segunda-feira, 5 de março de 2012

Nestas eleições grave as promessas dos candidatos e cobre-as no mandato



Por Alexandre Macedo
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

Uma ótima estratégia a ser adotada por nós cidadãos de Capelinha e de todo o Vale do Jequitinhonha é o fato de, a partir dessas eleições de 2012, começarmos a gravar os programas de rádio. Seja no celular ou em qualquer outra espécie de gravador (até mesmo o velho e bom toca-fitas K7 será uma importante ferramenta). Uma das tarefas de extrema importância na vida cidadã é cobrarmos dos nossos representantes as promessas feitas em campanha. Desta forma, colaboramos para que o debate político realizado nos comícios não se transforme em um evento de grandes ideias que nunca serão concretizadas, feita apenas com o objetivo de "ludibriar" quem assiste.

 Grande parte das pessoas que vão aos comícios, se fazem presentes com a expectativa de conhecer bons projetos e se tais coisas não se concretizam durante o mandato, transforma-se em pura demagogia. Tal ato faz com que o cidadão desacredite ainda mais no processo político.

Um fato parecido também ocorre na nossa Câmara de Vereadores. Quem assiste, pensa que a cidade dará um salto em desenvolvimento após a reunião no plenário, quando na verdade, a grande maioria daqueles projetos ficam presos eternamente ao papel. Projetos são aprovados sem ter em vista o dinheiro em caixa do município, dando a parecer que a cidade pode efetivar todos os projetos aprovados no Legislativo. Será que isso tem alguma lógica? Sentido? Depois, é fácil constatar por que as reuniões estão sempre vazias...


Participação política depende da maneira como a própria política é operada, portanto, para que o cidadão se interesse por ela, é bom, desde já, que várias mudanças sejam realizadas para que os munícipes se sintam motivados a participar da vida pública. Uma destas opções é fazer com que o cidadão tenha a certeza de que sua participação possa causar a diferença e não atribuir a ele o papel de mero expectador. Como fazer isso? Inaugurar espaços de interação entre os cidadãos e representantes (vereadores e prefeito) já é um bom começo, após isso, as coisas vão se ajeitando naturalmente de acordo com o consenso da sociedade. Afinal, democracia sempre traz surpresas e depende de consensos, o que a maioria decidir é o que vale. E outra, pequenos gestos, por mais insignificantes que pareçam ser, podem mudar muitas coisas.

Será que é tão difícil quanto parece? Envie-nos sua opinião sugerindo alguma ideia para que possamos realizar a política de outras formas. O que teria que mudar? Reunião quinzenal com o prefeito? Reuniões extraordinárias na Câmara para que a população possa dialogar com os vereadores? Outras alternativas?

Aguardamos sua sugestão.

Abaixo reproduzimos uma interessante maneira de trazemos à tona as promessas feitas em campanha:

 

* Vídeo retirado do canal youtube da Revista Sou Mais Minas.

4 comentários:

  1. Pois na minha cidade ,decidimos filmar os vendedores de voto...Vamos criar o grupo RVC - resgatando o voto cidadão e nossa estratégia será a MVV- Mostrando os Vendedores de Votos- filme,conversas,pegadinhas,etc ..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...
    OBRIGADO PREFEITO MINHA RUA É UMA MERDA
    Moradores do APARECIDA mandam aviso ao prefeito de CAPELINHA.


    Inconformados com a falta de saneamento, moradores da rua PEÇANHA, conhecida como passagem para o inferno, no bairro do APARECIDA, no município de CAPELINHA, "Obrigado prefeito. Minha rua é uma merda!". Os que residem no local reclamam de buracos, alagamentos, matagal, lama e assaltos. Ontem pela manhã, um filhote de cobra foi encontrado na rua.


    Imaginem se os moradores de certas ruas de nossa cidade fizessem o mesmo? rs

    ResponderExcluir
  3. Nada mais contraditório do que ser mulher...
    Mulher que pensa com o coração,
    age pela emoção e vence pelo amor.
    Que vive milhões de emoções num só dia
    e transmite cada uma delas, num único olhar.
    Que cobra de si a perfeição
    e vive arrumando desculpas
    para os erros daqueles a quem ama.
    Que hospeda no ventre outras almas,
    dá a luz e depois fica cega,
    diante da beleza dos filhos que gerou.
    Que dá as asas, ensina a voar
    mas não quer ver partir os pássaros,
    mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
    Que se enfeita toda e perfuma o leito,
    ainda que seu amor
    nem perceba mais tais detalhes.
    Que como uma feiticeira
    transforma em luz e sorriso
    as dores que sente na alma,
    só pra ninguém notar.
    E ainda tem que ser forte,
    pra dar os ombros
    para quem neles precise chorar.
    Feliz do homem que por um dia
    souber entender a Alma da Mulher!
    PARABENS A TODAS AS MULHERES DE CAPELINHA, PRINCIPALMENTE A NOSSAS MULHERES DO APARECIDA.
    SÃO OS VOTOS DA AMBA.

    ResponderExcluir
  4. http://edsonjnovaes.wordpress.com/2011/06/02/politica-sempre-ela/

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com