sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UFVJM pode vir para Capelinha




Acabamos de receber a informação de que o Conselho Universitário da UFVJM aprovou a proposta de criação de 3 campi para o Vale do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo)! Pedimos a todos que espalhem essa informação e que exijam da Prefeitura Municipal de Capelinha uma articulação para trazer esse pólo para a cidade. O momento é de apresentar uma proposta, inclusive doação de terreno para a construção do campus e contrapartida do município. Depois da sociedade civil ter feito sua parte com o movimento "A UFVJM é nossa" chegou a hora do poder público municipal se mexer!


Atualização (16:38): Informações da Zara Sampaio via Facebook - "Prezad@s: Eu participei da longa reunião ate seu final. O CONSU aprovou a expansão do UFVJM da seguinte forma: Um pólo para Unai, um pólo para Janaúba que se fez presente e muito organizada. Um pólo para o Médio Jequi em curto prazo e os outros dois pólos - Alto e Baixo Jequis- foram também aprovados, num horizonte de médio a longo. Segundo o reitor, esta é a ultima expansão induzida da universidade brasileira. Ou seja: ou incluía o três pólos do Jequi agora ou nunca mais. Muitos professores conselheiros defenderem de modo muito enfático a expansão para o Jequi adentro. Agora,o Jequi deve se organizar para fazer da proposta aprovada uma realidade concreta. A reunião terminou com isso, sendo o CONSU aplaudido por estabelecer a justiça para o JEQUI. Quem ficou ate o final, assistiu o que relato aqui agora. A proposta: 2 pólos fora e 3 Jequi adentro."


Atualização (17:38): Nota do site da UFVJM - "O Conselho Universitário da UFVJM, em sua 69ª Reunião Ordinária realizada hoje, dia 7, acolheu os dois novos campi universitários a serem implantados em Minas Gerais, nas cidades de Janaúba e Unaí.  A proposta de incorporar esses campi à UFVJM foi apresentada pelo Governo Federal, no dia 16 de agosto, e ratificada pelo Ministério da Educação, considerando que a UFVJM representa a única Instituição Federal de Ensino Superior com sede na metade norte do Estado e no pressuposto de promover uma maior densidade à UFVJM.
Tendo em vista as discussões que balizaram essa decisão, o Conselho acatou também a proposta de incluir no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM a implantação de mais três campi universitários em cidades do Vale do Jequitinhonha, tendo considerado, inclusive, a criação, em curto prazo, de um campus na cidade de Jequitinhonha, conforme as gestões que vêm sendo realizadas junto à Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu).
A aprovação obteve 21 votos favoráveis, cinco contrários e quatro abstenções dos 30 conselheiros presentes à reunião, que foi presenciada por dezenas de representantes de cidades do Vale do Jequitinhonha e da cidade de Janaúba."

13 comentários:

  1. Precisamos fazer algo para que a prefeitura de capelinha acorde e faça alguma coisa que preste para nossa cidade . Pois esses políticos que se ``matam`` em campanhas eleitorais para se assentar no poder possam fazer algo com mais força para que a nossa cidade cresça mais em educação e com isso mais na economia ...
    ACORDA PREFEITO ESSA E A OPORTUNIDADE!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o momento de todos os meios de comunicação de Capelinha se unirem para defender essa causa. Blogs, jornais, rádios, revistas... Como jornalista, defendo a ideia de que temos um papel a desempenhar nessa tarefa que está apenas se iniciando, a de trazer para Capelinha um polo da UFVJM. E parabéns a todos aqueles e aquelas que não descansaram um minuto para que essa possibilidade se apresentasse.
    João Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Isso galera! Vale qualquer esforço em busca deste sonho, a hora é agora!!!

    Vamos Prefeitura, Vereadores, Associações, Sindicatos, etc.

    ResponderExcluir
  4. Não dá pra entender a postura da reitoria de dizer que "discussões banalizaram essa decisão" (de criar 3 campi no Jequitinhonha)! Ora, os cidadãos jequitinhonhenses não possuem mais o direito de lutar por uma instituição que por direito lhe pertence? Esperavam que veríamos a expansão para fora dos limites do Vales e ficaríamos calados?

    ResponderExcluir
  5. Galera, acabei de chegar em casa literalmente. Vamos detonar, vou fazer o que estiver em meu alcance, comprei essa briga para minha vida e não morro antes de realizar este sonho

    ResponderExcluir
  6. Gente,há algo errado com este reitor:Primeiro: nao foi decidido quais cidades sediarão polos no Jequi.Capelinha tem boas chances porque havia solicitacao ao MEC desde Marco e em nome das Associacoes de Mulheres de Capelinha.Segundo: o reitor me enviou uma carta dizendo que deviamos ir á Brasilia ,quando Janaúba teve todo o tempo do mundo para se organizar para estar em Diamantina toda paramentada.Janaúba Coletou 75 mil assinaturas .Capelinha nao chegou a apresentar nem 500 no papel e, assim mesmo ,foi um trabalho enorme saber sobre a petição de Capelinha.O Hélio que prometeu 2000 assinaturas ,coletou menos de 500 e ainda demorou a repassá-las.Lamento,Hélio,mas, é a verdade. A primeira coisas se fazer é que nao haja bravatas com um assunto tao serio.Eu conversei pessoalmente com o Reitor e ele disse que o polo é de Capelinha,se O POVO FIZER POR MERECE-LO.Ou seja : Luta e organização de todos pelo bem das gerações futuras de Capelinha e cidades próximas do Jequi e Mucuri. Temos de fazer estudos e projetos técnicos,formar comissões técnicas e distribuir tarefas..Muito caminho para andar.....Eu terei dificuldade para me dedicar integralmente pq a redação de minha tese está parada desde que me envolvi nesta luta .Eu dediquei a vitória do pólo do Alto Jequi ä minha irma Maria Odeth porque este sonho era o dela, achei justo faze-lo devido ao meu completo engajamento em todo o processo desde o início até agora.E daqui para a frente ,espero que meus irmaos e irmas que moram em Capelinha façam o que eu,por algum tempo,nao poderei fazer de modo a transformar este sonho em realidade concreta .Espero que o MMC compreenda a minha decisão de dedicar a nossa primeira vitoria a Dete e agradecer às mulheres guerreiras de Capelinha.A luta recomeça de novo...Gente é para ir além da sobrevivência e reprodução: gente é quem vai do ser natural e chega ao ser social pq contribui para tornar o mundo um lugar melhor para se viver!"Gente é para brilhar !" Dificil brilhar quando nao se estuda.. Entao,lutemos!

    ResponderExcluir
  7. Ah,sim ,ia me esquecendo: Todo o movimento foi feito via facebook.Aos que se interessarem em continuar a discussão sobre rumos da luta pecam para ser adicionados no Avanca Jequi do face.A turma do Médio está disposta a nos ajudar a levar o polo para Capelinha em reconhecimento ao apoio dado pelo MMC e também pq pedi isso a eles.E eles me chamam de comandante,rrsrssr

    ResponderExcluir
  8. Mais :Os textos com nossa argumentacao a favor de tres polos e as propostas de encaminhamento estao disponiveis no avanca ...

    ResponderExcluir
  9. Essa Nota é Especialmente á MARIA DO ROSARIO SAMPAIO!
    Zara,se me permite chama-la assim,pois já vi alguns posts citando a sua pessoa assim!
    Pelo nome não sei se tive a honrra de um dia já ter conhecido a sua pessoa,e tambem não sei se me conhece.
    Mas,o que importa mesmo, é que vc é hoje a Pessoa que mais adimiro.Pois tenho acompanhado a sua luta por Capelinha nesse que é um Sonho meu e tenho certeza que tambem da maioria da Cidade.Menos dos "Nossos" Governates e Políticos!Pois acho que o que eles querem é que o povo nunca tenha cultura para que possam sempre mante-los submissos e Dependentes de "Esmolas" em época de Eleição!
    Pode ter certeza que muitos agora aparecerão tentando tirar algum proveito Político dessa situação para sair no final com os "Louros" de uma Vitória que conseguir-mos para nossa cidade com a UFVJM!
    Ontem mesmo,em vez dos Políticos de nossa Cidade está em Peso aí juntamente com vcs,eles estavam aqui "Brigando" e correndo atrás de Filiações;e soltando fogos por ter comprado mais alguém para o lado SUJO deles!
    Mas independente disso,quero te pedir encarecidamente que por favor continue Lutando por nós,precisamos muito da sua Força e Empenho!
    Estou á disposição no que puder ajudar!
    Tenho divulgado e pedido as pessoas que participem desde que vc e o MMC começaram a se empenhar em Prol de Capelinha e Região!
    Vc é sim nossa COMANDANTE!
    Que Deus ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  10. HÉLIO SILVA DE SOUZA - A CIDADE CAPELINHA

    ZARA, realmente não dei conta do que prometi. Mas pelo menos fiz alguma coisa. 4 mil assinaturas sem 400 não é 4 mil, é 3600.

    Prometo fazer mais, no entanto, acho que esse não é momento de ficar debatendo quem fez mais ou quem fez menos, e sim de cada um fazer a sua parte!

    Lembrando sempre que você é a nossa comandante.

    Penso que ainda esse mês deveriamos nos reunir fisicamente em um fim de semana para começar a traçar um plano de ação. Convidando todos o que quizerem participar e colaborar.

    UM GRANDE ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  11. Essa parece ser a oportunidade mais clara de obtermos na cidade aquilo que todos querem, mas que nem todos ajudam, a nossa cidade ainda tirou a sorte grande deles ainda aprovarem mais esses 3 polos... Agora basta a população CAPELINHENSE e os nossos representantes políticos se conscientizarem que essa pode ser a última oportunidade!!!!! Valeu

    ResponderExcluir
  12. Helio: este é o momento de ver qual a tarefa de cada um e que este cada um cumpra a parte que lhe cabe.Nao temos pouco trabalho pela frente.E a esta altura,coletar assinaturas é desnecessário.As tarefas daqui para a frente sao muito mais complexas.A primeira delas é convencer a gestão ( executivo) local da importância de ter um pólo que atenda a trës regiões : Jequitinhonha,Mucuri e Suaçui e de como este pólo pode dinamizar a economia local,sem que tenhamos que ferir o meio ambiente.A segunda é criar comissões para fazer os estudos técnicos (infraestrutura,demanda de cursos,projeção de pessoas beneficiadas e abrangência ,etc) e elaborar projetos consistentes tecnicamente.Outro desafio é saber se a sociedade de Capelinha vai dar apoio e lutar pelo pólo.Nao adianta que eu,Douglas,Alex ,voce queiramos.Ë preciso que a coletividade queira e cumpra a sua parte na Historia que PEDE para ser feita.Então, nao ache ruim o que disse ,mas, se prometer,por favor ,cumpra.Só isso.Daqui para a frente as nossas responsabilidades serão ainda maiores e nao podemos errar: é acertar ou acertar! E que os políticos locais - oposição x situação - percebam que esta conquista é suprapartidária e que os as autoridades religiosas a tenham como ecumênica: Vai precisar do esforco de todos.Que o corpo docente da cidade acorde e incorpore esta luta.Que os sindicatos saiam do interesse corporativo e lute pelos direitos de todos .Que nao haja política pequena e mesquinharia diante de uma conquista que parecia impossível,já que o Alto Jequi possui a sede da Universidade Federal do Jequitinhonha-Mucuri. Diamantina.Por fim ,quero dizer que foi uma luta coletiva : é uma vitória de um grupo de pessoas e do qual tive a honra de participar.Ä luta,Hélio.Vc será um bom combatente ou pode ficar de castigo!rrssrsr

    ResponderExcluir
  13. ESTOU A POUCO TEMPO ACOMPANHADO A LUTAR DE VOCES PARA QUE A UFVJM SEIJA INSTALADA EM NOSSA QUERIDA CIDADE DE CAPELINHA..QUERO PODER AJUDAR NO QUE PODER!!! MOVIMENTAR CAPELINHA LEVANTAR A BANDEIRA UFVJM E NOSSA... FAZER COM QUE ESSA JUVENTUDE NOSSA CORRE ATRZ NAO FIQUEM BARADA DEIXAO O TRABALHO SÓ COM VC.

    ESSE QUE SONHO DE MUITA GENTE PODE SER REALIZADO
    COM ESFORÇO E DEDICAÇAO.
    ""PEDRO DEON""
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.102337226519877.4779.100002307995498&type=3#!/

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com