro, dos maravilhosos albúns "Equilíbrio Distante" e  "The Stonewall Celebration Concert". Sempre digo que as músicas da Legião nos revigora e nos faz "ser nós mesmos", com uma boa dose de autoconhecimento, utopia, poesia, romance, justiça, e claro,  o grande humanismo que todas as suas letras carregam.

Um abraço a todos os eternos amantes da Legião Urbana de Capelinha e região!

Viva a Legião Urbana! Viva Renato Russo!

2 comentários:

  1. Massa!
    Muito 10 o texto!
    saudade do renato!

    ResponderExcluir
  2. Caramba!
    o blog de vcs tá com um visú bem doido!Gostei d+!Acompanei a discussão do tal do Henrique,o cara é cabeçudo!Deixa quieto,nem gaste tempo.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com