quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reunião da Câmara Municipal do dia 18/07/2011

O MMC esteve presente em mais uma reunião da Câmara Municipal de Capelinha. Após os ritos iniciais (orações, leitura e aprovação unânime da ata anterior, etc.) foram discutidas várias propostas como:

  • Criação de pistas de skate e patins atendendo a muitos jovens que praticam esse esporte na cidade.
  • Lei que determina o uso obrigatório de sacolas ecológicas ao invés das tradicionais sacolinhas plásticas
  • Abastecimento de água na Grota do Evangelho.
  • Dentre outras.
Além da pauta pré-estabelecida, o clima da reunião se modificou quando, após alguns minutos de inicio da reunião, chegaram vários moradores do Bairro Aparecida quase lotando totalmente o plenário.

Moradores do Aparecida lotaram o plenário.

Apesar de notar a Câmara lotada pelos moradores naquele dia, o Vereador Edeltônio Vítor tornou a reafirmar que o Movimento do Bairro Aparecida é composto por "meia dúzia" que querem aproveitar de pessoas simples para alcançarem interesses políticos.

Déo ainda ressaltou que os moradores do Bairro deveriam ser gratos à administração do atual prefeito Dr. Pedro Vieira, pois foi o administrador que "mais fez" pelo bairro, e por isso, deveriam ser gratos ao prefeito.

O presidente da Câmara Laerte Barrinha disse que, desde o inicio de seu mandato como vereador, vem lutando pelo asfalto do Bairro Água Santa e não consegue recursos para tal, deixando claro que o problema não é devido à falta de representação do Bairro ou descaso por parte dos representantes, mas sim devido à falta de verbas. Disse ele que "quem dera o município tivesse dinheiro para asfaltar todas as ruas da cidade e da zona rural".



Os moradores do Aparecida ficaram cerca de uma hora no plenário e se retiraram todos ao mesmo tempo, deixando a Câmara vazia.


Análise da reunião

A reunião durou cerca de três horas, poucas pessoas ficaram até o final. Vários projetos de leis foram aprovados e também outras obras. Mas a aprovação pelos vereadores não significa execução. O Legislativo aprova vários projetos, o Executivo alega que não tem dinheiro para executá-los. Muitas pessoas assistem esperançosas a aprovação, mas, ao mesmo tempo, se decepcionam pelo fato de, que para se concretizarem, os projetos também precisam ser aprovados também pelo Poder Executivo. É preciso haver diálogo entre os poderes para que não aconteça que bons projetos do Legislativo fiquem simplesmente "engavetados".

Uma boa saída para este problema seria a prestação detalhada de contas à população e também ao Legislativo, para que não aconteça que as reuniões de Câmara se torne um "espetáculo de faz-de-conta."

Ressaltamos também que foi no mínimo estranho, sob o olhar de quem ainda assistia, o fato do vereador Edeltônio se colocar ao lado do Executivo quando falava das reivindicações dos moradores do Bairro Aparecida. Um vereador é eleito para defender os interesses do povo e fiscalizar o Poder Executivo e não o contrário. Fica este fato para posteriores reflexões.

12 comentários:

  1. o povo do bairro Aparecida, deixa bem claro´que não está fazendo politica contra dr pedro, mais fiquem de olho nesse vereadorzinho, talvez em todos os bairros e na zona rural, para defender o dele, ele coloca a meia duzia no fogo. coisa feia, seu salario é gordo demais e ainda quer mais por fora?

    ResponderExcluir
  2. autoridades de capelinha, por favor participem da eleição dos moradores do Aparecida, vocês irão ver o que é uma transparência.

    ResponderExcluir
  3. sei que o assunto não tem nada a ver; porem acho que é um dever dos vereadores dar uma alhada nisso para o povo: o CTE do dr.roque esta faltando com o respeito com capelinha;pois tenho certeza que dezenas de pessoas vão se identificar com esse problema... além de ser uma consulta particular super cara, o paciente tem que ficar esperando até 8 horas para ser atendido... alguém podia fazer alguma coisa quanto a isso...

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE.... JÁ FIQUEI COM MEU FILHO NO CTE DAS 10 HORAS DA MANHÃ ATÉ AS 5 HORAS DA TARDE PARA SER ATENDIDA... JÁ FIQUEI SABENDO DE PELO MENOS DE MAIS UNS 10 CASOS DE FAMILIARES QUE PASSARAM O MESMO QUE EU LÁ.... VEREADORES OLHEM ISSO PARA A POPULAÇÃO CAPELINHENSE...

    ResponderExcluir
  5. EU ATÉ DISCUTI COM ESSE DOUTOR AI... E SABE O QUE ELE FALOU QUANDO EU RECLAMEI DA DEMORA... SE EU NÃO TIVESSE SATISFEITA PODIA PROCURAR OUTRO MÉDICO... LEMBRANDO QUE O PAGAMENTO É PARTICULAR E À VISTA...

    ResponderExcluir
  6. alguém realmente tem que punir esse dr. roque, e o pior é que é mal de família; pois o irmão dele também faz o mesmo... alguém pode olhar esse problema sério que tenho certeza que milhares de pessoas de capelinha e região já passaram... os pacientes dele pedem somente respeito... eu já esperei 5 horas para ser atendido.

    ResponderExcluir
  7. Vc é de sorte pois minha mãe esperou 8 horas, minha irmã já esperou 7 horas e eu já esperei 10 horas....

    ResponderExcluir
  8. eu também já esperei 6 horas.... absurdo... mas fazer oque, pois em capelinha só tem ele.

    ResponderExcluir
  9. Resolvi usar deste espaço democrático para postar minha reclamação e indignação com um fato que vem acontecendo em Capelinha há tempos e ninguem tem coragem de falar. Hoje pra mim foi a gota dagua. Moro próximo a igreja matriz em Capelinha e fico impressionada com certas coisas que so acontecem em Capelinha. Sou trabalhadora, acordo cedo durante o ano todo e agora que tenho um tempinho a mais pra dormir, sou acordada com um barulho de fanfarra. Ora bolas, eu entendo a razao social e a importancia da fanfarra mas alvorada com batucada é de lascar. Se fosse a banda da Amuc ainda se justificaria, seria agradável, mas batucada? Aqui é a unica cidade em que isso funciona o ano todo, sendo que o correto seria a apresentaçao em 7 de setembro como em outros lugares. O ritmo é o mesmo para alvorada, missa, festas, velórios, política e por aí vai. Quando chego em minha janela e vejo o Gerson que dirige a fanfarra com o peito estufado parecendo se gabar do que faz vejo a pequenez do ser humano. Fica no ar que aquilo é apenas para afagar o ego de quem nunca comandou e nem vai comandar nada de pompa e de relevância. Batucada num tem nota musical, tom e nem nada. Nao é como em uma banda de musica que tem possibilidade de profissionalizar. Quem sai da fanfarra aprendeu o que? Segue profissao de que? Parece piada. Meus hóspedes aqui em casa estão fazendo chacota. Batucada em alvorada. Só rima, mas não combina. Se esses jovens estivessem neste horário visitando creches e asilos desenvolvendo trabalhos com os internos nao seria mais bem empregado o tempo?

    ResponderExcluir
  10. CONCORDO COM O COMENTARIO ACIMA. UM SACO ESSE BARULHO DE FANFARRA. É A MESMA COISA, O MESMO RITMO. PRA QUE ENSAIAR. JA ESTAO CANSADOS DE SABER FAZER ISSO AÍ QUE QUALQUER MENINO FAZ. FAZEM PAPEL DE BOBOS. SE FOSSE EM 7 DE SETEMBRO AINDA IA. MANDA ESSA MENINADA IR FAZER ALGO UTIL PRO FUTURO.

    ResponderExcluir
  11. É CHOCANTE E ABSURDA A POSTURA DESSE VEREADORZINHO DEO MIORA DIANTE DAS REIVINDICAÇÕES DO POVO E SUAS MANIFESTAÇÕES PUBLICAS NA CAMARA SÃO FRUSTANTES PARA UM POVO QUE O ELEGEU E PAGA SEU SALARIO PARA DEFENDER OS DIREITOS DO CIDADO E FISCALIZAR O EXECUTIVO, COISA DE GENTE SEM UM MINIMO DE CULTURA E RESPONSABILIDADE , ME ASSUSTA COMO O POVO O ELEGOU POR TANTAS VEZES, MAS AINDA A TEMPO PARA CORRIGIR ESTE ERRO, MAS MOSTRAR A ELE NAS PROXIMAS ELEIÇÕES QUEM SAO OS MEIA DUZIA DO BAIRRO APARECIDA E DE TODA CAPELINHA.QUEREMOS REPRESENTANTES COMPROMETIDOS COM O POVO E COM SUAS NECESSIDADES, NÃO VEREADORES QUE SO SE BENEFICIAM A SI PROPRIOS E AS SUAS FAMILIAS. FORA AOS MIORAS.

    ResponderExcluir
  12. Politica de Capelinha e muito suja, prova disso e o ex prefeito Gelson Cordeiro estar na lista dos politicos inelegiveis por corrupção, e ainda quer lançar um laranja ano que vem, e brincadeira..

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com