terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento da Prefeitura Municipal sobre a Cadeia Estadual

A Prefeitura enviou ao e-mail do MMC, hoje a tarde, a seguinte nota:


NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELINHA.

Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Capelinha, a decisão do Estado vir a assumir a cadeia pública de Capelinha é uma iniciativa exclusiva do Governo do Estado e a Prefeitura não acredita que com esta decisão a cadeia de Capelinha seja obrigada a receber presos de outras cidades senão as que pertencem à Comarca, mesmo porque não se tratou, não se falou e não haverá construção de uma outra cadeia. A cadeia existente não tem capacidade para receber mais detentos. A assessoria de comunicação reafirma ainda que, se o Município fosse ouvido sobre uma possível implantação de um suposto “cadeião”, o Prefeito Dr. Pedro Vieira como pessoa experiente que é, iria ponderar e envidar esforços para que isso não acontecesse.

Ademais, a assunção da cadeia de Capelinha trará enormes benefícios à segurança da população, pois nada mais é do que a substituição das Policias Civil e Militar das funções de guarda de presídio que a partir de agora passará a ser responsabilidade dos agentes da SUAP, além de que os presos passarão a ter melhorias no atendimento médico, odontológico, nutricional e assistência psicológica.

FONTE – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Capelinha

13 comentários:

  1. A Prefeitura e a Câmara precisa aprender a discutir com a população essas coisas!

    Câmara não é lugar de discutir isso...

    O cidadão nem tem direito de falar!

    É preciso Audiência pública ou plebiscito!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o comentário ai de cima!

    ResponderExcluir
  3. MUITO CONVENIENTE A NOTA DE ESCLARECIMENTO POSTADA PELA PREFEITURA, INCLUSIVE DEMASIADAMENTE TARDE , PORQUE A PREFEITURA DEMOROU TANTO A DAR UMA EXPLICAÇÃO À POPULAÇÃO?? OCORRE QUE O CAMINHO NATURAL É QUE O ESTADO FUTURAMENTE TRASNFORME ESTA CADEIA EM UM PRESIDIO E SIM MANDE MUITOS PRESOS PRA CÁ, MESMO QUE ISSO NAO SEJA FEITO IMEDIATAMENTE.PENSE SE UM DIA O ESTADO FOR CRIAR UM PRESIDIO.. ONDE ELE VAI INSTALAR EM CAPELINHA QUE JA TERÁ UM CADEIAO ADMINISTRADO PELO ESTADO OU EM UMA CIDADE QUE AINDA NAO TEM A PRESENÇA DO ESTADO ???? LOGICO QUE EM CAPELINHA. ISSO É CLARO, SO NÃO PERCEBE ISSO QUEM QUER TAPAR OS OLHOS PARA A VERDADE, OU SERÁ QUE O PREFEITO ACREDITA QUE O ESTADO VAI CONTRATAR 27 AGENTES PENITENCIARIOS PARA CUIDAR DOS POUCOS PRESOS QUE TEM CAPELINHA. OHH PREFEITO OU O SENHOR NAO É TAO EXPERIENTE QUANTO SEU ASSESSOR FALOU OU ENTAO TA QUERENDO ENGANAR O POVO MAIS UMA VEZ.MAS ENTENDEMOS , AGORA QUE A BURRADA FOI FEITA E O SR TA VENDO A REVOLTA POPULAR E TA QUERENDO CONSERTAR , TEM QUE SOLTAR NOTA TENTANDO EXPLICAR MESMO , E VOLTANDO A DIZER QUE A NOTA FOI TARDIA PODIA TER FEITO UMA PESQUISA POPULAR ANTES.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade são 35 agentes (27 homens e 8 mulheres).

    ResponderExcluir
  5. POLÍTICOS MALDITOS....Cadeião maldito. Cadeião maldito venha com pedro e o laerti pra capelinha afundar, ELES odeia o povo, odeia a cidade, que nojinho, Capelinha nunca sairá do lugar. Cadeião maldito Cadeião maldito lá lá lá lá lá lá lá. ENFIM UMA BOA NOTICIA DIANTE DE TANTOS FATOS LAMENTÁVEIS: OS 03 VEREADORES PATETAS NÃO PODERÃO SER CANDIDATOS A NADA.

    ResponderExcluir
  6. Todos sabem e não é demagogia afirmar que o sistema penitenciário brasileiro é um grande fracasso! Além de ter um custo dispendioso para a sociedade, o sistema penitenciário não cumpre com a sua tarefa de ressocialização para permitir que os detentos tenha um retorno seguro para a sociedade, isso se comprova pelos altos índices de reincidência.

    Porém, não acredito que o fato do estado assumir a cadeia de capelinha traga riscos à sociedade,pelo contrário.
    O modelo SUAPI é interessante, inclui projetos de ressocialização e investimento em reformas e desenvolvimento tecnológico(não prevê aumento de vagas nos presídios).

    Além dos detentos receberem assistência odontológica, psicológica, social e jurídica, o modelo prevê projetos de ressocialização com ênfase na capacitação profissional.

    Sem contar que a contratação dos agentes penitenciários permite que policiais civis e militares que realizavam a segurança da cadeia pública retornem às suas funções constitucionais de investigação e policiamento preventivo e repressivo.

    Apenas não posso garantir que este seja um modelo de eficácia comprovada, e que o seu retorno social seja vantajoso.
    Porém, acho que essa discussão exige sobriedade e que o esclarecimento sobre o tema seja primordial. Por enquanto o que eu presenciei foi apenas um grito desesperado da sociedade civil que ignora a proposta e dá ouvidos à informações não comprovadas.

    Grato, Colaborador MMC

    ResponderExcluir
  7. Eduardo,a grande questão é: quem da sociedade civil de Capelinha foi consultado e avisado sobre esse assunto? De que forma isso vai ser implantado pelo governo do Estado de Minas Gerais? Concordo com suas ponderações, mas pelo que pesquisei o modelo SUAPI não tem uma eficácia tão mais vantajosa que o velho modelo de cadeias do Brasil (alguns lugares funciona e outros nem tanto).

    Esse tipo de decisão não pode ser tomada sem a discussão com a sociedade capelinhense em plebiscitos e audiências públicas (como foi dito em um comentário acima), inclusive pra população ser informada sobre detalhes básicos do projeto. No meu entendimento grande parte do "burburimbo" é por conta disso. Não podemos deixar de pensar também que os investimentos em necessidades básicas ultimamente andam escassos (haja vista o centro de hemodiálise perdido, a unidade universitária que nunca chegou, a UTI e por ai afora).

    Definitivamente, isso não é uma grande conquista como foi alardeado. Conquista é quando um anseio popular é atendido e não é o caso da penitenciária. Resumindo: a assunto (que renderá bons ou mal resultados) deve ser discutido com a população.

    ResponderExcluir
  8. O sistema de aprisionamento de atores sociais que se postam á margem dos códigos legais há muito ja se revelou falido em todos os Paises.Dai, as tentativas cotidianas de fuga,as rebelioes .
    Agora,o Brasil é uma republica federativa que compartilha a sua administracao com dois entes federados ,o estado e o município.Se for presídio é administrado na órbita do governo do estado,será este a gerir todos os aspectos desta instituicao ,podendo,no primeiro momento ,apenas "gerir"o que ja existe e,no futuro,transformar este projeto em uma grande penitenciaria.Se quem vai gerir a cadeia é o Estado,como podem os tres vereadores e o prefeito garantirem que tudo ficará do tamanho que está? Experimente pedir ao atual governador uma unidade produtiva ,uma escola tecnica, um hospital regional,uma clinica de especialidades medicas ,etc,etc ..Será que haverá boa vontade para os projetos que todos querem?Vá agora oferecer este projeto para outros municípios e verá qual será a resposta.
    Miremos no exemplo de Ribeirao das Neves : a penintenciaria Nelson Hungria é de responsabilidade estadual e a populacao alem de viver sob o medo, nenhum investimento vai para aquela cidade ..O Presidio paralisou tudo ..

    Ademais,se nao temos politica publica de saude,habitacao,educacao,cultura ,assistencia social de qualidade nem para a populacao trabalhadora,vai ter para os presos ?
    E preso se revolta por qualquer coisa ,nao sao como a populacao da cidade que aceita tudo.

    ResponderExcluir
  9. Exatamente Douglas, essa é a grande questão no ponto de vista político. Acho válido as reivindicações e também fico indignado com a atitude do poder público ao evitar discutir questões tão importantes como essa junto à sociedade, taí, uma falha que a gente sempre condenou aqui neste espaço!

    Porém não compartilho a forma de abordagem crítica tal qual foi veiculado aqui no blog, assumimos um papel de franco-atiradores e deixamos à margem o discurso sobre o modelo e a proposta, o que eu vi foi um texto carregado, de uma assertividade perigosa, lançando informações não comprováveis. 400 novos detentos? Qual a fonte? Pra mim, nós como sociedade civil temos o direito de descarregar nossas frustrações, mas se nós exigimos um debate maduro e construtivo, tb devemos abordar a questão de tal maneira, senão fica um discurso vazio e insustentável.

    Em relação ao modelo Suapi, este ao menos foi levado em consideração na postagem. No meu comentário não defendi este modelo, haja vista que nada funciona neste país. Só disse que a proposta é interessante deve ser analisada(ver o que está incluso no pacote). Por isso não deixei de questionar a eficácia e a contribuição social da proposta.

    O que eu propus foi um debate sóbrio! Eu fiquei assustado com o terrorismo embutido no texto, e não vi dados que comprovem tais informações. Claro que a cidade possui outras demandas sociais mais urgentes, mas será mesmo que a intervenção estatal(muito mais especializada que a municipal)no sistema penitenciário representa tanto perigo assim? Qual a vericidade dessas informações? Se tem dados que comprovem isso, eu acho que o assunto exige uma outra postagem, não descurando de tratar da ineficácia da Suapi tal qual vc afirmou.

    É isso meu brother!

    ResponderExcluir
  10. A confirmacao do que se escreve acima esta em publicacao da SEDS.A cidade de Patrocinio passou de 94 presos para 315 ... E disso que se trata ! Anastasia precisa de vagas para colocar mais presos e pensa que o Jequitinhonha é um bom lugar para isso.


    ~A Penitenciária Deputado Expedito Faria Tavares, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, ampliou em 326 vagas sua capacidade, com a inauguração do anexo da unidade, na manhã desta sexta-feira (12). Além de pátios para banho de sol e local para visita, o novo espaço possui uma cela destinada a presos com necessidades especiais.


    Com a expansão estrutural da penitenciária, a Cadeia Pública local foi desativada e seus 94 presos transferidos.

    ResponderExcluir
  11. Opa Anônimo 17 de agosto de 2011 01:38, isso é interessante!!
    Vamos colocar ordem na casa então.
    Na minha opinião o assunto exige outra postagem no blog, desta vez um texto embasado com fontes de comprovável veracidade, não um desabafo inconsequente.

    ResponderExcluir
  12. AGORA DEPOIS QUE A BOMBA ESTOROU A PREFEITURA TA TIRANDO O DELA DA RETA, OS TRES PATETAS ACABARAM DANDO UM TIRO NOS PÉS.
    A COISA É TÃO PERIGOSA QUE UM AGENTE GANHA 1700,00 E UM MEDICO GANHA 1033,00 POR AÍ VOCE VÊ.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de deixar aqui os Parabens ao MMC pela materia e ao Helio do Jornal a Cidade pelo texto democracia, e porque nao a todas as pessoas que postaram seus comentarios , pois foi por causa desses comentarios que tivemos hoje um esclarecimento sobre o que estava acontecendo em Capelinha, foi por causa deste comentarios que houve a mobilização dos meios de comunicação e demais autoridades para a entrevista que aconteceu. SE houve polemica sobre o tema nao foi por maldade de ninguem ou por politica foi pela falta de informaçao e quando nao há a devida informação é natural que surjam comentarios por vezes desencontrados, mas fica a lição de que o olhar do povo esta mais critico e ja estamos começando a cobrar nossos direitos e infomação é um desses direitos.Parafraseando o que alguem ja disse : As vezes é necessário polemizar para conseguirmos alguma coisa.PARABENS democracia se faz assim.

    ResponderExcluir

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMC
1 – O MMC não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMC e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMC é: movimentomudacapelinha@gmail.com