sábado, 20 de agosto de 2011

Câmara Municipal vai fazer Movimento contra a Copasa












Nós do MMC ficamos muito satisfeitos em receber essa notícia. Consideramos um grande avanço para a democracia capelinhense atitudes como estas, onde o Legislativo convoca o povo para se manifestar em repúdio aos serviços da Companhia de Abastecimento Copasa para reivindicar qualidade nos serviços prestados.

Louvável tal atitude! Na maioria das vezes, somente por meio de manifestações é possível conseguir atenção para algum problema específico, é a força do coletivo. Se cada cidadão se manifesta separadamente, a reivindicação não se valida, pois soa como um problema particular. Este tem sido o trabalho do MMC, Associação dos Moradores do Bairro Aparecida, sindicatos e outros. Buscamos levar ao conhecimento da população a importância da participação popular nos assuntos públicos, afinal, repetimos mais uma vez: "Todo poder emana do povo!" (Art. 1 Constituição Federal).

Nosso Movimento tem como objetivo fazer com que o "poder decisório" se desloque para o povo, assim como prevê nossa Constituição. Isso não significa que desconsideremos o âmbito representativo (prefeito, vereadores, deputados,etc), mas quando se une sociedade civil e o governo o trabalho é muito mais abrangente e efetivo.

Agora, a questão é: Como trabalhar com o povo? Primeiramente, tal ação ação deve partir do Executivo e Legislativo. Uma proposta inicial seria a de promover constantes cursos de capacitação à população para atuar nos Conselhos Gestores. Cada Conselho fica responsável por capacitar seus conselheiros. As políticas no Brasil funcionam de modo complexo e é preciso  a constante capacitação a todos. Na maioria das vezes, até os próprios secretários acumulam muitas dúvidas em torno dos critérios para o funcionamento das políticas de saúde, educação, assistência, etc., com a sociedade civil deve-se ter ainda mais atenção.

É preciso também que Executivo e Legislativo acatem as reivindicações das Associações e sindicatos, pois são demandas que vêm do povo, e em nenhum momento,  desconsiderá-las ou deixar de reconhecer a importância desses movimentos.

Uma administração existe, para que decida junto com o povo  o que fazer com o dinheiro público, isso não é função somente do Executivo ou Legislativo! O povo é o principal protagonista desta história. Mas para que isso aconteça é necessário a organização. É muito importante  que cada bairro de Capelinha funde uma Associação para reunir demandas e apresentá-las ao Legislativo e Executivo, ao contrário, vamos ter que "torcer" para que o prefeito ou algum dos vereadores se "sensibilize" com nossas necessidades. A cidade é muito grande para que dez pessoas consigam enxegar as necessidades do povo, por isso é importante a participação de todos por meio dos coletivos.

Uma lição que devemos aprender é o fato de distinguir a 'pequena' política da 'grande política'. A 'pequena política' é aquela do 'fundo da cozinha', que fala mal do outro e desqualifica, que procura obter vantagem pessoal, que não pensa no coletivo, esta não leva a lugar nenhum, só ajuda a retroceder ainda mais a ética e a democracia. Já a 'grande política' é aquela que trata do coletivo, que discute problemas na estrutura municipal, que procura captar recursos extras do Governo, que é transparente, enfim, que busca o bem estar de todo povo, pois entende que a qualidade de vida depende da felicidade coletiva.

Na maioria das cidades desenvolvidas, o segredo de seus desenvolvimentos, muitas vezes, não  é devido à boas ou más administrações, mas sim pela participação ativa do povo nos negócios públicos, onde Executivo, Legislativo e sociedade civil trabalham juntos, expandindo a discussão de projetos a toda a cidade de maneira democrática e transparente. Que novos tempos venham!

Confira aqui a notícia:

A Câmara Municipal de Capelinha informa à população que nos próximos dias vai começar um grande movimento contra os descasos e a falta de compromisso da COPASA com os consumidores e com a cidade. Falta de água nas casas, paralisação das obras da rede de esgoto, captação de água do rio Itamarandiba e cobrança da taxa de esgoto antes da construção da Estação de Tratamento. É hora de Capelinha juntar as forças e exigir que a COPASA trate a população com respeito e dignidade. A Câmara Municipal de Capelinha realizará uma reunião com representantes de órgãos, entidades, instituições e lideranças para definição das estratégias do movimento. Aguarde e participe!

6 comentários:

  1. Acho que o caminho é este : se envolver o povo nas decisoes, o MMC tem mais é que apoiar ..Decisoes sem consultas ao povo,tem mais é que marretar independente de quem ou partido no comando !

    ResponderExcluir
  2. Que novidade é esta? Sei nao,acho que eles só querem tirar a atencão do povo para a coisa da cadeia,eu que nao acredito que esta cadeia vai ficar do mesmo tamanho.Daqui uns dois anos,a gente vai ter de conviver é com 200 ,300 presos de tudo quanto é canto.

    ResponderExcluir
  3. Quero ver se eles tem moral para dar conta de mobilizar a população.

    ResponderExcluir
  4. Parabens aos vereadores, a copasa e uma sang - suga, depois que o ex prefeito passou a rede de esgoto de bandeja para a copasa, ela não fez nada nada de estação de tratamento e é nos que pagamos a conta todo mes, pagamos e não recebemos nada em troca , absurdo

    ResponderExcluir
  5. Vamos fazer algo mais sério e produtivo? Que tal assinar o documento pedindo o polo da universidade federal do Vale do Jequitinhonha para cidades do Vale,inclusive ,Capelinha? Este é um bom combate!

    ResponderExcluir
  6. Você sabia que a Associação de Moradores de seu bairro pode ser mais forte que o Vereador, que o Prefeito...?

    Uma Associação de Moradores ativa tem muito mais poder que o Vereador, que o prefeito... Para o seu bairro. São mais forte que todos eles juntos, porque pode brigar, em nome do seu bairro e dos moradores, em todas as esferas: política, comerciais e jurídicas; pode fiscalizar e denunciar qualquer autoridade, do gari, passando pelo Prefeito, até o Presidente da República.

    É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos do povo que paga os seus impostos.
    E é importante lembrar que ao reivindicar os seus direitos, os MORADORES NÃO ESTÃO PEDINDO NENHUM FAVOR...
    A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação das necessidades que o mesmo apresentar. Assim cabe, também, definir junto da população residente, quais destas lutas são as mais prioritárias: segurança, esportes, transportes, recolha de lixo, posto de saúde, etc.
    As prioridades / assuntos e respectivas reivindicações , devem ser determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores. Com isso a AMBA tem o objetivo de cobrar das autoridades competentes, tudo aquilo que nosso bairro necessita. Você que queira nos ajudar, entre em contato com algum diretor ou pelo E-mail amba.associacao@hotmail.com
    A AMBA agradece à parceria recém firmada com a Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo e esperamos poder trazer bons frutos para nosso bairro tão esquecido.
    Vem aí dia 12 de outubro o primeiro dia das crianças organizado pela AMBA. AGUARDEM!!!
    APOIO: ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS PIMENTA DE FIGUEIREDO

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com