sábado, 15 de outubro de 2011

Primeira reunião - UFVJM em Capelinha

Por João Sampaio, via Facebook

Farei um breve relato de como foi a primeira reunião visando a instalação de um pólo da UFVJM em Capelinha, ocorrida ontem na sede do STR da cidade. Primeiro, dizer do quanto as presenças do Álbano Silveira Machado e do Higino Pedro somaram para que o movimento ganhasse em qualidade, informação e organização. Obrigado a ambos, pois foi grande o esforço de deslocamento, mas eles sabem o quanto era importante que estivessem ali.

A reunião resultou em consensos importantes. Primeiro que de fato Capelinha é a cidade hoje melhor localizada, estruturada, preparada e organizada para receber um pólo da UFVJM. Entretanto, é preciso buscar o apoio de cidades da região para que o movimento ganhe mais legitimidade, sustentação e volume. Assim é que Turmalina, Minas Novas, Itamarandiba, Carbonita, Água Boa, Santa Maria, Veredinha, Setubinha, Angelândia e tantas outras já estão chamadas a aderir ao movimento que quer um pólo sediado em Capelinha, mas que sirva a todos da região.


Segundo ponto: será preciso organização, unidade, mobilização, pressão e argumentação técnica bem fundamentada para sustentarmos nosso pleito. Então, três comissões foram formadas: Comissão de Defesa Técnica, Comissão de Mobilização e Comissão de Articulação Regional. A primeira vai tratar do levantamento de todos os dados geográficos, de infra-estrutura e da importância estratégica de o polo ser sediado em Capelinha. Essa comissão irá identificar no município áreas e terrenos apropriados para a instalação do pólo e negociar sua doação junto aos proprietários. A segunda comissão está encarregada de botar o bloco na rua, vai promover atos e encontros em escolas, sindicatos, associações empresariais, comunitárias, em toda a cidade e nas cidades vizinhas em busca de apoio para a causa. A meta é obtermos 50 mil assinaturas de adesão. A terceira comissão vai tratar das articulações necessárias junto a todas as lideranças políticas da cidade e região, vai procurar as cidades vizinhas para obter a adesão de todas elas, vai pressionar nossos representantes em Brasília para que intermedeiem e consigam para Capelinha o pólo que atenderá os anseios da região por ensino superior.

A reunião terminou com o claro sentimento de que o pólo em Capelinha é um sonho possível. Uma nova reunião foi marcada para a sexta-feira próxima, também no STR e também às 19h. Antes disso, cada comissão deverá reunir-se para traçar suas estratégias, suas ideias e ainda nomear seu coordenador. Os três coordenadores, juntos, formarão a coordenação geral do movimento.

Importante aqui falar também que outras iniciativas estarão ocorrendo ao mesmo tempo em que as comissões fazem correr suas tarefas: um grupo irá identificar filhos de Capelinha hoje com graduação superior e que estão espalhados por todo o Brasil e mesmo no exterior. Portanto, engenheiros, médicos, advogados, jornalistas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, administradores, veterinários, enfim, profissionais capelinhenses das mais variadas formações: entrem em contato, manifestem-se a favor do polo em Capelinha, pois é importante mostrarmos o quanto a oportunidade que tivemos impactou em nossas vidas e o quanto é importante para que Capelinha e região vençam seus enormes desafios sociais, cresçam economicamente de forma sustentável e desenvolvam com sua gente se qualificando e se capacitando sem precisar deixar a terra, seu lugar e sua gente.

A reunião lembrou ainda, como frisou Zara Sampaio em documento enviado para embasar o encontro, que o movimento não deve se ater à Capelinha e que, além disso, deve se dar em articulação conjunta com as cidades do Médio Jequitinhonha, onde outro pólo será instalado. Daí a importância do diálogo e da soma permanente com as cidades do Médio e suas lideranças. A Comissão de Articulação Regional será a encarregada dessa tarefa.

Um ponto que consideramos importante também diz respeito à marca, à identificação do movimento. Então ficou acatado que a marca que criamos será aplicada em camisetas, adesivos e outros materiais, a partir da adesão de comerciantes locais que querem imprimir peças e camisetas alusivas ao movimento. Os empresários, comerciantes e prestadores de serviço que desejarem usar a marca devem entrar em contato conosco para providenciarmos, de forma voluntária, a produção da arte-final a ser utilizada. O email é: multideias@multideais.net.

Para encerrar esse post, devemos informar que uma das mais engajadas pessoas nesse movimento, a Marta Sampaio, não pode estar presente na reunião porque a tia Lia, sua mãe, encontrava-se em recuperação pós-cirúrgica, em um delicado procedimento. Nossas orações e nossas energias para que tia Lia se recupere bem, que volte a levar felicidade para toda a sua grande e muito querida família. E assim muito em breve teremos a Marta novamente participando de toda a movimentação.

Mais informações no Jornal A Cidade e no Blog do Banu.

5 comentários:

  1. eu nao pra que ? capelinha quer tudo pra ela , eu quero o polo em itacity

    ResponderExcluir
  2. Sou Fábio Cordeiro, natural de Capelinha na qual estou distante a mais de 8 anos justamente pela busca de formação superior.
    Hoje sou Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC Minas e resido na cidade de Guanhães, trabalhando como Analista de Sistemas e Professor de Informática.
    Apoio e divulgo a campanha para instalação do polo da UFJVM em nossa cidade, haja vista questões de infraestrutura e principalmente localização estratégica e de ligação entre cidades importantes do nosso vale do Jequitinhonha.

    ResponderExcluir
  3. Para o anônimio aí de cima! Itacity não faz parte do alto Jequitinhonha!!! Tá pleiteando vaga no lugar errado!!! Precisa estudar mais companheiro!Vamos conseguir uma vaga na UFVJM pra você. Pode ficar tranquilo.

    Com certeza e pela força de pessoas sérias e de boa vontade do nosso Jequi vamos conseguir sair vitoriosos nessa luta! Capelinha merece!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que sei Itamarandiba é do Alto Jequi sim! Andei olhando alguns dados aqui na internet e pelo que consta a cidade é localizada na mesma região que Capelinha.

    O fato é que em Capelinha mobilização está adiantada. Além disso, Capelinha contribuiu muito com o debate que criou o movimento A UFVJM é nossa. Aliás, o MMC que desde o primeiro momento entrou na frente de luta pela universidade no Vale.

    ResponderExcluir
  5. Sim,Itamarandiba faz parte o Alto..Já ITacity,cu nunca ouvi falar ... que misturar lingua tupy guarani com ingles .. so da nisso.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com