segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UFVJM pode criar novos campi fora do Vale do Jequitinhonha


Mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha é desprezado. Desta vez, pela sua própria Universidade. O Conselho Universitário aprovou e a Presidenta Dilma assinou, nesta terça-feira, 16.08, a criação de um campus em Janaúba, no norte de Minas, e outro em Unaí, no noroeste de Minas, perto de Brasília. Estas duas cidades já têm campus da Unimontes, universidade pública estadual. 

Cidades como Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim e Almenara, tentam e sonham implantar uma unidade de campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Porém, suas lideranças técnicas e políticas pouco articulam e encaminham projetos para viabilizar tal sonho.
Continue a ler a notícia no Blog do Banu

Quem possuir perfil no Facebook pode participar dos debates a respeito do assunto. Na postagem abaixo está sendo realizado um debate sobre a UFVJM. Pra quem não está informado há a possibilidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri criar núcleos em locais fora da região pra a qual foi idealizada, deixando de se expandir no seu berço. O debate está muito interessante, entre e dê sua contribuição! Caso não possua Facebook o espaço de comentários do blog está aberto!

2 comentários:

  1. O texto abaixo será enviado aos MEC,Gabinete ,deputados ,senadores ,prefeituras e Reitoria UFVJM .O texto contempla o pensamento do Grupo de Mulheres Mobilizadas pela Educacao Superior em Capelinha-MG,fundado em Fevereiro de 2011.
    Ei-lo:


    Há pelo menos dois séculos que o Vale do Jequitinhonha vive o circulo vicioso de migração-pobreza-migracão, conseqüência de um processo de absoluto abandono do Estado Brasileiro seja aquele do Brasil Colonial ou do Brasil Independente. A expectativa de ruptura com tal processo histórico perverso nasceu das políticas sociais do governo Lula, particularmente, com a instalação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nela, foram depositados os melhores anseios de um Vale com redução das desigualdades sociais, expansão do leque de profissionais capazes de atrair investimentos sustentáveis e de suprirem demandas tanto da iniciativa privada como da esfera pública, de modo a favorecer que esta última efetive suas políticas sociais.

    Entretanto, a orientação do atual Governo Federal – instalação de pólos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em cidades de outras regiões- frustra todos os Jequitinhonhenses, fazendo-os (re) experimentar o gosto amargo da indignação, o sentimento de desrespeito e de extração do que legitimamente lhe pertence para usufruto de outrem, tal como ocorreu com seus diamantes no Brasil Colonial.

    Com este horizonte, estamos mobilizados para que o nosso mais novo diamante – a UFVJM –se consolide e expanda no território para o qual ela foi originalmente criada: o Jequitinhonha e suas microrregiões. Se a sede da Universidade na região está em Diamantina, falta ainda contemplar as cidades pólos do Alto Jequitinhonha (Capelinha), Médio Jequitinhonha (Araçuaí) Baixo Jequitinhonha (Almenara, Jequitinhonha, Pedra Azul).
    Este é um apelo racional: a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha deve a ele pertencer. Esta é a nossa luta e lhe convidamos a dela participar, enfileirando-se nela pelo bem do Jequitinhonha.

    Ao Governo Federal solicitamos encarecidamente: deixe o nosso diamante consolidar nas terras que são as suas e refletir seu brilho nos olhos de sua gente.

    Maria do Rosário Sampaio
    P/Grupo de Mulheres Mobilizadas pela Educação Superior em Capelinha – Alto Jequitinhonha –MG

    ResponderExcluir
  2. Parabens Maria do Rosario, pelo empenho e pela luta em vem tend em prol do desenvolvimento de Capelinha e continue firme, nao se deixe corromper nem amedrontar por esses politicos coroneis que ainda existem em nossa cidade e que tentam de todas as formas intimar os cidadaos que sao contarios aos seus interesse proprios.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com