quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como as Prefeituras podem apoiar o controle social?

Por Alexandre Macedo twitter.com/AlexandreFmsso

O MMC acredita no Controle Social como forma de assegurar a democracia e transparência em Capelinha. Para que isso aconteça é preciso que a Prefeitura também faça a sua parte. Sugerimos o que deve acontecer para que se estimule o Controle Social:


  • divulgue as informações acerca dos gastos dos recursos públicos;
  • crie espaços para a participação popular na busca de soluções para problemas na gestão pública, construindo canais de comunicação entre ela e os cidadãos;
  • incentive o funcionamento regular dos Conselhos;
  • disponibilize estrutura física e outros recursos para atuação dos conselhos, como computador, telefone, impressora, mesas, cadeiras;
  • promova capacitação de conselheiros de políticas públicas;
  • modernize os processos administrativos para facilitar a fiscalização e o controle por parte dos cidadãos;
  • simplifique a estrutura de apresentação do orçamento público, aumentando, assim, a transparência do processo orçamentário;
  • identifique a existência de mecanismos formais destinados a fomentar a participação de segmentos sociais organizados no processo de avaliação de resultados das ações governamentais; e disponibilize acervo técnico/bibliográfico relacionado ao tema de Controle Social aos cidadãos. Além disso, a Prefeitura deve:
  • prestar contas à Câmara Municipal; e comunicar, por escrito, aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no município a chegada da verba federal em um prazo máximo de dois dias úteis (Lei n.º 9.452/97).
                    Baixem a cartilha sobre o controle social aqui.

25 comentários:

  1. Aqui, todo movimento tem cara e nome, porque o mmc não aparece cara e nome, quem diz mostra-se, não entendo um movimento virtua, so com dizeres, acho estranho os organizadores não aparerecem, porque? todo filho tem pai e mae so o mmc e orfão.

    ResponderExcluir
  2. O lula chegou a presidencia da república lutando nas centrais sindicais e mostrando a cara, o mmc não mostra a sua cara como e que quer a confiança dos capelinhenses, ta dificil...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo 10 de fevereiro de 2011 20:14

    Você quer caras e nomes pra q?

    Vc sabe muito bem da perseguição política q existe em capelinha! Uma pessoa levar sozinho o nome do movimento seria apenas mais um motivo pra nossa classe política apontar o dedo e achacar da maneira q lhes for conveniente!

    O blog é colaborativo, possui colaboradores não oportunistas políticos, qualquer um pode colaborar optando pelo anonimato ou não!
    Nossos únicos ideais são a democracia e o interesse público!

    Muito louvável a sua citação porém ninguém aqui quer se tornar político muito menos um Lula!
    A intenção é criar uma ferramenta q permita a livre expressão e q dê voz aos interesses do povo no qual as pessoas se identifiquem e se sintam integrados a este processo, criando uma alternativa à velha forma de se fazer política!

    Nós não mostramos a cara?
    Não sei se vc percebeu mas todas as matérias do MMC possuem o nome dos autores e colaboradores se assim for a vontade d quem colaborar!

    A cara do movimento é essa! É a cara de quem esteja disposto a colaborar construtivamente!
    Isso trás a confiança pra população de q qualquer um pode ser representante do movimento e qualquer um pode reivindicar o q é seu por direito!

    Não somos um grupo fechado e movido por interesses políticos por isso não precisamos de representações! A nossa única representação são os cidadão dessa cidade!

    O poder emana do povo, uma só pessoa não representa os interesses do povo. Juntos somos um e podemos fazer a diferença!

    ResponderExcluir
  4. Ao postador ai acima: voce é analfabeto funcional ou não entende nada de blog? Os nomes dos responsaveis foram postados.Se voce leu e nao soube interpretar,volte para as aulas de portugues ,literatura,escrita e leitura.Se vc nao entende de web matricule-se numa escola de midias, se o seu problema for raivinha ou deprê ,vá ao psicólogo,seu "servo" ou "serva"!( palavra escrita com c e sinonimo de um ser animal)

    ResponderExcluir
  5. Então,tá .Comecemos por voce que escreveu "Aqui, todo movimento tem cara e nome, porque o mmc não aparece cara e nome, quem diz mostra-se, não entendo um movimento virtua, so com dizeres, acho estranho os organizadores não aparerecem, porque? todo filho tem pai e mae so o mmc e orfão".

    Voce nao disse seu nome ,nem o de seu pai ou de sua mae.Voce nao deve ser orfao.Deve ser filho de um OVO qualquer.

    Nao gostou do movimento ,do MMC ou de seus moderadores?Rasgue o c com sua unha suja,filho de um lebre !

    ResponderExcluir
  6. Ao filho sem mae ou pai que escreveu que o MMC nao tem cara: voce poderá postar no blog " a cidade".Por que vem aqui no MMC que tem moderadores comprometidos com o bem publico?

    ResponderExcluir
  7. Ah meu pai esse assunto de novo!
    Isso ta parecendo perseguição...
    Tô achando que esses primeiros comentários aí de cima tem dedo ou de um ex-vereador ou de um certo "jornalista conceituado" de capelinha!

    Achar que o movimento não tem legitimidade porque não tem um representante único que deve colher os "louros" do movimento é muita presunção e incoerência dos que por ora declaram "apoio" formal ao MMC, conscientes de sua proposta e dos ideais que o norteiam!

    Primeiro isso é desculpa de peidorrêro de quem deseja ver chifre em cavalo, outra coisa é q o c* não tem nada a ver com as calças!

    Expliquem-se direito senhores, pq ao q tudo indica a atitude de vcs de retirar apoio ao movimento e estabelecer mecanismos de censura no tal blog "a cidade" gerou mais desconfiança popular do q a louvável idéia do MMC de não ter representantes e sim colaboradores!

    Quem deve mostrar a cara são vcs!

    ResponderExcluir
  8. Esse é o grande problema das postagens anônimas, as pessoas escrevem coisas em anônimo e os outros supoem que é outras pessoas.

    Gostaria de ressaltar que felizmente não posto anônimo.

    E ressaltar, que se não podem provar que sou eu que escrevi, não julguem.

    ResponderExcluir
  9. Não foi um pré-julgamento!
    Eu disse q os comentários possuem um dedo de duas pessoas q se revelaram completos incoerentes com o MMC!

    Disse q tem o dedo d um dos dois, pq estes levantaram defeitos inexistentes como desculpa esfarrapada pra desvirtuar o MMC! E como "jornalistas conceituados" são formadores de opinião, nada impede que alguém influenciado por suas idéias descabidas e com motivos de sobra para não gostar dos ideais q norteiam o movimento venha aki apontar "defeitos"!

    Não fiz citações ou referências diretas! Saiba interpretar prezado jornalista!

    ResponderExcluir
  10. Enquanto isso, o Helio tem noticias exclusivas das açoes da gestão do pedrito paraguaio! Colhe frutos do que o MMC começou,Deveria agradecer o MMC pois foi a existencia deste que permitiu a negociaçao entre blog a cidade e gestao atual.Parabens MMC e que Helio continue a postar os resultados de nossas denuncias traduzidos pelas acões da PMC tocada a critica de cidadaos.Capélinha é terra do ditado quem nao chora,não mama.

    ResponderExcluir
  11. Criticar e facil, porque o MMC Não faz nada pela população de Capelinha, só critica estamos precisando e de resultados não de criticas, como diz o velho ditado papel aceita tudo, igual blog aceita tudo...

    ResponderExcluir
  12. Ao Anônimo "11 de fevereiro de 2011 19:35"
    Olha meu amigo, sou Capelinhense, não moro em Capelinha.Tenho acompanhado o trabalho do MMC daqui de BH e aprendi coisas no blog deles muito importantes da qual eu não sabia!
    Eles estão mostrando muitas verdades por essa ferramenta!
    Vc, ao ívés de criticar eles, pq não os ajuda nesse papel!
    Vc meu caro, devia levantar essa sua bunda so sofá e para de assistir o Big Brother e esperar que Capelinha melhorará enquanto pessoas como vc permanacerem como vc!
    O que você faz pra ver Capelinha em melhores situações?
    Vc denuncia?
    Já foi em reuniao de Camara?
    Faz o que?
    Não faz nada???Entao nao incomoda qm que fazer oras!
    Falo pra vc e p todo mundo que tem essa opiniao idiota!
    Mas é assim mesmo, cada povo tem o governo que merece!!!
    Afff...
    Desculpa a indignação!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo 11 de fevereiro de 2011 19:35:
    Você provavelmente está desejando ser ridicularizado, só pode!
    Primeiro, leu o título da postagem? "Como as prefeituras podem apoiar o controle social?". É uma postagem inteira com propostas a serem adotadas pelos gestores públicos de Capelinha.
    Desde o início do blog temos feito críticas e apresentado possíveis soluções para a cidade. Não adianta vir aqui falar bobagem. Se quer criticar o MMC apresente argumentos que debateremos contigo.
    O movimento NÃO TEM ASPIRAÇÕES ELEITORAIS. Quantas vezes é preciso repetir isso? Este espaço é para os CIDADÃOS capelinhenses debaterem sobre a realidade da cidade, se informarem de seus direitos e buscarem soluções!
    E mais, não subestime o papel da internet. Os tempos mudaram e quem não ficar esperto vai perder o trem!

    ResponderExcluir
  14. A unica coisa que podemos fazer é RIR de quem vem postar aqui falando mal do nosso movimento sem indicar uma outra alternativa.Nos seculo XXI a web é " O " dispositivo utilizado pelo mundo moderno para muitas atividades do mundo produtivo, politico e social.Por exemplo: este que postou a critica deve ter um orkut ou deve assitir outros programas na net.Se a net serviu para o mundo produtivo e social ,porque nao serviria para o mundo politico?Acorda,moço/moça.Com a web, Capelinha não fica mais longe de nada: tudo está aqui, a um click de distancia.
    Vc é que está longe do seculo XXI.Precisa acordar,ler ,interpretar ,elaborar a critica ,se possivel,construtiva e depois postar.
    Voce tem noticia do Egito? Pois é ,começou na net.Ah, voce não sabe o que é o Egito?Então,sua professora sofreu para lhe ensinar.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite!

    Eu só gostaria de dizer algo muito importante que muita gente desse Blog esqueceu ou não sabe.

    Antes do MMC existir, o jornal já existia, e fazia denúncias.

    Denunciamos o Coliseu de Capelinha

    Denunciamos o lixão do Bairro das Acácias

    Denunciamos o reecesso de 5 dias da famácia Básica.


    Denunciamos tantas coisas que precisavam mudar em Capelinha.

    É por isso que eu não considero que estou colhendo frutos do MMC. Não dessas situações.

    Por favor galera! Não esqueçam disso, se alguém tiver dúvida pode me solicitar que eu mando uma cópia do jornal com data e edição .

    A Respeito do Site e o Jornal da Câmara Municipal, eu enviei na última segunda-feira, dia 7, um ofício a Câmara Municipal pedindo para ser voluntário no intulto de ajudar a Câmara a divulgar tudo o que acontece na Câmara.

    Inclusive, quem pode provar que estou falando a verdade é o Moderador Alexandre Macedo que me ajudou a corrigir os erros de português no oficio no Domingo, dia 6.


    Sobre o sloga "conceituado Jornalista", gostaria de dizer que em primeiro lugar não me considero jornalista, me considero aprendiz; portanto, se não estou sendo o jornalista que as pessoas esperavam, é só ter calma que serei ou pior, ou melhor que eu sou.

    Aliás, sobre jornalismo, gostaria de pedir o anônimo que se puder, poderá me indicar livros sobre jornalismo para que eu aprenda mais.

    ResponderExcluir
  16. Helio, em primeiro lugar vc deve ter mais humildade e admitir que existem duas fases do jornal: antes e depois do MMC,depois do movimento seu espaço aqui ficou mto mais acessado do que seu jornal lido,alem disso,deve ter posicionamento firme em defesa da comunidade em geral(ñ dos politicos safados).Qto a sua formação jornalistica,corra atras de se aperfeiçoar,que mesmo sem diploma, vc vai longe!Agora admita,seu jornalzinho sozinho,ñ pressiona ninguem ñ,se fosse vc ,me juntaria ao MMC,que o jornal ia bombar!

    ResponderExcluir
  17. Os organizadores do mmc não aceitam critica, é só aparecer uma que eles explodem, calma amigos estamos em um pais democratico, todos tem livre direito de expressar opiniões, na verdade o que leva a entender e que voces só querem que postem o que querem ouvir, memorizem essa frase com tranquilidade e calma " das criticas que fazemos grandes conquistas" e tentem serem um pouco mais humildes, porque formadores de opinião deu para ver que voces são péssimos e fracos d++++++++.

    ResponderExcluir
  18. É mesmo?
    Acha que suas palavras seriam publicadas se não aceitássemos críticas?
    Mas neste espaço meu caro a gente não costuma fazer "crítica pela crítica". Procuramos argumentar. Argumentamos inclusive quando recebemos críticas vazias como as suas.
    Com certeza acreditamos plenamente na democracia! É um de nossos princípios. E esteja a vontade pra fazer visitas sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo de 11 de fevereiro de 2011 23:32

    Responder a uma crítica não significa que falta humildade ou que não se respeita o direito de emitir opinião. Responder significa que se tem argumentos para refutar o que foi dito antes, sem desmerecer os diferentes pontos de vista.
    Se tem algo a acrescentar, está o espaço aí abaixo para que responda.
    É direito seu falar o que quiser, mas é direito do seu próximo também. Alguém sempre acaba ouvindo o que não deseja. E retruca de novo. É cíclico.

    "formadores de opinião deu para ver que voces são péssimos e fracos d++++++++"

    Apresente em que ponto se encontra a fraqueza, argumente com conteúdo e nos convença.

    ResponderExcluir
  20. To be or not be? This is the question!Eis a grande duvida de quem depara com o novo,novissimo.Face ao novo, ao desconhecido com o qual não sabe lidar, a reaçao do cidadão refratario é estranhar ,rejeitar ou,se seus interesses forem contrariados ,ele decide desqualificar.Mais tarde,o individualista pensa:como fazer para adentrar neste mundo novo que a tudo carrega como enxurrada no Areão?Vendo-se impotente face ao novo confirma: ah,eu estou a favor.Mas, a roda roda , a historia muda e lá vem o individualista em sua guerra 'particular" de posição perguntando-se : e agora , de que lado vou ficar? E segue sempre se fazendo a mesmissima pergunta escorregadia : eu sou ou não sou? Quem se faz muito a mesma pergunta por muito tempo é um NADA.Para tudo há um tempo, inclusive para se decidir politicamnete .ou se é favor do coletivo ou se é a favor dos grupos hegemonicos .
    O MMC está do lado da coletividade, a que quer que a res-publica seja bem cuidada.Quem pode dizer o contrario?

    ResponderExcluir
  21. Gente,mas, o Helio quer o quê? Monopòlio da informaçao sobre Capelinha?So ele pode postar fotos sobre problemas sociais,ambientais, educação,cultura,agricultura familiar e de saude em Capelinha?
    Por favor, Helio,a mesquinharia tem limites.Nos queremos um orçamento participativo que inclua todas as prioridades de Capelinha,que,tantas,eu nem sei por onde começar.
    Queremos um hospital regional
    Queremos um polo universitario de natureza publica (UEMG/UNIMONTES/UFMG)
    Queremos centros sociais nos diversos bairros
    Queremos equipe medica completa e não cooptada pelo doutor prefeito
    Queremos politica cultural integradora (teatro,musica,artes plasticas,literatura,etc,etc)
    Queremos respeito aos povos tradiconais
    Queremos internet banda larga a 30,00
    Queremos conselhos municipais autonomos
    Queremos praças floridas
    Queremos ...Tanta coisa pode escolher seu pedaço.Tudo é urgente e voce vem falar de ordenação de fotos?Ok.O blog A cidade postou em dezembro.E dai?O que ocorreu?
    Fique na sua de noticiar o que a atual gestão faz para merecer este nome e nao postarmos mais fotos como as vergonhosas da semana atrasada.Se voce uma boa camera,nós tambem temos,ora bolas!

    ResponderExcluir
  22. Olá a todos e a todas que postam nesse espaço.
    Me orgulho de ver o blog do MMC com quase 5.000 visulizações em tão pouco tempo!

    Há comentários de várias espécies.
    Uns são crítica pela crítica, ou seja, aquela desnecessária, sem apontamentos objetivos, só para descaracterização,sem valor!

    Há críticas daqueles "cegos" que por um motivo ou outro tem o seu benefício pessoal, ou o tutuzinho garantido independente da qualidade da gestão.

    Há aqueles que não suportam o novo, não entendem que a sociedade ele é um eterno movimento.Dizia Heráclito que "Um homem nunca se banhava no mar por duas vezes", ou seja, ou o mar mudava de acordo com a sua corrente ou o homem mudava de acordo com o seu aprimoramento intelectual.

    Já falamos aqui que o MMC veio trazer algo novo. Na verdade nos expressamos mal, é algo velho! Talvez não velho, mas já adulto!

    O MMC veio trazer às claras os direitos do cidadão. Uma arma que temos nas mãos desde 1988 com a Constituição Federal! Um espetáculo à nova sociedade brasileira que em anos anteriores vivia os anos de chumbo; a ditadura militar.

    Naqueles tempos, era proibido criticar o governo!Nossos antepassados eram presos, esquartejados, mortos e desaparecidos. Ainda há famílias, após tanto tempo, que vivem a esperança de encontrar seu ente querido que a ditadura militar deteve!

    Vivemos hoje uma liberdade graças ao sangue e à vida de muitos de nossos heróis brasileiros.Gente que sonhava com um Brasil livre das amarras e domínios de militares que legitimavam interesses estadunidenses em fazer do Brasil e da América Latina o Jardim do Quintal (Como dizia Raul) para ostentar os caprichos e avareza do Capitalismo americano.

    Viemos trazer o velho, porque nossos direitos já completam 23 anos nesse 2011 e ainda não aprendemos a usufruir deles!Mas como usufruir deles se não os conhecemos? É isso que o MMC quer trazer a tona, os direitos!

    São muitos os direitos não caberiam aqui, caso queiram conhecer, baixem a Constituição e outras legislações.Esse é o início da cidadania, conhecer os direitos!

    Não podemos voltar ao velho, a democracia representativa, esta no qual nós elegemos pessoas para nos representar não é nada mais que uma ditadura!

    Um sistema onde poucos governam será que dará conta de satisfazer as necessidades de toda uma população! Será que eles andam por todos os bairros diariamente para verem os problemas? Será que eles sabem das deficiências que há nos postos de saúde, no hospital, na farmácia básica, na Assistência Social, no Esporte, na Cultura,etc???

    Capelinhenses, A Constituição diz em seu Parágrafo ùnico do art 1º Parágrafo único. "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

    ResponderExcluir
  23. Continuação...

    Vejam! O poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente!!!

    Perguntamos: Os representantes que vc elegeu te representa???
    Se sua resposta é NÃO, a Constituição assegura que podemos exercer o poder de forma DIRETA! É isso que o MMC propõe!Venha fazer isso com a gente!Precisamos sermos muitos!!!É preciso haver solidariedade entre todos para que juntos façam seus direitos prevalecerem.

    O que queremos é apenas cumprir nossos direitos, de nos organizar, de discutir, de cobrar, fiscalizar, e exigir assim como a Constituição nos dá o direito.

    Não somos anônimos, não somos vândalos, não somos subversivos, não fazemos isso por interesses egoístas, mas sim por que um dia aprendemos isto e não conseguimos mais olhar para a realidade, saber das soluções e continuar de braços cruzados!

    Somos Capelinhenses,amamos esse povo e essa terra e queremos o melhor para ela!

    Não podemos deixar que ela seja construída por 12 pessoas que se reúnem duas vezes por mês para "palpitarem" sobre ela.É muito pouco! O trabalho é diário, de toda hora, de todo mundo! Poder Executivo e Poder Legislativo não são capazes de entenderem nossas necessidades!

    É preciso que nós tenhamos a autonomia e eles cumpram as nossos exigências!Democracia é poder do povo, emana do povo!

    Eles são nossos EMPREGADOS são pagos com o nosso dinheiro!Querem mais o quê??Se sentirem autoridade, andarem de paletó para cima e para baixo?Que nada!!!Vocês têm é que obedecerem a voz do cidadão!É para nós povo, que eles governam, eles são nossos Empregados e a nós devem toda e qualquer satisfação!

    É essa cultura que o MMC quer trazer!
    A participação do povo!
    Não queremos derrubar ninguém do poder, mas sim convencer a todos que a cidade só progredirá quando nós resolvermos nos movimentar!

    Esse é o papel do Movimento!

    Muda Capelinha!

    "Muda, que quando a gente muda,
    o mundo muda com a gente.
    A gente muda o mundo na mudança da mente.
    E quando a gente muda ninguém manda na gente!"
    ( Gabriel "O Pensador")

    Deem esse crédito ao MMC, apoiem essa ideia e venham construir com a gente!

    Saudações desejosas de bons rumos à Capelinha!

    Alexandre Macedo

    ResponderExcluir
  24. "Os organizadores do mmc não aceitam critica, é só aparecer uma que eles explodem, calma amigos estamos em um pais democratico, todos tem livre direito de expressar opiniões"

    Companheiro, fico feliz com a sua participação e quero salientar que nós desejamos receber críticas sim, mas aceditamos que se alguém é capaz de enchergar os defeitos este também será capaz de propor soluções e colaborar construtivamente com o movimento.

    As pessoas q vêm aqui proferir críticas desistimuladoras e vazias estão em seu direito,e nós estaremos no nosso direito de rebatê-las, refutá-las, cobrar argumentos sólidos e posições claras! Isso se chama debate, uma característica marcante da democracia!

    Se vc tiver acompanhado os últimos acontecimentos do MMC vai perceber que nós não estamos recebendo simples críticas e sim acusações! Temos todo o direito de nos defender de acusações vazias!

    Primeiro nos acusaram de grupo de interesseiros políticos que querem entrar pra farra da prefeitura!
    Fomos acusados de não possuir representantes(como se isso fosse um defeito)
    Fomos acusados de não mostrar a cara!
    Fomos acusados de covardes e inúteis!
    Fomos acusados de pessimistas e falastrões!
    Acusados de críticos q não propõem soluções(ao q indica nem se preucuparam em ler os artigos do blog)

    O que explicitamos é... baseado em que as pessoas fazem essas acusações? E se estão inconformados pq não apresentam soluções? Estão criticando para o bem ou simplesmente para desvirtuar a iniciativa? E se alguém estiver equivocado orientamos a conhecer melhor o movimento!

    Se vc tiver um discernimento claro do q é uma crítica e o q é uma acusação vai entender perfeitamente a nossa atitude!

    Continue participando e colabore também com o movimento! A sua colaboração é de grande importância!

    ResponderExcluir
  25. PARABENS AO MMC .MUDANÇAS TEM QUE COMEÇAR DE ALGUM LUGAR, O QUE NAO DÁ É PRA FICAR PARADO.TODOS AS MATERIAS POSTADAS SÃO MUITO CONVENIENTES PARA MOSTRAR AO POVO A SITUAÇÃO DESTA CIDADE EMBORA CADA UM VIVA ISSO NO SEU DIA A DIA QUANDO MOSTRADO DESTA FORMA O SHOC PARECE SER MAIOR.MUITO CONVENIENTE TAMBÉM SÃO MUITOS DOS COMENTARIOS TANTO OS DE OPINIAO, QUANTO OS QUE DENUNCIAM ALGUMAS COISAS, POIS TODOS SERVEM PARA MOSTRAR AO POVO O QUE ESTES ADMINISTRADORES ESTAO FAZENDO COM ESTA CIDADE QUE A MUITO PAROU DE CRESCER , ESTÁ ESTAGNADA NO TEMPO, ISSO PRA NAO DIZER QUE TEM REGREDIDO, O QUE SALVA ESTA CIDADE É O POVO. PENA QUE ESTES ADMINISTRADORES QUE AI ESTAO SÃO TAO SEM CULTURA QUE ALEM DE NAO CONHECEREM A CONSTITUIÇÃO NÃO CONHECEM TAMBÉM COMPUTADORES, POIS SERIA MUITO BOM QUE ELES VISSEM CADA COMENTARIOS DESTES E CADA OPINIAO QUE ESTA SURGINDO AQUI, MAS ELES NEM IMAGINAM QUE ESTE MOVIMENTO ESTA ROLANDO E QUE O POVO ESTA SABENDO DE MUITA COISA. MAS É ISSO AI , CONTINUEM, UM DIA ISSO MUDA E QUEM SABE ELES APRENDAM A ASEREM UM POUCO CULTO E MUITO MAIS HUMANOS NAO DEIXANDO OS CIDADÃO NESTAS CONDIÇÕES TAO DESUMANAS.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com